PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO RAMO IMOBILIÁRIO: UM ESTUDO NO MUNICÍPIO DE MORRINHOS-CE

 

                                                                                                            Marcos Aienam Garnier Soares¹

Rogeane Morais Ribeiro ²

 

Resumo: A proposta deste trabalho visa realizar e analisar a existência de uma análise SWOT na empresa Imobiliária Soares, que é prestadora de serviços, se a mesma segue algum método de gestão estratégica dentro da organização. Este artigo tem como objetivo realizar uma análise SWOT e verificar se à existência de uma gestão estratégica, um termo onde se refere às técnicas de gestão e avaliação ao conjunto de ferramentas concebidas para ajudar empresas nas tomadas de decisões em alto nível. Sabemos que a um número elevado de empresas atualmente, mas será que as mesmas utilizam estes métodos, conseguem obter maior nível de sucesso, conquistas, e têm um diferencial em relação à concorrência. Por esse motivo, foi realizada uma pesquisa-ação dentro da empresa, o pesquisador participou ativamente do trabalho, juntamente com o gestor da organização e seus colaboradores, analisando métodos para poder ajudar ao máximo a empresa no seu futuro. No levantamento dos dados, identificou pontos que a empresa não se preocupa, mas está influenciando nos seus negócios, como: a falta de divulgação da marca, treinamento dos colaboradores, baixo investimento no serviço. A empresa também tem seus pontos fortes como: experiência na área, qualidade no serviço e segurança. Uma boa parte do resultado foi obtida através de análise swot por meio de entrevistas com o gestor e seus colaboradores, e a outra parte da entrevista foi com seus conhecimentos na área de planejamento estratégico, descrevendo suas experiências profissionais e dados pessoais. Os resultados mostram que a Imobiliária Soares está estabelecendo melhores relações que favoreçam a qualidade em serviços prestados por meio do planejamento estratégico.

 

Palavra-chave: Planejamento estratégico. Gestão estratégica. Serviços.

 

1 Acadêmico do curso de Administração da Faculdade Luciano Feijão. E-mail: [email protected]

² Professora Ms. do curso de Administração da Faculdade Luciano Feijão- FLF. E-mail: [email protected]

1 INTRODUÇÃO

 

O atual cenário do mundo hoje, nos mostra totalmente globalizado, constante fatores acontece no nosso dia a dia, como: economia, grande aumento da tecnologia e inovação. A busca por informações, por conhecimentos está em um processo acelerado, os aumentos das empresas sendo criadas de modo improvisado sem um planejamento estão crescendo, os recursos em pequena quantidade, e as pessoas cada vez mais consumistas.

As empresas estão no mercado altamente competitivo, cresce assim, a preocupação das empresas a tomarem decisões, elaborarem planos de negócios necessários para sua administração. A concorrência praticamente obriga as empresas a fazerem investimentos em treinamentos e desenvolvimentos, fazerem boas qualificações em seus funcionários, para assim terem uma diferenciação. Os clientes com a grande capacidade de conhecimentos estão sempre procurando produtos/serviços com qualidade, garantias, que ofereçam ótimas satisfações.

O aumento da tecnologia, as empresas visam e buscam inovações, em prol da diferenciação em seus produtos e serviços, garantindo a realização do cliente. Por isso a necessidade da elaboração e implantação de um planejamento estratégico nas empresas se tornar de alta utilização. Não bastam apenas boas intenções em organizar seu negócio para se alcançar sucesso, mas também reconhecimento de seu produto/serviço no mercado. Alguns detalhes como planejamento, organização, controle, é de fundamental importância para se obter sucesso e conquista em seu negócio.

A utilização do planejamento estratégico nas empresas tem origens bem antigas, transferido da área militar para o mundo atual, deste a segunda guerra mundial surgem os primeiros conceitos tradicionais sobre planejamento estratégico. Começou a estudar seus concorrentes, formular algo a se anteciparem deles, como: o que fazer, quando fazer, por que fazer, como fazer, para se obter o sucesso esperado diante dos rivais. Segundo Chiavenato (2004), “planejamento é a primeira função administrativa por servir de base para as demais funções. O planejamento que vai definir quais os objetivos a atingir e como se deve fazer para alcançá-los”. Torna-se uma grande necessidade das empresas a fazerem planejamento estratégico, sugerindo planos de ação, que forneçam sugestões para melhorarem as práticas analisadas. Sabendo onde querem chegar, quais são os seus objetivos, suas metas, e traçar melhores maneiras para poder alcançar o sucesso. Diante do contexto, colocam-se as seguintes questões: A empresa faz planejamento estratégico? Que ações devem ser tomadas para diferenciar das demais empresas do ramo?

