ESTADO DE MATO GROSSO

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

ESCOLA ESTADUAL “12 de abril”

                   Plano de ensino Semestral.

Área de conhecimento: Ciências humanas e suas tecnologias.

Disciplina: Geografia.

Docente: Viviani Terezinha Stasczak.([email protected])

 

DATA: 09 DE FEVEREIRO A 09 DE JULHO – 100 AULAS

TURMA: 2ª fase do 3º ciclo.

 

EIXOS ARTICULADORES

1º EIXO – Trabalho Economia e Sociedade.

CAPACIDADES

1 - Reconhecer a influência do meio ambiente na formação histórica do Brasil e do mundo;

Conteúdos:

  • Capitalismo e espaço mundial. Pág 12.
  • A revolução, técnico-cientifica e as redes geográficas Pág, 26.
  • A Globalização. Pág 40,

2 - Caracterizar as formas de apropriação dos territórios nos processos de produção, analisando as consequências políticas e culturais dos setores econômicos em relação à divisão internacional do trabalho no mundo globalizado;

 

Conteúdos:

  • Desenvolvimento econômico e social. Pág 58,
  • Sociedade de consumo e desenvolvimento sustentável. Pág 73
  • A colonização e a regionalização da América. Pág 90
  • Etnias e democracia na América. Pág 105
   

METODOLOGIA

  • Utilizando o Livro Didático, Geografia: homem & espaço, 8º ano/Elian Alabi Lucci, Anselmo Lazaro Branco-25. Ed. São Paulo: editora Saraiva 2012. Pág. 12 tema: “Capitalismo e espaço Mundial”. Leitura e explicação, sobre o que capitalismo, e economia de mercado. Resumo sobre Socialismo, atividades da pág. 25, 1, 2,3. A questão 5  trabalho de casa em dupla. Sobre o tema: “A revolução técnico-cientifica e as redes geográficas, na pág, 26 faremos uma leitura com explicação sobre o capitalismo e a terceira revolução industrial, e sobre a tecnologia nos sistemas e processos de produção, com atividades na pág, sobre oque é redes geográficas. Na pág 39 atividade 1, 2, e 4 sendo a questão 4 atividade para casa.
  • Na pág. 40 sobre o tema: A globalização, leitura e explicação sobre a globalização, e as corporações multinacionais, e os tópicos seguintes, na pág 47, sobre o tema: a organização mundial do comercio, os alunos irão pesquisar sobre o tópico e o G-8 e os blocos econômicos regionais, transcrevendo para o caderno seu entendimento, na pág. 50 e 51 os alunos ter uma noção sobre os fusos horários e a globalização. Com atividades da pág. 52, 1, 2, 3,4. Na pág 54/55 os alunos farão uma pesquisa para entregar sobre o tema: A cultura digital invade a nossa vida, respondendo as questões 1 até a 7.
  • Na pág 58/59 tema: Desenvolvimento econômico e social, leitura e explicação sobre as charges que o livro apresenta, em sequencia leitura e explicação sobre os tópicos seguintes, como as mudanças decorrentes do sistema capitalista, e leitura dos tópicos seguindo do capitulo. Resumo da pág. 65 definindo desenvolvimento de subdesenvolvimento. Com atividades da pág. 72, questões, 1,2,3. Como atividades para casa leitura e interpretação das figuras da atividade 4.da pág. 72.
  • Sobre o tema: Sociedade de consumo e desenvolvimento sustentável, da pag. 73, leitura e interpretação. Pesquisa no laboratório sobre o tema: O protocolo de Kyoto. Atividades da pag. 84, questões 1,2,3. Trechos dos documentários, Ilha das Flores, e robôs.  Que retratam de forma apelativa, e divertida mostra como a economia pode produzir desigualdades em relação entre os seres humanos.
  • Na pág 90, tema: A colonização e a regionalização da América, leitura e explicação referente ao capitulo, com resumo dos principais tópicos. Sobre o tema: Etnia e demografia na América, leitura e interpretação do gráfico, da pag. 105, com resoluções das atividades 1,2,3. Explicação sobre os primeiros habitantes da América, e continuação dos tópicos do capitulo, com atividades da pág. 124. Atividades 1,2,3.
 

RECURSOS

 

 

Atividades em fotocópias,
Computador, Pen drive, internet e data-show.

Laboratório de informática;

Revistas velhas (diversas);

Vídeos (baixados da internet);

Livro Didático;

Livros Literários de poemas e crônicas;

   

DESCRITORES

C1-Debater e refletir sobre a globalização como um processo de integração cada vez mais efetiva do espaço virtual mundial;

C1-Refletir como o processo de globalização intensificou a desigualdade entre os países do mundo;

C2-Compreender e analisar os fenômenos geográficos em suas diferentes escalas (local, regional, nacional e global);

C2- Identificar o processo de expansão das multinacionais em escala planetária como uma característica do processo de globa­lização.

C2- Deduzir que o surgimento das multinacio­nais alterou a participação de inúmeros países na atual Divisão internacional do Trabalho;

C2- Refletir e analisar que o desenvolvimento das tecnologias de informação contribuiu para intensificar o fluxo de capitais e infor­mações em escala planetária.

C2- Identificar e reconhecer as principais ca­racterísticas dos Blocos Econômicos no mundo.

 

 

AVALIAÇÃO

De acordo com o interesse, criatividade e participação de cada um nas atividades propostas, além de ser diagnóstica, formativa, processual e contínua. Ocorrerá durante as atividades observando-se o envolvimento, oralidade, compreensão, interpretação, produção e uso reflexivo da linguagem na construção do conhecimento individual.

 

TAREFA DE CASA/ ESCOLA.

  • Utilizando o Livro Didático, Geografia: homem & espaço, 8º ano/Elian Alabi Lucci, Anselmo Lazaro Branco-25. Ed.-São Paulo: editora Saraiva 2012. Atividades da pág. 25, 1, 2,3. A questão 5  trabalho de casa em dupla.
  • Na pág 39 atividade 1, 2, e 4 sendo a questão 4 atividade para casa.
  • Na pág 54/55 os alunos farão uma pesquisa para entregar sobre o tema: A cultura digital invade a nossa vida, respondendo as questões 1 até a 7.
  •  Como atividades para casa leitura e interpretação das figuras da atividade 4.da pág. 72.