ESTADO DE MATO GROSSO

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

ESCOLA ESTADUAL “12 de abril”

                   Plano de ensino Semestral.

Área de conhecimento: Ciências humanas e suas tecnologias.

Disciplina: Geografia.

Docente: Viviani Terezinha Stasczak.

Email:[email protected]

 

DATA: 09 DE FEVEREIRO A 09 DE JULHO – 100 AULAS

TURMA: 1ª fase do 3º ciclo.

EIXOS ARTICULADORES

1º EIXO – FRONTEIRAS E IDENTIDADES

 

CAPACIDADES

1 - Construir conceitos de identidade e grupo social, desenvolvendo noções de respeito às diferenças;

Conteúdos:

  • Brasil: de pais agrários a pais industriais; pag.62.
  • Brasil: o desenvolvimento econômico e social; pag.79.

2 - Reconhecer as formas e regras de convívio social nos diversos grupos que compõem a sociedade;

Conteúdos:

  • A organização do espaço nordestino; pag. 128.
  • Dinâmicas da natureza no Nordeste, pag. 13.
  • O espaço socioeconômico nordestino, pag. 150.

3 - Compreender características demográficas do Brasil;

 

 Conteúdos:

  • O espaço geográfico Brasileiro; pag., 12.
  • Brasil: formação territorial; pag., 22.
  • A regionalização e as divisões regionais no Brasil; pag. 34.
  • A paisagem natural brasileira e suas transformações; pag40.

4 - Reconhecer os processos de formação das territorialidades de diferentes sociedades e Estados, analisando seus significados no processo histórico, de modo a compreender conflitos e tensões sociais, geopolíticas e culturais, da atualidade;

Conteúdos:

  • Brasil: economia e sociedade; pág 60.
  • Brasil; de pais agrários a pais industriais, pág 62.
  • Brasil: o desenvolvimento econômico e social, pág 79.

5 - Perceber os espaços de memórias como identificadores de hábitos, costumes e tradições, pertencentes a grupos distintos, estimulando a preservação do patrimônio como museus, bibliotecas, sítios arqueológicos e outros.

Conteúdos:

  • O Nordeste, pág. 126.
  • A organização do espaço nordestino, pág. 128.
  • Dinâmicas da natureza no nordeste, pág. 137.
  • O espaço socioeconômico nordestino, pág. 150.

METODOLOGIA

  • Utilizando o Livro Didático, Geografia: homem & espaço, 7º ano/Elian Alabi Lucci, Anselmo Lazaro Branco-25. Ed.-São Paulo: editora Saraiva 2012. Leitura e interpretação do tema: Espaço Geográfico Brasileiro, pág. 12, na pág, 13, temos Brasil- Biomas, no qual iremos desenhar o mapa, seguindo temos o tema “cultura”, no qual iremos nos aprofundar com leitura e curiosidades, como qual a cultura local, que cultura sua família segue. Faremos uma pesquisa relacionada ao tema, pág 14 e 15.
  • Leitura e explicação sobre o texto: Poder politico e Poder econômico, transcrevendo para o caderno resumo do mesmo, pág. 17, na pág. 18, faremos uma leitura sobre estado, território e nação, com resumo dos mesmos no caderno, com atividades da pág. 21, 2, 3, 4,
  • Na pág. 22, 23 temos o tema Brasil: formação territorial, faremos uma leitura do mapa, Mundo – Divisão politica, no Google mapas, no data show. Com visualização dos limites e a zona de fronteira com seus limites, desenhando o mapa da pág., 24 no caderno. Com atividade na pág. 26, 1, 2,3. Leitura e explicação sobre a formação territorial e organização político-social. Com atividades da pág., 32, 2, 3, 4, 5. Na pág. 33 temos a questão 1,2 sendo que a numero 2 será um pesquisa para casa.
  • No tema a regionalização e as divisões regionais no Brasil, os alunos aprenderam a fazer leitura no mapa, como titulo caraterísticas do espaço geográfico etc..., leitura sobre a regionalização e a divisão regional do IBGE, com resumo no caderno sobre o que é região e realização, os alunos faram um desenho no caderno dos mapas da pág., 35, mapa Brasil: divisão regional oficial (IBGE), e os mapas dos três complexos regionais brasileiros. E responderam as questões da pág., 36, 1, 2,3.
  • Com o tema a paisagem natural brasileira e suas transformações, iniciamos com leitura e explicação sobre o tema: Climas com as coberturas vegetais de cada domínio, com resumo no caderno. Como atividade da pág. 45 os alunos farão uma pesquisa a respeito de quais os frutos que compõem a biodiversidade brasileira, e relacionar com sua cidade (local). Leitura sobre o relevo do território brasileiro, na pág, 49 os alunos farão a leitura do texto exposto, e responderam as atividades, 1,2, 3. Na pág. 50, temos o tema: “Os rios”, onde o professor ira apresentar um vídeo sobre eclusas, e seus principais rios, nas pág seguintes leitura e explicação dos temas, com resumos no caderno, atividades da pág 55, 1, 2, 3, 4, na pág 56 os alunos irão fazer uma pesquisa sobre a atividade numero 3, tema: tipos de vegetação local. Com o tema: “Brasil: de pais agrário a pais industrial”, leitura e explicação, na pág 63 sobre a população e os setores da economia, transcrever para o caderno os três tipos de setores, nas pág seguintes leituras dos textos, explicação e resumo sobre o que é privatização, atividades na pág, 78, 1, 2, e, 4, sendo a 4 tarefa de casa em forma de pesquisa. Pág 78, tema: Brasil desenvolvimento econômico e social, explicação aos alunos com leitura, atividades pág 90 1, 2, 3,5;
  • Pág 90, tema: “A organização do espaço nordestino”, leitura e explicação à importância do negro na cultura brasileira, seus costumes, suas musicas, com resumo e atividades no caderno. Com o tema “Dinâmicas da natureza no nordeste”, leitura e explicação, na pág 142/143, trabalho sobre o processo de desertificação do semiárido, onde os alunos irão entender a diferença entre arenização e desertificação, (trabalho de casa, tirar fotografia de lugares que os mesmo julgam ser arenização ou desertificação) e colar as fotos no caderno. Atividades da pág 1, 2, 3, 4,5. Sobre o tema: “O espaço socioeconômico nordestino”, leitura e explicação com atividades da pág 164, 1,2, 3,4. Neste capitulo trabalharemos o filme “O auto da compadecida”.