Em meio a todas essas situações, ressalta a necessidade de pensar no futuro e como é possível alcançá-los de forma que os objetivos almejados sejam realizados. Isso é planejar. É com este propósito que se desenvolve este trabalho. Diante deste contexto que surge a ideia central desta pesquisa: O planejamento estratégico da organização. Com o objetivo de estruturar um Planejamento Estratégico na realidade da empresa Imobiliária Soares, comtemplando os elementos necessários para o desenvolvimento do estudo e propondo ações que vão ao encontro dos objetivos da organização. Já que se trata de uma empresa de pequeno porte, é de grande importância à existência de um planejamento estratégico bem definido, para obter um maior crescimento na cidade, sendo um diferencial em relação à concorrência, com isso auxiliar o gestor na tomada de decisões, em alcançar suas metas e objetivos será satisfatório para sucesso em seus resultados.

O objetivo geral do trabalho é verificar o processo do planejamento estratégico adotada pela empresa do ramo imobiliário de Morrinhos – CE, analisar como são suas tomadas de decisões, se a empresa segue um modelo estratégico. E são ainda, objetivos específicos deste trabalho: aprofundar o conhecimento sobre o mercado imobiliário; identificar o perfil dos gestor da imobiliária e seus conhecimentos necessários sobre planejamento estratégico; realizar uma análise ambiental, identificando pontos fortes e pontos fracos, ameaças e oportunidades.

O presente estudo será desenvolvido na empresa Imobiliária Soares, no município de Morrinhos – CE, interior de Fortaleza – CE. Mesmo com mais de trinta anos de existência da empresa, é um trabalho inédito para a organização. 

2 MERCADO IMOBILIÁRIO

 

A pesquisa de mercado imobiliário começa a se desenvolver a partir dos anos 70 nos EUA. Esse surgimento e desenvolvimento está ligado ao desenvolvimento da indústria imobiliária. Depois das generalizações e do grande empreendimento renovação urbana e desenvolvimento de terras, com grande vínculos com os bancos ocorridos na década de 60.

O primeiro artigo que se trata da aplicação de pesquisa imobiliária foi no ano de 1961, do avaliador Graakamp. Esses avaliadores foram os primeiros a responder à demanda de estudos de mercado para subsidiar os estudos de viabilidade, análise financeira e de investimentos.

No Brasil começou o investimento do governo no ano de 1964, foi criado um Sistema Financeiro de Habitação, a qual o governo financiou mais de seis milhões de novas habitação para a população, em seus mais de trinta anos de existência. 

Atualmente o mercado imobiliário no Brasil está em uma crescente constante, com a redução das taxas de juros nos últimos anos, e com uma política de incentivo ao crédito imobiliário, aumentando assim a capacidade de pequenos investidores, que tornam os investimentos em imóveis mais atraentes, ajudando assim, a quem deseja aumentar seu patrimônio financeiro, fazendo bons investimentos nessa área.

O programa do governo (Minha Casa, Minha Vida), está em uma grande expansão, muitas regiões estão aderidos esse programa, e com isso, famílias de todo Brasil, estão conseguindo realizar sonhos de ter sua casa própria.

Com o alto grau de informações, e com meios fácil de poder adquiri-los, uma grande porcentagem de pessoas procuram no setor imobiliário, imóveis qualificados, boa estruturas, com máximo de segurança. Assim, o mercado imobiliário, esperam da engenharia, um excelente serviço, que possa satisfazer a todos, e exige também que os corretores tenham essa capacidade, sejam profissionais qualificados, que possam repassar todas as informações e detalhes dos imóveis, a venda ou locação.

