Planejamento estratégico de marketing

Estudo de caso empresa X 

Danielle Menezes[1] 

lOUISE COSTA LAGE[2] 

Objetivo geral 

A aplicação de um planejamento estratégico de marketing na empresa de peças automotivas, localizada no interior do estado do RS. 

Objetivos específicos 

1. Conceituar o planejamento de marketing;

2. Conceituar o planejamento estratégico;

3. Analisar ferramenta estratégica de um planejamento de marketing (SWOT).  

PROBLEMA 

As micro-empresas e pequenas empresas precisam ter um planejamento de marketing? 

HIPÓTESES 

1. Importância de uma micro-empresa e pequena empresa ter um planejamento de marketing.

2. A falta que faz não ter um planejamento de marketing.

1. CONCEITO DO PLANEJAMENTO DE MARKETING 

Quando o administrador estiver analisando as condições ambientais e definindo estratégias mercadológicas, estará envolvido com o planejamento de marketing. (LAS CASAS, 2007).

Planejamento de marketing é quando se planeja e se estrutura um plano com base nas estimativas, objetivo e metas da empresa. É preciso delinear as etapas e atividades realizadas por cada setor da empresa, calcular riscos, verificar oportunidades de mercado, estar preparado para mudanças ambientais, climática, analisar os concorrentes, esses pontos e muitos outros é possível se obter através de um planejamento de marketing bem estruturado. 

2. CONCEITO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 

Conforme o autor Lãs Casas relata em seu livro, existem dois tipos de planejamento estratégico, são eles: o informal e o formal.

Os dois não deixam de ser planejados com antecedência, porém o informal é quando se tem um objetivo a ser alcançado e por eventuais motivos, como por exemplo, ambientais e logísticos, ocorre modificação na estratégia, mas o objetivo estabelecido á alcançado. Portanto, o planejamento formal é escrito e tem uma metodologia a ser seguida, ou seja, se planeja buscando alcançar o melhor resultado para a empresa antecipando e calculando os possíveis riscos.

Planejamento estratégico é o processo gerencial de desenvolver e manter uma direção estratégica que alinhe as metas e os recursos da organização com suas mutantes oportunidades de mercado.

Fonte: KOTLER; BLOOM. P. 62. 1998. 

Ao ler a definição de Kotler, percebemos que ter uma estratégia definida e estruturada a partir de métodos e objetivos traçados pelo administrador ou gestão da empresa é fundamental para permanência dela no mercado. Com o planejamento estratégico, obtemos dados possíveis de ser trabalhados e alterados, como eventualmente acontece e assim sendo mais fácil e flexível de se trabalhar, pois já se tem uma base e não se resolve os problemas com surpresas inesperadas.

O planejamento estratégico é um processo, no qual se devem buscar informações constantemente, pois o mercado muda a cada instante, para acompanhá-lo e ter uma efetividade neste processo é preciso que essas informações estejam sempre atualizadas. 

3. PLANEJAMENTO PARA PEQUENAS E MICRO EMPRESAS 

Segundo Las Casas, micros empresários alegam que o planejamento é uma atividade para as grandes empresas. Segundo eles, as pequenas não necessitam planejar, pois estão muito ocupadas com a produção.

O planejamento de marketing é sempre necessário, para o crescimento e rentabilidade da empresa. Segue abaixo alguns fatores que interferem no planejamento: 

  1. Característica da empresa – o nível de valorização da atividade de planejamento;
  2. Natureza do negócio, do marketing e do ambiente;
  3. Tamanho da empresa, lucratividade;
  4. Número de marcas, participação no mercado, investimentos;
  5. Taxa de crescimento do mercado, ameaça competitiva, capacidade do mercado.

Fonte: YIP, p. 33. 

Esses fatores são fundamentais, a partir do planejamento seja ele formal ou informal é propício para melhor análise do mercado e em inesperadas mudanças mercadológicas.

Muitos micro e pequenos empreendedores criticam o planejamento e estratégias, porém estão preocupados apenas com o presente, e em seus lucros atuais. Acabem que não estudam o mercado, e não se preparam com alterações de mercado, não conhecem seus concorrentes muito menos seu público-alvo. O resultado destes micros empresários é fatal e exato, pois 90% destes não permanecem no mercado por mais de um ano.

Em um artigo publicado na revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, é afirmado que a maioria dos pequenos empresários não fazem nenhum tipo de planejamento. Consideram uma perda de tempo o esforço feito para analisar o negócio. 

4. ESTUDO DE CASO DA EMPRESA X 

4.1 Descrições da empresa 

Esta empresa foi inaugurada em 23 de janeiro de 2012, reconhecida pela lei nº 10.406 que se enquadra como Micro Empresa Individual. Localizada na Cidade de Paverama/RS.

Permanece consolidada no mercado com o propósito de vender peças e acessórios novos para veículos automotivos e fornece serviço de instalação dos produtos comercializados.

4.2 Missão e visão da empresa 

Missão: Passar confiança, qualidade padrão, procurando sempre atender as necessidades do consumidor. Se posicionar no mercado e conquistar uma cartela de clientes. 

Visão: Aumentar o estoque e portfólio de produtos no período de doze meses diversificando os fornecedores e trabalhar com preços competitivos no mercado atingindo assim um maior número de clientes. 

4.3 ESTABELECIMENTOS DOS OBJETIVOS ESTRATÉGICOS (CURTO, MÉDIO E LONGO PRAZO) 

A empresa está no mercado há um ano e quatro meses, atingindo sua visão estabelecida, a partir de objetivos estratégicos traçados de curto, médio e longo prazo, conforme mencionado a seguir:

1. Curto (Doze meses) - Aumento de 50% de estoque, diversificar o portfólio de produtos, para que assim, mantenha e fidelize os clientes.

2. Médio (Dois anos) – Focar em diversos nichos de mercado, para atender todo o tipo de consumidor da cidade e com isso aumentar o faturamento da empresa, investir em uma melhor estrutura de pessoal, proporcionando um atendimento mais personalizado.

3. Longo (Cinco anos) – Focar sempre no crescimento da empresa, com a possibilidade um aumento de espaço da loja, podendo ter mais área para mais carros no interior da mesma. 

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 

Ao realizar este artigo percebe-se que é possível mudar o futuro dos micros e pequenos empresários, caso eles tenham interesse em realizar um planejamento de marketing assim como o estudo de caso que se traz neste artigo. É necessário mencionar que foi de total relevância por parte do empreendedor da empresa X , em realizar um planejamento de marketing.

REFERENCIAL TEÓRICO 

1. Administração de Marketing

1.1 Planejamento estratégico de negócios (SWOT);

1.2 Planejamento de marketing para o século XXI.

2. Plano de Marketing para micro e pequenas empresas

2.1 Importância de um plano de marketing.

3. Os 10 pecados mortais do marketing. 

METODOLOGIA 

Para a elaboração do artigo foi utilizado o método de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo (análise de pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades). Sendo esta pesquisa de natureza básica, conforme objetivo é descritiva e exploratória. 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 

KOTLER, Philip. Os 10 pecados mortais do marketing. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

                             Administração de marketing. São Paulo: Prentice Hall, 2000.

KOTLE, P.; BLOOM, Paul N. Marketing para services profissionais. São Paulo: Atlas, 1998. p.62.

LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Plano de marketing para micro e pequena empresa. São  Paulo: Atlas, 2007.

YIP, George. Op. Cit. P.33. 



[1] Aluna do Curso de Tecnologia em Gestão Comercial ­– Faculdades Rio-Grandenses.

[2]  Professora Orientadora – Faculdades Rio-Grandenses.