PLANEJAMENTO DE INFORMAÇÕES PÚBLICAS MUNICIPAIS: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E DE CONHECIMENTO, INFORMÁTICA E GOVERNO ELETRÔNICO INTEGRADOS AOS PLANEJAMENTOS DAS PREFEITURAS E MUNICÍPIOS

Denis Alcides Rezende, é graduado em processamento de dados e administração de empresas, mestre em informática, doutor em engenharia da produção e alinhamento do planejamento estratégico da tecnologia da informação e pós-doutor em administração e cidade digital estratégica. Autor de quatorze livros e coautor de sete livros de planejamento estratégico e tecnologia da informação com mais de duzentos e vinte artigos publicados. Iniciou suas atividades na área da administração, informação e gestão da tecnologia da informação em 1980, em 1986 passou a exercer atividades didáticas, atualmente é professor-doutor, pesquisador do programa em gestão urbana da PUC-PR, também ministra aulas para mestrado, doutorado, gestão urbana e na graduação.

Planejar, traçar metas é sem dúvida a melhor forma de direcionar os recursos, a fim de que se possam atingir objetivos sejam eles na área privada ou pública. Na área pública, porém, se faz mais necessário em função da escassez de recursos e devido ao regulamento que as leis assim exigem. O artigo objeto desta resenha descreve as diversas fases e subfases de uma metodologia para planejamento de informação, conhecimento e informática, nas prefeituras e municípios. As melhorias observadas no processo de gestão das prefeituras fazem com que os municípios se tornem mais competitivos e melhore a qualidade de vida dos cidadãos. Esse modelo de planejamento estratégico e participativo proporciona ao munícipe de alguma maneira o poder de participar das decisões do seu município.

O autor descreve a importância da informação e do planejamento como uma forma de empreendimento dentro das prefeituras, orienta-se que ela seja sempre antecipada para facilitar as decisões a serem tomadas. Denis (2007) traz também a diferença entre a informação personalizada, que apresenta determinada característica e a oportuna, a qual não é possível prever um futuro cenário. Para o autor, quando dadossão gerados por um sistema ou por recursos computacionais,este pode ser considerado um sistema de informação, qual auxilia no planejamento e na tomada de decisões. Quando se analisa determinadodado e se desenvolve um trabalho em cima dele, este se transforma em conhecimento e, este é prejudicado quanto ao seu compartilhamento, pois, normalmente, a cada quatro anos a gestão do município é alterada.

O conhecimento é derivado da informação já manipulada, e a sua geração ocorre quando ele é analisado, comparado e utilizado na tomada de decisão, a gestão deleé desenvolvida através da administração e do compartilhamento do conhecimento entre os envolvidos, com a finalidade de aprimorar a evolução nos municípios. Ainda segundo Denis (2007), as pessoas são fundamentais nesse processo, embora seja essencial uma rigorosa gestão de dados, que garantaa segurança das informações, tornando um diferencial para auxiliar no planejamento estratégico, tático e operacional das informações do conhecimento.

Os Planejamentos municipais são compostos pelos planos: estratégico, diretor e plurianual. Para sua elaboração é essencial considerar a informação como prioridade no processo. É desenvolvido através de técnicas administrativas e elaborado por gestores, interessados e os munícipes, com a intenção de melhorar a qualidade de vida do município, cuja modalidade de planejamento participativa e integrada proporciona aos envolvidos efeitos positivos, porém é necessário ser dividido em variáveis para que o processo seja concluído com sucesso.

Pela leitura, percebe-se a importância de planejar, composto por diversas fases e subfases, alinhar os objetivos com as metas, as estratégias, a fim de alcançar o bem estar de todos, importância também de ter sistemas que auxiliem nessas metas e estratégias, independentemente de seu tipo, nível ou classificação, pois através deles podem ser gerados dados aleatórios para um determinado fim, como por exemplo: número de cidadãos, quantos deles estudam e idade de cada um, para que, estudando-os e analisando-osse possa direcionar melhor e com mais qualidade os recursos contando com a participação dos cidadãos e interessados.

Nas prefeituras, não é diferente, como o próprio autor relata, gerir recursos é uma espécie de empreender. Nesse processo de planejar, auxiliado pelos recursos computacionaisque darão suporte na tomada de decisões, as prefeituras conseguem visualizar suas disponibilidades, e com isto podem definir com mais assertividade o destino destes recursos. Da mesma forma, se não houver um controle ou acompanhamento do que foi projetado e correção do que não está de acordo com as premissas iniciais esse empreendimento não alcançará o que foi traçado.

Na obra, o autor relata que foi desenvolvido esse trabalho como um estudo de caso e suas experiências vividas, mas conclui-se que se aplicada essa sugestão de metodologia, as prefeituras terão mais condições de gerenciar seus recursos. Alémdisso, através dos sistemas de informação e seus relatórios gerados terão melhores condições de realizar ações corretivas quando necessário, proporcionando a estes entes federativos melhorias e qualidade de vida aos cidadãos.