Altina Costa Magalhães

TEMA: "Literatura ? Poetas do repente e do cordel".

SÉRIE: 8° Ano do Ensino Fundamental.

DISCIPLINAS: Língua portuguesa, Literatura nordestina, Arte, História, Geografia

CONTEÚDOS: Cordel/Repente ? origens, características, poetas.

OBJETIVOS: Levar os educandos a:

-Conhecer diferentes linguagens e formas de representação do pensamento e da cultura.
-Adquirir uma percepção artística para a poesia que leva para as outras artes.
-Valorizar a cultura/literatura nordestina.
-Compreender que a poesia é o cultivo da beleza junto com o cultivo da inteligência.
- Entender que os cantadores de repente, os cordelistas utilizam a linguagem poética musical para expressar, idéias, sentimentos para atender a diferentes interesses e situações apresentando a realidade de maneira criativa.

SENSIBILIZAÇÃO: Deverá ser feita através de perguntas sobre o tema. Para despertar a curiosidade dos alunos Faz-se uma leitura dramatizada do texto "Cordel adolescente, ó xente!" de Sylvia Orthof.

ILUSTRAÇÃO: exibição do o vídeo "Literatura ? Poetas do repente" produzido pela TV Escola, Brasil, 2007. O vídeo retrata de forma critica, e lúdica a origem, as condições de produção, e a situação atual do repente, o processo de profissionalização dos repentistas, as semelhanças e diferenças entre o cordel e o repente. Por fim o vídeo apresenta as características do repente, assim como o coloca como uma manifestação cultural que sofre preconceitos, mas que a escola pode acabar com essa situação e despertar o aluno para adquirir uma percepção artística voltada para a poesia de cunho popular, uma percepção para a valorização desta arte seus diferentes estilos.

ESTRATÉGIAS: Após a ilustração, ou seja, a exibição do vídeo os alunos expõem suas impressões sobre o conteúdo em estudo, estabelecem diferenças e semelhanças ente o cordel e o repente, tiram dúvidas, ouvindo as explicações do professor. Isto gera na turma um interesse por estas formas de poesia que existiram e ainda existem no Nordeste brasileiro. Em seguida os alunos reúnem-se em grupo para produzirem textos característicos do cordel e do repente. As produções deverão ser socializadas com os outros grupos. A atividade é bastante interessante, e os alunos podem contribuir trazendo de casa no dia seguinte textos de cordel de conhecimento dos pais e de outras pessoas, assim como alguns que encontrarem de amigos e até na internet e todos serão lidos na sala.

AVALIAÇÃO: Deverá ser observado o interesse, a participação, os questionamentos, as inferências, sobre o assunto. Os alunos deverão produzir textos em cordel.

SOCIALIZAÇÃO: Os textos produzidos pelos alunos deverão ser apresentados oralmente para a escola, gravado em cd, ou poderá ser montado uma feira à moda nordestina em que os folhetos poderão ser dispostos em cordel, e ainda poderão ser colocados na internet.

O cordel e o repente não são atividades que propiciam apenas entretenimento. São tipos de arte que podem ser apreciadas e até aprendidas na escola. Atualmente entende-se que toda expressão criativa exige um espaço no cotidiano escolar.

O uso didático do vídeo e da TV integrados a outros artefatos tecnológicos já utilizados na sala de aula servem para ilustrar de forma categórica que a tecnologia moderna dialoga com as diferentes formas de linguagem e de manifestações culturais, pois desperta o interesse dos educandos para os conteúdos em estudo, cria um ambiente favorável a observação, análise, comparação, questionamento e inferências o que contribui para uma aprendizagem contextualizada e significativa e integradora de várias áreas do conhecimento.