RECURSOS

 

 

Maquina fotográfica.

Atividades em fotocópias,
Computador, Pen drive, internet e data-show.

Laboratório de informática;

Revistas velhas (diversas);

Vídeos (baixados da internet);

Livro Didático;

Livros Literários de poemas e crônicas; (clube da leitura).

DESCRITORES

C1 – Identificar os limites e as fronteiras que separam os territórios nacionais;

C2- Identificar e analisar a existência de movimentos nacionalistas e/ou totalitários e suas consequências em diversos lugares do mundo;

C3 – Distinguir diferentes tipos de projeções cartográficas;

C3 – Comparar e analisar as fronteiras nacionais e a configuração territorial dos países do mundo, deduzindo que estes podem sofrer alterações;

C3- Identificar a contribuição dos vários grupos sociais na formação sociocultural do Brasil;

C4- Concluir que em diversos lugares do mun­do existem conflitos em áreas de disputa por fronteiras

C4- Debater sobre a importância da ONU na geopolítica mundial

C2- Reconhecer os processos de transição de­mográfica do Brasil e suas consequências socioeconômicas

C2- Localizar em mapas as principais concen­trações demográficas do Brasil

C4- Construir formas variadas, criativas e con­vencionais (gráficos, tabelas e pirâmides etárias entre outras) de representações e localizações dos dados demográficos.

 

 

 

AVALIAÇÃO

De acordo com o interesse, criatividade e participação de cada um nas atividades propostas, além de ser diagnóstica, formativa, processual e contínua. Ocorrerá durante as atividades observando o aluno em sala de aula, com o envolvimento, oralidade, compreensão, interpretação, produção e uso reflexivo da linguagem na construção do conhecimento individual.

TAREFA DE CASA/ ESCOLA.

  • Utilizando o Livro Didático, Geografia: homem & espaço, 9º ano/Elian Alabi Lucci, Anselmo Lazaro Branco-25. Ed.-São Paulo: editora Saraiva 2012.
  • Questionário para responder em casa. Qual a cultura local, de sua cidade, que cultura sua família segue. Faremos uma pesquisa relacionada ao tema, pág. 14 e 15.
  • Na pág. 33 temos a questão 1,2 sendo que a numero 2 será um pesquisa para casa.
  • Como tarefas farão uma pesquisa com os pais, e responderam as questões da pág., 36, 1, 2,3.
  • Como atividade da pág. 45 os alunos farão uma pesquisa a respeito de quais os frutos que compõem a biodiversidade brasileira, e relacionar com sua cidade (local).
  • Pág 56 os alunos irão fazer uma pesquisa sobre a atividade numero 3, tema: tipos de vegetação local.
  • Atividades na pág, 78, 1, 2, e, 4, sendo a 4 tarefa de casa em forma de pesquisa.
  • Na pág 142/143, trabalho sobre o processo de desertificação do semiárido, onde os alunos irão entender a diferença entre arenização e desertificação, (trabalho de casa, tirar fotografia de lugares que os mesmo julgam ser arenização ou desertificação) e colar as fotos no caderno.