3 SERVIÇOS

A avaliação que o cliente faz do serviço recebido muitas vezes é difícil de ser “medida” objetivamente e pode ser bem diferente da dita qualidade “intrínseca” do serviço. A avaliação do cliente decorre da satisfação que o serviço propicia e resulta da comparação entre suas expectativas e suas percepções a respeito do próprio serviço. (CORREA e CAON 2010, p. 121). Como as expectativas e as percepções variam de clientes para clientes, as empresas tentam ser bem flexíveis em seus atendimentos, em seus serviços prestados.

O serviço está em grande crescente no mercado de trabalho, um aumento de contribuições do setor de serviço para a economia mundial. O mesmo, está praticamente ingresso de alguma forma, até mesmo em bens, pois a empresa está agregando valores em seus produtos, um exemplo seria um pós venda, uma assistência técnica, uma garantia estendida, todos estes são um diferencial que as empresas podem agregar em seus serviços. O serviço é um bem intangível, que a pessoa não tem como ver, sentir, eles usam muito a informações de outras pessoas, para uma pré-compra, precisando confiar no julgamento de outras pessoas. Mas um produto nunca é todavia só intangível ou só tangível, como por exemplo um cardápio de restaurante, a política de uma companhia de seguros. Segundo Hoffman (2009, p. 07), “[...] não há um produto puro ou um serviço puro. Os produtos são um conjunto de elementos tangíveis e intangíveis combinados em graus diversos.”

Há um surgimento de novas indústrias no setor de serviço e do imperativo de serviço, em que os aspectos intangíveis do produto estão se tornando cada vez mais características fundamentais que os diferenciam no mercado”.

Devido a esse panorama em que as empresas prestadoras de serviços se encontram, tornam-se a cada vez mais complexa a forma como essas empresas devem ser administradas. Para tanto, é importante sempre que os empreendedores busquem uma gestão voltada a excelência, buscando sempre obter a satisfação de seus clientes, pois a vários tipos de comportamentos dos mesmos. As empresas de serviços não há como seguir uma padronização, tentem a ser muitos flexíveis em seus serviços prestados, assim é necessário um planejamento na hora de prestar serviços.   

4 PLANEJAMENTO

 

Conforme Maximiano (2004, p.138), “O processo de planejamento é a ferramenta para administrar as relações com o futuro. É uma aplicação do processo de tomar decisões. As decisões que o procuram, de alguma forma, influenciam o futuro, ou que serão colocadas em práticas no futuro, são decisões de planejamento”.

Planejar é definir objetivos ou resultados alcançados. É definir meios para possibilitar a realização de resultados desejados. O planejamento bem sucedido, auxilia muito para as empresas nas tomadas de decisão, um planejamento defini os objetivos, avalia as alternativas e busca meios, para uma realização com sucesso.

De acordo com Chiavenato (2004, p.137), “planejamento é a primeira função administrativa por servir de base para as demais funções. O planejamento que vai definir quais os objetivos a atingir e como se deve fazer para alcançá-los”.

Um bom planejamento sendo realizado com eficiência e eficácia é de grande importância para as organizações, e também para vida pessoal, pois o planejamento lhe mostrará os caminhos certos à seguir, os obstáculos que apareceram em seu caminho, e como conseguir vencer esses obstáculos, evita uma tomada de decisão por improvisos, sem uma avaliação do caso.

Segundo Chiavenato (2004, p.138), “Planejar é definir os objetivos e escolher o melhor curso de ação para alcançá-los. O Planejamento define aonde se quer chegar, o que deve ser feito, quando, com e em que sequência”. Quando mais rápido é feito um planejamento, melhores serão feitas as tomadas de decisão, pessoal e profissional.

O propósito de planejamento pode ser definido como o desenvolvimento de processos, técnicas e atitudes administrativas, as quais proporcionam uma situação viável de avaliar as implicações futuras de decisão presentes em função dos objetivos empresariais que facilitam a tomada de decisão no futuro, de modo mais rápido, coerente, eficiente e eficaz. (OLIVEIRA, 2008, p.5).

