Planejamento Educacional

 

Mauro Lúcio Batista Cazarotti

Aluno de Pós Graduação Latu Sensu – ESAB/Espírito Santo-ES

 

Para planejar é preciso conhecer e compreender o contexto. Também é necessário relacionar o cumprimento das metas e dos objetivos de uma organização. Já a estratégia tem a ver com o que será feito para atingir as metas e objetivos. Produza uma dissertação que apresente como ponto principal a empresa denominada Instituição Educacional.

No Contexto de Educação ao pensar em planejamento fazemos  uma comparação a uma empresa e como ela se faz em meio ao mundo globalizado, que fatores interferem e que tipos de ações devem ser tomadas, como o ensino pregado é aplicado, e como devemos seguir rumo a uma ideia personalizada de fator de avanço educacional, assim a analise dos pontos fortes, fracos, e neutros da educação em seu planejamento deve ser feito com total responsabilidade como também aplicado e criando mecanismos que podem ser utilizados para que a aplicação seja eficaz e plena e que possa ser não somente idealizado, mas também caso concreto de sucesso seja utilizado em outras IES, ou mesmo no ensino básico, uma vez que a educação superior é para criar profissionais mais atualizados e capazes de serem interventores da comunição em prol da educação e do avanço. Um ponto forte podemos citar como exemplo a utilização e cada vez mais a capacitação tecnológica,  levando cursos e inovação a lugares que antes seriam dificultado por causa de distancia ou mesmo em casos que não há possibilidades de professores altamente capacitados sejam levado a lucidação de alunos, assim a tecnologia levou a EAD, a se tornar um ponto forte e sendo como estratégia educacional um fator importantíssimo, um ponto fraco ainda esta na educação básica e a má formação de ensino médio, assim forçando a criar mecanismos que possam auxiliar cada vez mais este fator que dificulta e não deixa nivelado os alunos em planos educacionais, um ponto neutro seria uma variável que não teria teoricamente um ponto nela favorável ou não a questão educacional.estes fatores podem ser tanto interno quanto externo devendo ser analisado e levado os fatores a serem solucionados servindo de estratégias que podem determinar o rumo da IES, na visão como planejamento educacional estratégico.

Contudo o modelo de Harvard, ou melhor, e mais conhecido como modelo SWAT, ou pontos fortes e fracos, utilizado em empresas, pode também impulsionar o planejamento estratégico dentro das empresas educacionais, como IES, ou mesmo em educação em todo seu contexto.

Por tanto fazendo uma analise da missão como Proporcionar o desenvolvimento da ética e da formação humana, por meio da excelência do ensino superior, e fomentando a pesquisa, com o propósito da transformação social, e contribuir a cada sociedade local, e também auxiliando no assessoramento e planejamento superior, fazendo uma junção de valores e princípios educacionais e  a formação superior.

Assim depois de toda analise destes fatores expostos podemos analisar o planejamento dos fins que é a especificação do estado futuro desejado, ou seja, a missão, os propósitos e os objetivos setoriais, os desafios, levando a analisar, planejar e coordenar fatores internos e externos para uma melhor opção de estratégia e planejamento educacional.