Resumo: O mundo passa por mudanças rápidas e as organizações que quiserem se manter no mercado, precisam estar se renovando tecnologicamente e investindo em programas de qualidade, treinamento, melhorias de processos, pois, os usuários finais que são os seus clientes estão muito mais exigentes quanto aos preços e qualidades. O planejamento estratégico é um processo abrangente que visa definir o que a empresa deveria tornar-se e como realizar melhor esse objetivo. Essa ferramenta avalia todo o potencial da empresa e associa claramente seus objetivos às iniciativas e aos recursos necessários para atingir suas metas. Todos na organização precisam saber como as metas e desempenhos contribuem para o crescimento da mesma. Para supervisionar adequadamente a implementação da estratégia, os gerentes precisam ter um retorno, imediato e contínuo sobre as iniciativas da implementação antes do seu término. Dentro do planejamento estratégico, é necessário mudar a direção e o desempenho da empresa, como estimular discussões, baseadas em fatos, de questões delicadas dentro da organização e criar uma estrutura comum para a tomada de decisões. Deve-se estabelecer o contexto apropriado para as decisões orçamentárias e para avaliação do desempenho. O treinamento dos executivos é fundamental afim de que produzam informações melhores que levarão a tomada de decisão mais eficaz com intuito de aumentar a confiança na direção da empresa. No entanto, um plano estratégico bem elaborado precisa de tempo para ser confeccionado, acredita-se que se uma organização estiver preocupada em crescer, atingir novos mercados, e se tornar uma organização do amanhã, suas estratégias deverá estar muito bem delineada, consistentes com relação ao horizonte ou período de tempo considerado para que os objetivos e desafios sejam alcançados.

Palavras-chave: Planejamento Estratégico, Tomada de decisão, organizações.

É a identificação de fatores competitivos de mercado e potencial interno, que permitem a instituição traçarem planos de ação e atingir metas que resultem em vantagem competitiva. Portanto, o planejamento estratégico não deve ser considerado apenas como uma afirmação das aspirações de uma empresa, pois inclui também o que deve ser feito para transformar essas aspirações em realidade.

O diretor executivo da empresa tem o encargo maior de elaborar e implementar a estratégia da empresa, embora muitos outros gerentes participem do processo, ou seja, essa responsabilidade não se restringe ao diretor executivo, porque todas as principais unidades organizacionais de uma empresa tem um papel de liderança ou de apoio no planejamento do jogo estratégico da empresa.

Os planejadores estratégicos podem ajudar os gerentes a visualizar os problemas que precisam ser abordados, fornecendo dados úteis, analisando as condições da indústria e da competitividade e desenvolvendo avaliações do desempenho estratégico.

A visão é muito importante e pode ser considerada como os limites que os principais responsáveis pela empresa conseguem enxergar dentro de um período de tempo mais longo e uma abordagem mais ampla. Ela deve ser resultante do consenso e do bom-senso de um grupo de lideres e não da vontade de uma pessoa.

A missão, porém é a razão de ser da empresa. Neste ponto procura-se determinar qual o negócio da empresa, por que ela existe ou ainda em que tipos de atividades a empresa deverá concentrar-se no futuro. Na realidade, a missão da empresa representa um horizonte no qual a empresa decide atuar e vai realmente entrar em cada um dos negócios que aparecem neste horizonte, desde que seja viável sobre os vários aspectos considerados.

As empresas precisam de objetivos estratégicos e financeiros. Os objetivos estratégicos referem-se à competitividade da empresa e as perspectivas de longo prazo do negócio. Os objetivos financeiros relacionam-se com medidas como o crescimento das receitas, retorno sobre o investimento, poder de empréstimo, fluxo de caixa e retorno dos acionistas.

Porem a maneira de comunicar a visão estratégica para os gerentes dos vários níveis inferiores e empregados é de extrema importância. A declaração de missão deve ser comunicada de uma maneira que inspire e desafie os empregados, induzindo-os a aceitar a idéia.

Conhecer os produtos ou serviços fornecidos pela empresa não é suficiente, para os clientes o importante é a satisfação de uma necessidade ou desejo.

O mundo tem passado por transformações constantes. As organizações trabalham para aumentar seu faturamento a cada dia. Estratégias são revisadas e aprimoradas a cada dia para uma captação maior de clientes. Empresas que não se preocupam em fazer um planejamento estratégico eficaz estão correndo riscos até mesmo de abrir falência. Um planejamento estratégico tanto nas pequenas ou grandes empresas é fundamental para sua sobrevivência.

Referências: ACKOFF, L. Russel, Planejamento Empresarial, Livros Técnicos e Científicos, 1997.

FISHMANN, Adalberto A., Planejamento estratégico na prática, Atlas, São Paulo, 1994.

MATOS, Francisco Gomes, Estratégia de empresas, Makron Book, São Paulo, 1993.

SANTOS, Luiz Alberto A., Planejamento e gestão empresarial nas empresas, Atlas, São Paulo, 1992.