2- RESUMO

                                         

A contabilidade é uma ferramenta indispensável para a gestão de negócios. Há muito tempo, contadores, administradores e responsáveis por gerir empresas se convenceram que amplitude das informações contábeis vai além do simples cálculo de impostos e atendimento de legislações comerciais, previdenciárias e legais. O terceiro setor é constituído por organizações sem fins lucrativos e não governamentais, que tem como objetivo gerar serviços de caráter público, que não têm finalidade de lucro, mas congregam objetivos sociais, filantrópicos, culturais, recreativos, religiosos, artísticos.

3- DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO-PROBLEMA

Os seminários religiosos são responsáveis pela formação humana, religiosa e social de seres humanos que se tornarão “pastores’ de fé. Contudo a gestão das receitas e despesas e a análise financeira, gerencial não são feita de maneira satisfatória, uma vez que o objetivo fundamental da entidade é a promoção da vivência fraterna, atuando na educação e inseridos na comunidade, dentro da espiritualidade da congregação, e não a gestão. Assim em entrevista com o Padre Paulo, e ainda o irmão já consagrado responsável pela prestação de conta e guarda dos documentos do seminário Instituto de filosofia e teologia Cavanis foi diagnosticado que há dificuldade em analisar como está a situação financeira, e como proceder para reduzir custos e despesas, ou ainda como aumentar a sua arrecadação, para se conseguir uma menor dependência da Província.

4- JUSTIFICATIVA

Com base no diagnostico apresentado da falta de treinamento gerencial de formadores sacerdotais, do desconhecimento das paroquias das necessidades de seus padres e vislumbrando assim unir gestão e espiritualidade o presente trabalho apresenta uma proposta de desenvolvimento humano-social que possibilite a vivencia espiritual, solidária e gerencial, na preservação dos direitos humanos, e na valorização do indivíduo conforme a missão social da PUC-Minas, quanto à responsabilidade da PROEX. 

6 - OBJETIVO GERAL

Proporcionar aos clérigos religiosos e arquidiocesanos o desenvolvimento gerencial para que sendo executado com qualidade e atendendo as necessidades da província, promova maior confiabilidade e relevância às informações, atentando ao respeito à espiritualidade e normas que regem a congregação, dando-os ciência de sua personalidade jurídica, e ainda de suas obrigações perante o fisco e sociedade.

­­­­­­­­­­

7- OBJETIVOS ESPECÍFICOS

ü  Proporcionar a clérigos, diáconos, irmãos e leigos conhecimentos técnicos contábeis.

ü  Adequar a cultura empresarial frente à espiritualidade a ser resguardada.

ü  Exercer a função social aplicada que rege o curso de Ciências Contábeis

8- METAS

ü  Verificar métodos para maximizar receitas e minimizar despesas;

ü  A inserção de conhecimentos técnicos contábeis no segmento religioso;

ü  Resguardar a religiosidade e humilde, sem esquecer-se da importância de controles administrativo-financeiros;

ü  Verificar se ocorre melhora na qualidade de vida dos atores envolvidos no projeto;

ü  Criar controles eficientes a serem implementados junto ao público alvo.

9 - PÚBLICOS DO PROJETO

Seminário para formação presbiteral da Congregação dos irmãos Cavanis, do Instituto de filosofia e teologia Cavanis, no bairro Barúnas em Belo Horizonte. A Teologia e a Filosofia compõem as chamadas "Ciências Sagradas". Diferentemente das outras ciências que estudam basicamente um recorte do ser humano, ambas procuram contemplar o "todo": a Filosofia parte da razão humana; a Teologia, da revelação divina. 
Os antigos filósofos compreendiam que se tratava da mesma ciência, contudo, abordando a realidade a partir de perspectivas diferentes. 
Para os religiosos que seguem "rumo ao Sacerdócio" o período de Teologia e Filosofia correspondem a um tempo precioso na qual o religioso não somente aprofunda e assimila valores, bem como o estilo de vida baseado no Carisma Cavanis que é uma vida sacerdotal com atenção especial a educação da juventude.
Neste período, tendo como exemplo de Jesus Cristo Servidor, o religioso deverá inserir-se na realidade quotidiana, empenhando-se numa vida de doação ao Pai, nos sacrifícios e nas alegrias das primeiras experiências apostólicas.
Como pescador que entrega o leme a Jesus, o religioso se lançara no mar da vida, servindo como um discípulo do senhor. Nesse seminário possui 14 irmãos se preparando para o sacerdócio, e dois padres formadores.

10 - METODOLOGIA

ü  Visita técnica ao seminário para recolhimento das informações, e explanações posteriores sobre as informações prestadas.

ü  Visita aos frades Franciscanos Capuchinhos para nos dar a conhecer seu projeto de Colaboradores, afim de aumentar a arrecadação financeira da entidade.

ü  Consolidação das informações em cartilha a ser enviada para as paróquias da congregação, visando ampliar os conhecimentos contábeis e financeiros dessas entidades.

ü  Capacitar irmãos consagrados a fazerem suas prestações de conta e escrituração contábil em conformidade ao exigido em lei, afim de facilitar o trabalho da contabilidade na Província da Congregação ao receber as informações.

11 - MONITORAMENTO

ü  Visitas quinzenais ao seminário, no primeiro sábado do mês para recolher as informações do mês anterior, e ainda no terceiro sábado do mês para explanar sobre as informações recolhidas e sugerir modificações acerca dos processos em execução.

ü  Contato via e-mail e telefone.

12 - AVALIAÇÃO

ü  Controle da qualidade, da confiabilidade e satisfação dos serviços prestados mediante questionamento escrito, evidenciando os pontos a serem modificados.

ü  Observação e crítica dos professores coordenadores do projeto.

14 - ESTRUTURA PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO

A estrutura para realização deste projeto será bem econômico já que necessitaremos apenas de notebooks, conhecimentos até o momento adquiridos e os conhecimentos de pesquisa que serão desenvolvidos. Transporte, meios de comunicação como internet e telefone.

15 - RESULTADOS (descrever os resultados esperados, após a conclusão do projeto, para as comunidades acadêmica e externa.) Para a comunidade acadêmica (docentes envolvidos, cursos, alunos, funcionários e outros):

Os conhecimentos adquiridos com a implementação deste projeto será amplo e necessário para os alunos e o mercado já que  contabilização deste setor da economia possui diferentes , mas ao mês mesmo tempo peculiaridades que vazem o mesmo uma parcela importante e independente da economia brasileira. Já no caso a ser pesquisado a peculiaridade é ainda mais interessante já que não é o lucro e a defesa do patrimônio da entidade o mais importante, e sim o desenvolvimento espiritual por ser um seminário de formação presbiteral.