Portanto, o planejamento é essencial para a organização profissional e para vida pessoal, um fator importante na tomada de decisão a ser realizada com sucesso. O planejamento passa a ser um fator-chave para o sucesso organizacional e pessoal, podendo sempre ser realizado vários vezes, não há estudos falando em quais prazos devem se fazer um planejamento, mas a cada dificuldade que está se passando, é importante que haja um planejamento prévio.

4.1 Planejamento Estratégico

 

O conceito de estratégia nasceu da guerra, em que a realização de objetivos significa um concorrente, que fica impedido de realizar os seus, cada um dos dois lados que derrotar o outro. (MAXIMIANO, 2004).

O planejamento estratégico é um instrumento muito utilizado por administradores na tomada de decisão, no alcance de objetivos e no direcionamento da organização a um futuro desejado, e por isso é indispensável o seu desenvolvimento, a fim de direcionar suas ações para um futuro desejado e planejado.

De acordo com Oliveira (2008, p.17), “planejamento estratégico é o processo administrativo           que proporciona sustentação metodológica para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa, visando ao otimizado grau de interação com os fatores externos, e atuando de forma inovadora e diferencial.” As organizações não devem encarar o planejamento estratégico como um caso isolado, com intuito apenas de orientar. O planejamento deve ser visto, além, de um simples manual de trabalho, é pensar no futuro com base em técnicas e recursos que existem hoje, sob a dimensão do ambiente, com a finalidade de atingir seus objetivos com eficiência e eficácia, com total avalição, de forma controlada e inteligente.

Conforme Fischmann e Almeida (1991, p.25), “Planejamento Estratégico é uma técnica administrativa que, através de análise do ambiente de uma organização, cria a consciência das suas oportunidades e ameaças dos seus concorrentes, estabelecendo o propósito de direção que a organização deverá seguir para aproveitar as oportunidades e evitar riscos”.

O planejamento estratégico é o instrumentos de grande importância e o dos mais utilizados pelos administradores, pois, ajudam na tomada de decisão, na melhor direção a ser seguida, para conseguir sucesso em seus trabalhos, atuando de forma inovadora e atualizada. Com tamanha importância é o planejamento estratégico, mesmo assim, muitas empresas não tem esse conhecimento, não utilizam, e por isso, não têm permanência no mercado de trabalho, acabam fechando ou declara falência. Segundo Oliveira (2008, p.181), a estratégia é definida como “um caminho, ou maneira, ou ação formulada e adequada para alcançar, preferencialmente, de maneira diferenciada, os desafios e objetivos estabelecidos, no melhor posicionamento da empresa perante o seu ambiente”.

Segundo Noro (2010), o planejamento deve respeitar alguns principios como por exemplo: o planejamento deve sempres visar os obejtivos máximos da empresa; como função administrativas, deve perceber todas as funções (organização, direçao e controle); o planejamento deve procurar maximizar os resultados e minizar as  deficiências (eficiência, eficácia e efetividade).

Portanto, fazer um planejamento estratégico numa empresa, é um grande passo para ter sucesso, ter um diferencial entre seus concorrentes, saber lidar com alguns obstáculos que poderá aparecer em seu dia a dia, obter seus objetivos, suas metas com eficácia.

Para o processo de construção do planejamentos estratégicos, existe quarto fases, que são elas: Diagnóstico Estratégico, Missão da Empresa, Instrumentos Prescritivos e Quantitativos e Avaliação e Controle.

4.1.1        Diagnostico Estratégico

 

O diagnóstico estratégico corresponde à primeira fase do processo de planejamento estratégico. Ela verifica o que a empresa tem de bom, de regular ou de ruim em seu processo administrativo. Deve ser efetuada da melhor forma e mais real, pois qualquer tomada errada nessa fase, prejudicará todo o resto do processo de desenvolvimento e implantação do planejamento estratégico.

Nesta etapa que analisam e verificam todos os aspectos inerentes a realidade externa e interna da empresa. O diagnóstico estratégico vem com uma finalidade de evitar que a empresa possa se deparar com algumas ameaças, uma possibilidade de está sempre em alerta, sempre preparada para os acontecimentos. Tem uma real situação quanto ao aspecto externo e interno, estuda seus concorrentes, faz uma pesquisa de seu público-alvo, onde a empresa tem mais forte atuação, quais suas forças, suas fraquezas, onde a mesma tende a melhorar. Segundo Oliveira (2008, p.63), “[...] por essa razão, todas as empresas devem fazer revisão periódicas de suas estratégicas de produtos versus mercados e outras atividades dentro de um processo contínuo de identificação das ameaças e oportunidades externas.”

