PLANEJAMENTO DE EVENTO: RALLYE DE REGULARIDADE

 Modalidade: Esaportiva.

 Tipologia: Rallye a pé de Regularidade.

Objetivo: 

Propor uma nova modalidade esportiva no município de Nova Xavantina com intuito de aliar as potencialidades dos recursos naturais com espírito de competitividade entre os participantes do evento.

Metodologia:

A prática do rallye de regularidade, por se tratar de uma atividade muito popular, é bastante executada nos grandes centros urbanos O município de Nova Xavantina por se encontrar distantes destes grandes centros, é carente de atividades ligadas a este tipo de modalidade esportiva, dessa forma, acredita-se que a realização desse evento em um ambiente diferenciado, envolvendo os aspectos naturais, será o fator preponderante que vai despertar o interesse e motivar os atletas na participação do mesmo.

Ferramentas:

1 . Evento.

1.1. Rally a pé de regularidade para equipes de 3 a 6 pessoas   1.2. Saída e chegada em locais pré-determinados pela organização. Saída – Em frente ao Restaurante Paladar – Av. Couto Magalhães – Centro – NX/MT.

Chegada – Praia do Sol

 2. Horários e Inscrições

Horário de partida – 7:00 h

2.1. Faculdade credenciada ou no site da organização.  

2.2. Ordem de largada: conforme a chegada das fichas de inscrição e classificação do campeonato, podendo ser modificada pelo diretor de prova.

2.3. Comparecimento dos participantes em horários pré-determinados pela organização.

2.4. Será cobrada uma taxa de inscrição por pessoa no valor de $ 20,00 reais, exceto em provas gratuitas.  

2.5. As equipes largarão com intervalo de 1 a 5 minutos determinado pela organização.

 3. Participação.

3.1. Aberta à participação de no máximo 45 equipes por categoria, em caso de reserva ambiental conforme lei local, não será permitido mais de 90 equipes em um único evento.

3.2. As equipes devem possuir no mínimo 3 e no máximo 6 elementos, é aberta a possibilidade da equipe ficar com 2 integrantes caso se comprometa a receber um terceiro integrante designado pela organização, é aberta a possibilidade das equipes levarem 7 pessoas desde que a sétima pessoa seja um menor de 16 anos.              

3.3. Idade mínima é de 10 anos completos, menores de 10 anos somente em provas específica ou previamente autorizada pelo diretor de prova. Menores de 18 anos deverão estar acompanhados de maior responsável ou trazer autorização assinada pelos pais.

3.4. O termo de responsabilidade é parte integrante da ficha de inscrição, sem o qual não será aceita a participação de qualquer pessoa.

 4 . Roteiro

4.1. Definido em planilha, com percurso composto por estradas, ruas, trilhas planas, subidas, descidas de dificuldade média com obstáculos naturais.

4.2. Neutralizados: São pontos em que é dado um tempo livre para paradas, descanso e lanches.

4.3. Deslocamento: Parte da prova em que os participantes devem seguir para o local indicado sem a contagem de pontos.

4.4. Provas Especiais: As equipes que passarem pelas provas especiais ganhará bônus conforme definido na própria planilha.

4.5. Nova Largada: Em algum trecho definido aleatoriamente, a prova terá uma nova largada em que as equipes terão seu novo horário, dentro do limite mínimo e máximo definido pela direção de prova.

4.6. Cartilha: Local na prova em que o participante não usa a planilha para navegar, apenas um anexo, ou um cartaz afixado no local com diversas navegações de bússola e discrições, sem as simbologias.

 4.7. Os trechos de medição serão os seguintes:

a. Básicos.

b. Ramificações - roteiros secundários.

c. Especiais - contra o relógio.

d. Cartilha - Forma de navegação feita em forma de texto.

 5. Equipamentos de Segurança.

5.1. A organização do evento fornecerá os equipamentos que forem necessários para segurança das equipes.

5.2. As equipes devem possuir os seguintes equipamentos obrigatórios: Uma lanterna (prova noturna), cronômetro (relógio digital), bússola, canetas, prancheta, calculadora simples.

