RESENHA CRÍTICA – PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Trabalhar o conceito de Planejamento Estratégico é abrir leque para diversas opiniões e vertentes definidas por autores e instituições que se interessam por implantar esta ferramenta no seu modelo de gestão.

A prática de desenvolver um planejamento estratégico para as instituições se deu no inicio da década de 70, que trouxe a tona diversas crises como, o preço do petróleo para as guerras, houve escassez de energia e matéria-prima, recessão econômica, alarmantes índices de desemprego e a partir da necessidade vista pelas mesmas de manter-se no mundo globalizado, que é definido por Chiavenato (2003) como um “processo fundamentado na abertura das economias nacionais para a livre circulação de produtos e capitais, e na regionalização das relações econômicas, por meio das grandes alianças comerciais” visto que competir globalmente demanda preparo e conhecimento.  

Segundo Kotler (1992, p.63), “o planejamento estratégico é definido como o processo gerencial de desenvolver e manter uma adequação razoável entre os objetivos e recursos da empresa e as mudanças e oportunidades de mercado”. Este conceito traz o modelo de pensamento que deve ser seguido pela empresa que deseja implantar este padrão de gestão, pois ela não pode somente analisar as condições do mercado ou do seu concorrente, mas sim avaliar o desempenho dos mesmos dentro deste ambiente e produzir informações que consigam fazer com que a sua empresa supere-os, mesmo que as condições de mercado estejam igualitárias.

As grandes empresas que constituem este mundo globalizado visam lucros, reconhecimentos e realização da sua missão. Para que isto ocorra é necessário investimento e o Planejamento Estratégico é a ferramenta que as organizações utilizam para administrar suas relações com o futuro, planejar e definir objetivos e resultados a serem alcançados, imersos nesta visão que necessita de análise interna e externa dos ambientes.

Para desenvolvimento deste processo o Planejamento deve ser feito de maneira clara, participativa e com base em um diagnóstico atual e futuro dos ambientes a serem trabalhados formulados a partir da missão, visão e valores da instituição.

A construção do Planejamento Estratégico deve ser pensada com a visão para o futuro, mantendo-se alinhado ao objetivo em foco. As empresas que alcançam o sucesso com o Planejamento Estratégico faz uso de um roteiro simples e inteligente que traz as seguintes perguntas: Onde estamos agora? (Analise Situacional); Onde queremos ir? (Objetivos e Suposições) e Como chegaremos? (Estratégia transformada em planos de ação). Estes são pontos questionados desde o princípio e que se respondidos com autenticidade levará a instituição ao grande sucesso.

Todo processo para construção de um Planejamento Estratégico dentro de uma empresa esta relacionado com os objetivos estratégicos de médio e longo prazo que afetam a direção e o caráter da mesma, por isso não pode ser pensado apenas em ideias imediatas e operacionais, todas devem estar articuladas aos Planos Táticos que é definido por Russel ACKOFF (1966) como algo relacionado às diversas áreas da organização e junto a eles são desenvolvidos os Planos Operacionais possibilitando a distribuição dos recursos.

Na descrição simplista a palavra estratégia e definida como ação ou caminho mais adequado a ser executado para alcançar um objetivo ou meta. Somando este conceito, Chiavenato (2003) afirma que “o Planejamento Estratégico é a maneira pela qual a estratégia é articulada e preparada. Contudo, ele não é algo que se faz uma vez a cada ano. Quanto maior for a mudança ambiental, mais deverá ser feito e refeito de maneira contínua o Planejamento Estratégico”. Para que este processo consiga alavancar é necessário que esta estratégia seja posta em ação por todas as pessoas da instituição como algo rotineiro.

Ao ser implantada é necessário que seja feita uma avaliação para conferir o resultado deste planejamento, para tal algumas instituições criam um comitê para fazer o acompanhamento e alterações do Planejamento se necessário durante todo o processo.  

Para construir um Planejamento Estratégico a instituição precisa de tempo, pois a montagem do Planejamento exige analise de alguns parâmetros e o processo é constituído por alguns elementos como: Declaração de Missão é o elemento que traduz as responsabilidades e pretensões da organização junto ao ambiente e define o negócio, delimitando seu ambiente de atuação. Por isso é de extrema importância que a missão seja clara a todos, principalmente para os que estarão a parte da instituição. Em seguida a Visão dos Negócios que mostra uma imagem da organização no momento da realização de seus propósitos no futuro, momento de mostrar onde se quer chegar (ideal). Diagnóstico Estratégico Externo e Interno, o primeiro procura antecipar oportunidades e ameaças para a concretização da visão, da missão e dos objetivos empresarias e a segunda corresponde ao diagnóstico da situação da organização diante das dinâmicas ambientais, relacionando as suas forças e fraquezas e criando as condições para a formulação de estratégias que representam o melhor ajustamento da organização no ambiente em que se atua. Faz parte do processo também os Fatores Chaves de Sucesso, e é neste momento que devem ser identificadas as oportunidades e ameaças para a instituição, para tal é utilizado como ferramenta a Matriz SWOT. Finalizando com os Sistemas de Planejamento Estratégico que é a formulação das estratégias e sua implementação pelo processo de construção das ações, sendo que a estratégia realizada será uma combinação variável das estratégias deliberadas e emergentes.

Ao implantar o Planejamento Estratégico dentro de uma instituição é importante saber lidar com as possíveis resistências que poderão surgir, primeiro por alguns que podem não acreditar na eficácia do projeto, pois prefere achar que todas as ideias construídas são apenas ideais, ou seja, está longe de ser o real da empresa e que tudo não sairá do papel, segundo por aqueles que apresentam resistência a mudanças, instala-se em uma zona de conforto e passa a desacreditar em qualquer possibilidade de melhora. E neste momento competirá aos gestores mostrar para estes colaboradores que com as mudanças todos serão beneficiados e que é de suma importância para a empresa ficar em vantagem frente a um mundo globalizado como o que se encontra atualmente.

Uma instituição que conseguir construir e delegar um bom Planejamento Estratégico tem grandes chances de vencer as adversidades do mundo globalizado conseguindo ser referência no ramo em que atua. Porém é importante frisar que uma empresa que não tiver seu Planejamento definido acabara fazendo parte do grupo de mais uma instituição com Planejamentos arquivados para o “futuro”.

Contudo, não pode ser esquecido que para alcançar o objetivo almejado o Planejamento Estratégico precisa receber o apoio e comprometimento de todo corpo funcional da empresa, pois os responsáveis pelas diversas fases do processo são os próprios integrantes da organização.

REFERÊNCIAS

 

ALDAY, Heman E. Contreras. Rev. FAE, Curitiba, v.3, n.2, p.9-16, maio/ago. 2000.

ANDREUZZA, Mário Giussepp Santezzi Bertotelli. Planejamento Estratégico. Monografia (Graduação de Administração). São Paulo. 2009.

Planejamento Estratégico/ Idalberto Chiavenato, Arão Sapiro. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2003 – 12ª Reimpressão.

.