Portanto, as empresas deve sempre realizar seu planejamento estratégico bem definido, as etapas do planejamento bem elaborado buscando melhoria quando necessário, por de forma eficiente na prática, almejando sucesso em seus trabalhos e com diferencial com seus concorrentes.

4.1.2        Missão da Empresa

 

Segundo Oliveira (2010, p.50), “missão é a determinação do motivo central da existência da empresa, ou seja, a determinação de quem a empresa atende. Corresponde a um horizonte dentro do qual a empresa atua ou poderá atuar”.

Neste capítulo são apresentados os aspectos básicos da fase II da metodologia de elaboração e implementação do planejamento estratégico nas empresas. Nessa fase, algumas análises e questões, como: qual a razão de ser da empresa? Qual o produto/serviço que a empresa pretende vender ao mercado?  Qual o diferencial competitivo da empresa?

Nesta segundo fase, implica-se também, qual o mercado alvo da empresa, quais são suas crenças e valores, os cenários que a empresa irá ficar inserida futuramente. É importante lembrar que a alteração da missão da empresa pode provocar consequências positivas ou negativas em toda sua estrutura organizacional.

4.1.3        Instrumentos Prescritivos e Quantitativos

 

De acordo com Oliveira (2010, p.52), Instrumentos prescritivos e quantitativos, são “as questões básicas são estabelecimento “de onde se quer chegar” e de “como chegar na situação que se deseja”.

Nesta terceira etapa, podendo ser dividida em duas partes: Instrumentos prescritivos, e estabelecimentos de objetivos, metas. Os Instrumentos prescritivos proporcionam a explicação do que se deve ser feito pela empresa para que se direcione ao alcance dos propósitos estabelecidos dentro de sua missão, de acordo com sua postura estratégica. O estabelecimentos de objetivos, o executivo deve estabelecer através de diferentes técnicas; objetivos, objetivos funcional, desafio e meta.

Portanto, essa terceira fase, é de uma grande importância do planejamento estratégico, pois a empresa irá estabelecer suas condições, focar suas forças, para conseguir atingir seus objetivos. Contanto com a participação de setores importantes da empresa, para realização do trabalho com eficiência e eficácia.

4.1.4        Controle e Avaliação

Na quarta etapa verifica-se como a empresa está indo para situação desejada. Avaliar se a realização dos objetivos, das metas e estratégia está seguindo de forma exata, buscando alcança essa situação desejada de forma correta.

De acordo com Oliveira (2010, p.260), “O papel desempenhado pela função de controle e avaliação no processo de planejamento estratégico é destinada a assegurar que o desempenho real possibilite o alcance dos padrões que foram, anteriormente estabelecidos.”

É aconselhável que o controle e avaliação sejam realizados passo a passo no desenvolvimento do planejamento estratégico.”, podendo ocorrer erros no andamento do planejamento, e na sua conclusão. Assim, evitaria qualquer imprevistos no período de planejamento.

5 METODOLOGIA

 

O presente trabalho foi realizado através de uma pesquisa descritiva e exploratória, que segundo Gerhardt e Silveira (2009, p. 35) “A pesquisa descritiva exige do investigador uma série de informações sobre o que deseja pesquisar. Esse tipo de estudo pretende descrever os fatos e fenômenos de determinada realidade.” E a pesquisa exploratória, conforme Gil (2002) “tem como primordial finalidade desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e ideias, com vista na formulação do problema mais precioso ou hipóteses pesquisáveis para estudos posteriores”.

Na metodologia do trabalho também foi utilizada a pesquisa qualitativa, conforme Gerhardt e Silveira (2009, p.31) “não se preocupa com representatividade numérica, mas, sim, com o aprofundamento da compreensão de um grupo social, de uma organização, etc”. Deste modo foi realizado estudo de como o gestor da empresa faz a geração de seus serviços imobiliários para seus clientes.

