ESTADO DE MATO GROSSO

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

ESCOLA ESTADUAL “12 de abril”

                   Plano de ensino Bimestral

Área de conhecimento: Ciências humanas e suas tecnologias.

Disciplina: Geografia.

Docente: Viviani Terezinha Stasczak

Email:[email protected]

 

DATA: 09 DE FEVEREIRO A 09 DE JULHO – 100 AULAS

TURMA: 3ª fase do 3º ciclo.

EIXOS ARTICULADORES

1º EIXO – Natureza e Sociedade.

 

CAPACIDADES

1 - Reconhecer os conflitos territoriais, problematizando seu passado, presente e futuro, analisando as vivências como suscetíveis de transformação.

Conteúdos:

  • O Oriente Médio, pág, 149.

 

2 - Desenvolver noções de pre­servação e conservação ambiental;

Conteúdos:

  • Ásia- diversidade natural e questões ambientais, pág. 136.
  • Europa- dinâmica da natureza, pág. 58.

 

3 - Desenvolver/construir noções de ética e cidadania;

Conteúdos:

  • Europa-dinâmicas demográficas e questões étnicas, pág 73.

 

 

4- Compreender e explicar os modelos de desenvolvimento adotados pelo sistema capitalista e seus impactos no meio ambiente.

Conteúdos:

  • Europa- realidade socioeconômica, pág.92.

 

 

5 - Perceber o conhecimento como a reelaboração de muitos saberes, delineando o que conhecemos por sa­ber histórico.

Conteúdos:

  • A Guerra Fria e o fim da URSS, pág 12.

 

 

6 - Reconhecer que a participa­ção dos sujeitos históricos, nos diferentes grupos so­ciais, possibilita situações cotidianas de luta por trans­formações e/ou permanên­cias.

Conteúdos:

  • A Rússia e a CEI, pág 117.

 

7 - Entender que cada lugar da superfície terrestre possui uma paisagem com caracte­rísticas particulares, forma­da pela combinação dos di­ferentes elementos naturais e/ou culturais, estabelecen­do relações entre o espaço urbano, urbano e rural nas dimensões econômicas, so­ciais, culturais e políticas.

Conteúdos:

  • A Geopolítica atual, pág. 26.

 

8 - Estabelecer a relação entre as manifestações culturais e a sociedade;

Conteúdos:

  • Globalização, pág, 37.

 

9 - Reconhecer que a participa­ção dos sujeitos históricos, nos diferentes grupos so­ciais, possibilita situações cotidianas de luta por trans­formações e/ou permanên­cias.

Conteúdos:

  • Japão e os Tigres Asiáticos, pág, 166.

METODOLOGIA

  • Utilizando o Livro Didático, Geografia: homem & espaço, 9º ano/Elian Alabi Lucci, Anselmo Lazaro Branco-25. Ed.-São Paulo: editora Saraiva 2012. Iniciamos esta aula com o tema: A Guerra Fria e o fim da URSS, pág 12/13, com leitura e questionando os alunos sobre as noticias dos conflitos sobre as guerras que assistimos nos noticiários de Internet, e TV. Com resumo no caderno, atividades 1,2,3,6,7 da pág 25. Sobre o tema: Geopolítica atual. Falaremos sobre politicas que envolvem os pais, com leitura sobre os tema dos tópicos do livro, atividades 1,2,3 da pág, 36.
  • Na pág, 37 sobre a Globalização, iremos falar e entender sobre as novas tecnologias, e a interligação econômica e financeira em um mundo desigual. Falaremos sobre a globalização financeira, e a formação dos blocos econômicos. Na pág 5, trabalho sobre o tema: Um novo conceito de nação, para entregar em dupla, atividades 1,2, da pág 52.
  • Sobre o tema: Europa-dinâmicas da natureza, pág 58/59, faremos uma leitura do mapa, Europa-Divisão politica, com leitura dos tópicos seguindo do capitulo, na pág 70/71 temos as massas polares na qual os alunos irão copiar no caderno um resumo sobre o tema, com atividades, 2,4,5,6,7.
  • Na pág 73 temos o tema: Europa-dinâmicas demográficas e questões étnicas. Leitura e explicação, sobre a composição étnica, e a religião. Sobre o tema: Nação e Estado-nação, na pág 80 pesquisa diferenciando os mesmo, e qual seu significado. Na pág 82 os alunos irão fazer uma pesquisa sobre alguns conflitos no continente Europeu, em dupla. Com atividades da pág 91, questões 1,2.
  • Sobre o tema: Europa-realidade socioeconômica, leitura com resumos dos tópicos no caderno, na pág 106, temos o tema: Os países industrializados. Faremos leitura e explicação sobre o Reino Unido- onde a atividades industrial teve inicio, e a Alemanha- a grande potência econômica da Europa. Atividades pág 116, 1,2.
  • Na pág. 117. Sobre o tema: A Rússia e a CEI, leitura entendimento sobre  Rússia-potência geopolítica, e sobre as principais atividades econômicas, atividades, 1,2 da pág130. (trabalharemos o filme “Ladrão de Bicicleta”, que retrata a procura de sua bicicleta roubada, pai e filho saem a procura, pois o pai precisa da mesma para trabalhar, o filme se passa após a segunda guerra mundial num cenário de miséria e pobreza.) após o filme os alunos farão um relatório dos principais pontos do filme.
  •  No tema: Ásia-diversidade natural e questões ambientais, leitura e explicação, com documentário sobre Tsunami e suas consequências. Com atividades da pág 148, 1,2,3, a questão 4 os alunos farão uma pesquisa sobre o tsunami que atingiu o Japão dia 11 de março de 2011. Entregar em dupla.
  • Sobre o tema: Oriente Médio, pag. 149. Leitura e discussão sobre suas atividades econômicas, petróleo e temas relacionados aos tópicos do capitulo, como Irã-Revolução islâmica e oposição ao Ocidente, e Iraque e Afeganistão-guerras e ocupações. Com atividades da pág 165. 1,2,3,4. Sendo a questão 5 como atividade para casa, pesquisa sobre Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e o turismo que já superou a renda do petróleo. Fazer uma pesquisa sobre esse emirado e citar algumas de suas principais atrações turísticas. Individual, e entregar.
  • No tema: Japão e Tigres Asiáticos, leitura e interpretação dos temas do capitulo, com atividades da pág.182. 2, 3, 4, 5, 6,7.

