FNC – Faculdade Nossa Cidade

Autor: Iago Amaragi Ferreira

Orientação: Esther Cosso

Planejamento

Planejamento é decidir antecipadamente o que deve ser feito em um momento futuro, abrangendo alternativas disponíveis por quem toma a decisão, e envolvendo momentos e situações no qual resultara em um objetivo especifico. As pessoas por sua vez, planejam para analisar o que irá ganhar ou perder com o processo de planejamento e acabam concluindo o que realmente é viável, seja para um intuito próprio ou até mesmo para uma organização.

Porém, planejamento empresarial significa estudar ações no qual o lucro é o principal objetivo, esta linha de pensamento leva as dimensões do conceito planejar, que basicamente é avaliar em sequencia, ou seja, nunca ponderar um fato isoladamente; deve – se também preocupar com a medida de eficiência e eficácia e em dividir responsabilidades, e principalmente reduzir os custos da organização.

            Todo esse processo decorrera benefícios para empresa, como uma melhor coordenação das atividades, maior transparência, melhores definições de responsabilidades, ira gerar um destaque para a eficiência, ira permitir uma maior autoanalise, dentre de outros fatores benéficos para o melhoramento da instituição.

            Mas, muitas vezes este mesmo planejamento depara com limitações, como por exemplo, a sua base de informações é toda formada por estimativas e a execução das ações não são automáticas, juntamente com isso quem planeja também tem limitações como, seus atos deve ser adaptados às circunstâncias e que seu plano nunca deve tomar o lugar da sua administração.  Portanto, as entidades planejam porque, percebem uma necessidade em seu entorno e deste modo podem conseguir supri-las, ou seja, compreendem que tem mais a ganhar do que perder com o planejamento.

            Existem tipos de planejamento no qual diferem uma tomada de decisão da outra, como o Planejamento Estratégico que tem como finalidade estabelecer missões, estratégias e objetivos para a organização, ou seja, sua principal responsabilidade é a alta administração. Temos também o planejamento Tático que basicamente serve para gerenciar os recursos visando atingir os planos estratégicos, e por fim tem o Planejamento Operacional que prioriza aperfeiçoar as operações, a elaboração de procedimentos visando à realização dos planos estratégicos e operacionais.

            Enfim, planejar é consolidar ideias, que por si só não gera resultado algum, mas sim a implementação dessas ideias que obterá resultados melhores para organização, todo esse processo deve levar em conta o macro e micro ambiente da empresa, juntamente com os objetivos e estratégias a seguir, por isso devemos olhar par fora e saber como andar e olhar para dentro para saber o que mudar, isso compõe o ato de planejar.