Foi realizado uma pesquisa-ação, em que o pesquisador participou ativamente do desenvolvimento da pesquisa, realizou estudos para aprofundar os conhecimentos sobre os serviços prestados pela empresa, identificou o perfil do gestor da organização, seus pontos fortes e fracos, suas ameaças e as oportunidades da empresa. De acordo com Pádua (2005, p. 120) “A pesquisa ação é aquela que, além de compreender, visa intervir na situação, com vistas a modificá-la. O conhecimento visado articula-se a uma finalidade intencional de alteração da situação pesquisada”.

A empresa Imobiliária Soares, está localizada no município de Morrinhos – CE, a 210 km da capital Fortaleza. É nesta empresa que será realizado o objeto de estudo desta pesquisa.

A pesquisa foi realizada no mês de Novembro de 2013, com principal critério, de análise SWOT, que é um sistema simples para posicionar ou verificar a posição estratégica da empresa no ambiente em questão. Usou esse método em função da necessidade da empresa no momento. Foram feitos pesquisas dos dados de macro ambiente, que são, (governo, o local que a empresa está inserida, variáveis políticas e econômicas) e o micro ambiente, (fornecedores, seus clientes internos e externos, os concorrentes).

Na pesquisa foi usada técnicas de entrevistas não estruturadas, (também conhecida como pesquisa focalizada), realizada com o gestor e seus colaboradores, que segundo Mattar (2008, p. 175) “[...] caracteriza-se por ter os propósitos do estudo claros aos respondentes, mas não há uma estruturação predefinida das perguntas e das respostas. Há grande flexibilidade na forma de perguntar e no grau de questionamento”. A pesquisa foi realizada de forma simples, livre a conversa entre o entrevistador e o gestor da empresa e os colaboradores.

Foi realizado na pesquisa dados primários e secundários, segundo Mattar (2008), dados primários, “ São aqueles que não foram antes coletados, estando ainda em posse dos pesquisados, e que são coletados com o propósito de atender as necessidades específicas  da pesquisa em andamento” e dados secundários que segundo o mesmo autor, “São aqueles que já foram coletados, tabulados, ordenados e, às vezes, até analisados, com propósito outros ao atender às necessidades da pesquisa em andamento, e que estão catalogados à disposição dos interessados”.

Os dados primários foram coletados através da pesquisa em campo, que foi realizada a entrevista, buscando identificar o perfil do gestor da empresa, a forma como atua no mercado de trabalho, os fatores que afetam no ambiente que está inserida. Os dados secundários foram obtidos através de bibliografias, artigos, livros, assuntos que são relacionados com o assunto específico. 

 6 ANÁLISE DOS DADOS

 

A realização da pesquisa, foi feita através da análise SWOT, com o estudo que foi observado dentro e fora da empresa, podendo assim, traça um plano de marketing, para auxiliar no alcance da excelência da gestão do negócio.

6.1 Análise do Ambiente Interno 

Na análise do ambiente interno da empresa, foram analisados, os pontos fortes que a empresa adquiriu no tempo que atua no mercado de trabalho, suas fraquezas, que tende estudos para um melhoramento futuro. Isso tudo, foram definidos, através de uma entrevista. 

Quadro 01 – Ambiente Interno.

FORÇAS

FRAQUEZAS

Experiência no setor

Baixos investimentos no serviço

Preços competitivos

Baixos investimentos nos colaboradores

Qualidade no serviço

Falta de uma direção estratégica

Segurança

Baixa divulgação da marca

Grande fatia do mercado dentro do município atuante.

Falta de um planejamento de marketing

FONTE: Adaptado (Oliveira, 2008).

 

Segundo Oliveira (2008, p. 81), “A análise interna da empresa tem por finalidade colocar em evidências as deficiências, e qualidade da empresa que estão sendo analisadas”. Ou seja os pontos fortes e pontos fracos da empresa, da atual posição de seus produtos ou serviços, versus segmentos de mercado.

