Planejamento Financeiro

Visite: http://www.conquestsoftware.com.br

 

Para um efetivo controle das suas finanças ou da sua empresa, algumas atividades são importantes:

  • Mapeamento dos recebimentos: Todas as entradas de recursos, como salários, vendas, etc.
  • Mapeamento dos custos fixos: Todos os custos que se repetem mensalmente, como conta de luz, água, telefone, tv, banda larga, etc.
  • Mapeamento dos custos variáveis: São os gastos que acontecem exporadicamente, como despesas com veículos, seguros, IPVA, etc.
  • Critique suas despesas: Anote/mapeie as despesas e avalie cada uma delas para identificar possíveis exageros.
  • Mantenha e gerencie seu fluxo de caixa: Independentemente se o orçamento é pessoal ou empresarial uma das mais importantes ferramentas é o fluxo de caixa. Um fluxo de caixa que traz o saldo diário ajuda nas decisões.

       Um exemplo é a aquisição de um carro financiado. Como saber se a parcela escolhida cabe ou não no orçamento, principalmente por que as financiadoras oferecem prazos longos?

       Tendo um planejamento financeiro, onde as receitas e despesas por determinado período estão mapeados, pode-se fazer simulações no fluxo de caixa com valores diversos e verificar os momentos em que o saldo fica negativo.

       É óbvio que conforme descrito no nosso artigo "Dicas para um orçamento equilibrado", guarde dinheiro para compras à vista.

  • Faça aprovisionamento para o futuro: Sabendo que em alguns momentos terá despesas que podem comprometer o orçamento, como as do começo do ano: IPVA, IPTU, material escolar, se planeje antecipadamente, poupando recursos mensalmente para não ter que dispor de valores altos de uma só vez.
  • Faça uso da tecnologia: Manter controle manuais em cadernos, post-its, etc., é louvável, mas ineficiente, principalmente nos tempos atuais onde temos a tecnologia ao nosso lado.

       Podemos iniciar o planejamento com planilhas para os casos mais simples.

       Para um controle mais apurado é essencial o uso de programas. Eles oferecem diversas funcionalidades que facilitam o acompanhamento diário (veja nosso programa).

  • Tenha disciplina Independente de tudo o que foi escrito até aqui, o fator mais importante é ter disciplina.

       Não adianta nada seguir todos os passos anteriores, gastando-se tempo e, não manter os dados atualizados.

       Primeiro porque tomar decisões com base em dados não confiáveis traz um risco enorme de erros, causando prejuízos.

      Segundo porque é desmotivante ter que refazer todo o processo desde o início. Muitos desistem. Manter o planejamento é mais fácil.

Informações complementares

Nosso artigo sobre orçamento equilibrado.

Comentário de Mauro Halfeld - CBN - sobre orçamento

Brasileiro gasta R$ 1.000 ao ano com café fora de casa

Visite: http://www.conquestsoftware.com.br