5.3. O vestuário poderá ser: Tênis confortável ou bota, blusa de moletom, capa de chuva, calça de moletom ou Bermuda, meias grossas, etc.Levar roupa e calçado para o

6. Prova.

6.1. Serão fornecidas duas ou três planilhas por equipe ou mais por definição da direção de prova, com indicações dos caminhos a seguir, velocidade média, observações e símbolo referência.

(se houver ramificação será fornecida planilha.

complementar do trecho indicado, ou haverá explicação na planilha da prova, assim como a cartilha e provas especiais).

6.2. A Planilha constará de 4 colunas:

A primeira distância e metros.

A segunda para símbolo e referência do sentido a ser seguido.

A terceira para e descrição da referência.

A quarta com informações complementares e tempo.

6.3. Cartilha de percurso: Texto com definição completa do percurso escrito por extenso, sem simbologias. Na prova será distribuído uma por equipe ou mais por definição da direção de prova.

6.4 As equipes sairão em intervalos determinados pela organização. Obedecendo a ordem determinada pela direção de prova.

6.5. Durante o trajeto os participantes devem usar jalecos ou camisetas dos organizadores, se for solicitado, caso tenha uniforme próprio da equipe deverão pegar autorização com 10 dias de antecedência caso a organização informa que fornecerá camiseta do evento.

 7. Planilha do Percurso

7.1 Tempo: Nesta coluna a equipe anota o tempo calculado para atingir as referências.

7.2 Distância e Velocidade Média: Velocidade Média horária em cada trecho. (distância em metros).

7.3 Neutralizados: São pontos em que é dado um tempo livre para parada. (descanso, lanches, etc.).

7.4 Deslocamentos: Poderá ser definido um tempo para se caminhar no trecho, onde as equipes não precisam manter a velocidade média, se houver nova largada este tempo poderá ser livre com limite.

7.5 Referências: Indicações de direção a ser seguida, diretamente ou com auxílio de bússola.

7.6  Planilha de Ramificação: Só terá o percurso de ida, podendo ter ou não posto de controle no seu final. Será estabelecido um tempo para o percurso, que poderá ser feito em menos tempo na volta. A não passagem pelo PC de Ramificação indica a perda de 2.000 pontos, toda equipe terá que fazer a ramificação, exceto quando na planilha diz para um só fazer. Faltando integrante a penalização será proporcional.

 8. Apuração.

8.1. A cronometragem será feita com base num tempo padrão, a hora oficial fornecida pelo diretor de prova.

8.2. O PC (posto de cronometragem ou de controle ) estará colocado ao longo da trilha em locais e pontos aleatórios, podendo estar ou não nas referências, onde anotarão os tempos reais de passagem das equipes, anotarão na chegada do integrante que estiver com o crachá se houver ou com a ficha de controle.

8.3. A não passagem em um PC determina a perda de 2000 pontos

8.4. A equipe perderá os seguintes pontos na passagem dos PCS:

8.5. 1 ponto por segundo, só haverá tolerância se determinado antes do início da prova pelo diretor de prova

.8.6. 2 pontos por segundo adiantado, só haverá tolerância se determinado antes do início da prova pelo diretor de prova.

8.7. 500 pontos fixos por equipe se os participantes passarem separados por mais de 10 segundos entre si, ou seja, usar batedor (integrante sai na frente para acusar a presença de PC).

8.8. As equipes receberão saquinhos de lixo que deverão chegar com lixos, caso cheguem vazios e caso a planilha das equipes chegue faltando folhas implicarão na perda de 200 pontos.

PS: Em alguns lugares, as trilhas e a mata estão muito limpas, nestes casos a direção de prova pode anular o recolhimento de lixo.

8.9. O não cumprimento das instruções específicas na planilha e da equipe de resgate acarretará a perda de 500 pontos fixos, caso isto ocorra com integrantes separados da equipe, esta pontuação será dividida conforme o número de integrantes da equipe.

8.10. O atraso superior a 20 minutos na passagem do PC implicará na perda de 1200 pontos fixos.

8.11. O adiantamento de 10 minutos na passagem do PC implicará na perda de 1200 pontos fixos.

8.12. A autoridade do PC: ao avistar um PC a equipe participante deverá prosseguir normalmente e não poderá parar no campo de visão do PC, nem andar circulando ou voltando, sob pena de perder 180 pontos.