De acordo com o quadro acima, percebe que a empresa tem uma fraqueza que atrapalham o andamento dela no mercado, como a falta de divulgação da marca, o baixo investimento dos funcionários, falta de uma direção estratégica, um quadro que a mesma pode modificar. E as fortalezas da empresa, são o preço baixo, a qualidade do serviço, segurança, e a experiência do gestor da empresa no mercado de trabalho.

6.2 Análise do Ambiente Externo

 

Na análise do ambiente externo, foram identificados, as oportunidades da empresa e suas ameaças, em que a organização está inserida, que foram definidas a partir de uma entrevista.

  

Quadro 02 – Análise externa.

OPORTUNIDADE

 

AMEAÇAS

Poucos concorrentes no município

Novos empresas chegando no município

Crescimento populacional

Empresas rivais adotando novas estratégias

Rápido crescimento no mercado

Programas do governo (programa minha casa, minha vida)

Crescimento da economia local

Variáveis políticas (normas, legislação e tributos)

Grande número de fornecedores

FONTE: Adaptado (Oliveira, 2008).

 

De acordo com Oliveira (2008, p. 71), “A análise externa da empresa tem por finalidade estudar a relação existente entre a empresa e seu ambiente, em termo oportunidade e ameaças, bem quanto a sua posição, produtos versus mercado desejado no futuro”.

Através da pesquisa realizada, percebe-se que a empresa tem bons pontos fortes, como experiência no setor, preços baixos, segurança, mas também, é notório que está precisando melhorar seu composto de marketing, fazer investimentos em publicidades, divulgar sua marca, fazer treinamentos com seus funcionários. 

A empresa possui imóveis que estão precisando de investimentos nos serviços, reformas nos imóveis, e como isso, sugere ter uma preocupação nesses itens, para poder dar um maior conforto para seus clientes, buscando sempre sua satisfação.

A falta de um planejamento estratégico dentro da empresa dificulta a tomada de decisão. Por esse motivo a pesquisa realizada com o gestor da empresa, foi necessária, buscando estabelecer um plano de ação, uma melhoraria na organização, para uma melhor tomada de decisão, uma melhor visão para a empresa.

 

6.3 Perfil do gestor e seus conhecimentos sobre planejamento estratégico

 

Na pesquisa realizada com o gestor da organização, foram levantados dados, em relação a sua vida profissional e pessoal, seu percurso realizado no tempo de trabalho, seus estudos feitos nesse tempo, quais foram as principais pessoas que lhe influenciaram e motivaram, para sua conquista, e seu entendimento, em relação a planejamento estratégico.

Nos anos 80, com muita força de vontade e determinação, o gestor da organização, começou suas primeiras obras, com intuito já de construir casa para aluguéis. Fazendo assim, neste ano, suas primeiras casas.

O gestor tem 58 anos, sua vida na empresa já passa dos 30 anos. Seus conhecimentos foram conquistados com a prática, nunca fez nenhum curso, que poderiam lhe ofertar maiores conhecimentos, fortalecer suas ideias. Sua vida acadêmica acabou no 4º ano do ensino primário, teve que parar para poder ajudar seus pais, pois tinha uma vida muito sofrida, já passou dias com fome.

Suas maiores força de motivação para realizar este trabalho que até hoje está crescendo, foram seus pais, pois quando era criança, passava fome, e prometeu a eles, que lutaria por um futuro melhor.

Lacombe (2006) coloca que “a função do líder é buscar administrar com eficiência os funcionários, através de uma relação de respeito e autoridade, interagindo continuamente com os membros da organização”. O gestor sempre mostrou papel de liderança, sabendo trabalhar em equipe, com respeito e dignidade.

A empresa nunca seguiu uma gestão estratégica, sempre foi na base do improviso, o gestor nunca teve um entendimento em relação a planejamento estratégico, ouvia falar, mais nunca teve vontade de poder buscar, fazer uma implantação na sua empresa.

Atualmente, a Imobiliária Soares, nome dado à empresa, conta com mais de 50 casas para aluguéis. Na cidade onde a empresa está instalada, há um grande números de novos concorrentes, é de grande importância a colocação de uma gestão estratégica na empresa, uma implantação de planejamento estratégico, seguir um método melhor nas tomadas de decisões e poder decidir antecipadamente o que fazer, o porquê, de qual forma fazer, como fazer. Para poder ter formas, métodos diferenciais dos seus concorrentes, e ter maior sucesso nos seus negócios. 