RECURSOS

 

 

Atividades em fotocópias,
Computador, Pen drive, internet e data-show.

Laboratório de informática;

Revistas velhas (diversas);

Vídeos de comerciais, letras de músicas (baixados da internet);

Livro Didático;

Livros Literários de poemas e crônicas;

DESCRITORES

C1-Reconhecer que o agravamento dos problemas ambientais está relacionado à intensa exploração da natureza;

C2-Estabelecer relação entre o aumento do consumo e o esgotamento dos recursos naturais do planeta;

C3-Debater acerca da vida social, do passado e do presente na dimensão individual, social e política, identificando a influência da mídia nesse processo;

C4-Identificar e compreender a dinâmica da natureza como um dos responsáveis pela configuração atual (criação e recriação) da superfície terrestre;

C4- Materializar em práticas os conceitos trabalhados acerca da preservação e conservação, observando, principalmente, essas relações desenvolvidas no ambiente da escola;

C9-Identificar o processo de expansão das multinacionais em escala planetária como uma característica do processo de globa­lização;

C4- Refletir e analisar que o desenvolvimento das tecnologias de informação contribuiu para intensificar o fluxo de capitais e infor­mações em escala planetária;

C9- Deduzir que o surgimento das multinacio­nais alterou a participação de inúmeros países na atual Divisão internacional do Trabalho;

C7- Refletir e analisar que o desenvolvimento das tecnologias de informação contribuiu para intensificar o fluxo de capitais e infor­mações em escala planetária;

C4- Perceber que o ritmo do trabalho e dura­ção do tempo é resultante dos fenômenos sociais e construções culturais;

C6- Identificar e reconhecer as principais ca­racterísticas dos Blocos Econômicos no mundo;

 

AVALIAÇÃO

De acordo com o interesse, criatividade e participação de cada um nas atividades propostas, além de ser diagnóstica, formativa, processual e contínua. Ocorrerá durante as atividades observando-se o envolvimento, oralidade, compreensão, interpretação, produção e uso reflexivo da linguagem na construção do conhecimento individual.

TAREFA DE CASA/ESCOALA.

  • Utilizando o Livro Didático, Geografia: homem & espaço, 9º ano/Elian Alabi Lucci, Anselmo Lazaro Branco-25. Ed.- São Paulo: editora Saraiva 2012. Na pág 5, trabalho sobre o tema: Um novo conceito de nação, para entregar em dupla.
  • Sobre o tema: Nação e Estado-nação, na pág 80 pesquisa diferenciando os mesmo, e qual seu significado.
  • Na pág 82 os alunos irão fazer uma pesquisa sobre alguns conflitos no continente Europeu, em dupla.
  • Trabalharemos o filme “Ladrão de Bicicleta”, que retrata a procura de sua bicicleta roubada, pai e filho saem à procura, pois o pai precisa da mesma para trabalhar, o filme se passa após a segunda guerra mundial num cenário de miséria e pobreza. Após o filme os alunos farão um relatório dos principais pontos do filme.
  •  Na pág 148, a questão 4 os alunos farão uma pesquisa sobre o tsunami que atingiu o Japão dia 11 de março de 2011. Entregar em dupla.
  • Sendo a questão 5 da pág 165, como atividade para casa, pesquisa sobre Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e o turismo que já superou a renda do petróleo. Fazer uma pesquisa sobre esse emirado e citar algumas de suas principais atrações turísticas. Individual, e entregar.