  

7 CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Foi realizado entrevistas com o gestor da organização, e seus colaboradores. Foram coletados dados sobre a empresa, em relação a pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e suas ameaças.

Na entrevista, identifica-se claramente os principais pontos que a empresa precisará melhorar, com intuito de alcançar uma gestão qualificada, eficiente. Na empresa não foi identificado um modelo de planejamento em execução, uma forma de gestão estratégica que a empresa segue, para poder lhe orientar, se estruturar de uma melhor maneira. Assim, cresce a importância de um investimento no processo de planejamento estratégico, uma administração estratégica, para uma melhor estrutura, tento em vista problemas comuns da empresa, como falta de treinamentos dos funcionários, baixo investimento na divulgação da marca. São problemas que um planejamento estratégico bem estruturado na empresa, poder solucionar com eficiência.

Uma gestão estratégica bem realizada, traz vantagens em relação a concorrência, a futuros problemas que poderá aparecerem, não é porque a empresa é de pequeno porte, que não irá se preocupar nesse ponto. Sempre buscando superar suas fraquezas, melhorar seus pontos fortes, aproveitar ao máximo, com inteligência suas oportunidades, com uma gestão estratégica com eficiência, eficaz e efetiva. Portanto, se faz necessário a implantação e manutenção de um planejamento estratégico, buscando a excelência em seus serviços, sempre com o pensamento de conquistar a satisfação dos clientes.

A empresa Imobiliária Soares tem total forma de crescimento para o futuro, apesar de suas falhas na gestão, de não seguir uma método estratégico. Basta a empresa está disposta a se adaptar às mudanças que virão aparecer a cada dia, enfrentando-as de forma inovadoras. Seja problemas na gestão, financeiros, pessoais, de estrutura, tudo que for necessário para sua sobrevivência, como também a busca da excelência no mercado de trabalho.

REFERÊNCIAS

 

CHIAVENATO, Idalberto. Administração nos Novos Tempos. 2. ed. Rio de Janeiro: Campos, 2004.

CORREA, Henrique L.; CAON, Mauro. Gestão de Serviços: Lucratividade por meio de operação e de satisfação dos clientes. 1º. ed. São Paulo: Ed. Atlas, 2010.

FISCHMANN, Adalberto A; ALMEIDA, Martino Isnard Ribeiro d. Planejamento Estratégico na Prática. 2º. ed. São Paulo: Ed. Atlas, 1991.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo; Métodos de pesquisa. Coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

JUNIOR, Livio da Paz Rocha.  Administração Estratégica de uma empresa prestadora de serviço. Faculdade Luciano Feijão, Sobral, 2012.

MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Introdução à Administração. 6º. ed. São Paulo: Ed. Atlas, 2004.

MATTAR, Frauze N. Pesquisa de Marketing: Metodologia e Planejamento, v. 1. São Paulo: Atlas, 2008.

MEYER, João F. Adoção de métodos de análise de mercado imobiliário nas decisões de projeto: estudo de caso dos incorporadores residenciais no bairro de Pinheiros no período 1994-1999. São Paulo.

NORO, Thomás Pereira. Planejamento Estratégico Noro Imovéis. Universidade Federal do Rio Grande do Sul: Escola de Administração, Porto Alegre, 2010.

OLIVEIRA, Djalma Pinho Rebouças de. Planejamento Estratégico: Conceitos, Metodologias e Praticas. 27. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

OLIVEIRA, Djalma Pinho Rebouças de. Planejamento Estratégico: Conceitos, Metodologias e Praticas. 26. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

RUDIO, Franz Victor. Introdução as Projeto de Pesquisa Cientifica, 34°. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.

SANTOS, Cláudio Hamilton M. Políticas Federais de Habitação no Brasil: 1964/1998. Brasília, julho de 1999.

TUNELLI, M. J.; LACOMBE, B. M. B, CALDAS, M. P. In: BOOG, Gustavo e BOOG, Magdalena. Manual de gestão de pessoas e equipes. São Paulo: Editora Gente, 2006.