8.13. Os PCs funcionarão até 20 minutos após o tempo de passagem da última equipe.

8.14. Desempate na prova: Em caso de empate de pontos na prova, a ordem de desempate é a seguinte:

a – Maior número de integrantes;

b - menor número de equipamentos tecnológicos que auxiliam na prova a qualquer momento na prova a equipe poderá ser vistoriada, se as informações de equipamento fornecida no Check-in não forem verdadeiras a equipe será desclassificada.

c - Sorteio ou algo que as equipes em comum acordo preferem usar para desempate.

 9. Recursos e Protestos.

9.1 Serão aceitos desde que interpostos à administração geral do Rally a Pé, via e-mail em no máximo 48 horas após a divulgação do resultado e pontuação das equipes no site oficial.

9.2. Os recursos e protestos serão julgados pelo diretor de prova e se o mesmo julgar incapaz de dar um parecer, o recurso será encaminhado a três juristas ligados a Federações na qual o Rally a Pé é filiado.

9.3. Se o Diretor de Prova ou a estância superior julgar procedente o recurso, a equipe receberá os pontos da nova colocação não modificando a classificação das outras equipes.

 10. Casos Omissos

10.1. Casos omissos no regulamento serão analisados e julgados pelo diretor de Prova.

 11. Motivos Desclassificatórios.

1.1. Bebidas alcoólicas, qualquer tipo de drogas ou estimulantes.

11.2. Qualquer ato prejudicial aos companheiros da competição.

11.3. Danos causados a propriedades particulares.

11.4. Danos causados a natureza.

11.5. Jogar lixo fora do lixo.

11.6. Usar rádio comunicador sem autorização prévia, mais de um celular por equipe, produtos tóxicos, buzina ou alerta sonoro e propaganda não autorizada.

11.7. Usar GPS, ou qualquer aparelho que faz transmissão de dados via satélite ou por conexão, já que os mesmos podem causar danos a natureza, expondo os animais a possíveis radiações.

11.8. Atrapalhar o atendimento da equipe de resgate, seja do Rally a Pé ou externo em caso de um integrante passar mal.

11.9. Fazer comunicação entre integrantes da mesma equipe, ou equipes amigas via celular. OBS: Por determinação da direção de prova, a penalização poderá ser individualizada sem prejudicar a equipe e se for em pontos, deverá a equipe neste caso sofrer a penalização correspondente em percentual a pessoa infratora.

12. Penalidades:

Não passar pelo PC ou PCS...................................2.000.

Não respeitar a fila não.Pc..............................................200

Tumultuar o trabalho do PC.......................................1.200Não

passar pelo PC da.Ramificação.........................1.200

Não fechar porteiras........................180

No campo de visão do.PC...................................180

Passar pelo PC do. erro.......................................120

Não respeitar determinação da planilha ou resgate ... 500.

Reclamar ou agir grosseiramente com qualquer pessoa seja participante ou staff, no dia da prova. Desclassificação, podendo ser individualizada conforme definição do diretor de prova. Se a organização se sentir ofendida pela declaração pública de alguém, seja pela Internet, Imprensa ou no local da prova, a pessoa (caso toda equipe cometa o delito, a punição é para toda equipe) que fez a declaração poderá ser punida na seguinte ordem:

a. Suspenso de uma etapa                              

b. Suspenso de duas etapas.

c. E assim sucessivamente.

d. PC - Posto de controle, onde são anotados os tempos das

e. PCV - Posto de controle ou cronometragem virtual, os próprios participantes é que marcam o horário.

f. PCI - Posto de controle ou cronometragem invisível, os participantes colocam os dados baseados em fotos.

 

13. Vistoria e Identificação dos Competidores.

13.1. Todas as equipes deverão estar no máximo uma hora antes do inicio da prova, caso a equipe se atrase e não apresentem uma justificativa plausível, largarão com atraso respeitando o horário definido antes.

3.2. Os competidores serão identificados pelas carteiras de identidade, fichas de inscrição.

13.3. As equipes poderão ser vistoriadas a qualquer momento na prova pela equipe da organização e resgate, dando a compensação pelo tempo perdido.

 14. Premiação:

14.1 - A premiação de cada campeonato compete ao organizador do campeonato, mas caso a equipe vencedora não esteja presente no local para retirar a premiação, deverá fazer isto na prova seguinte, em não comparecendo, terá seis meses para tirar em uma das provas descritas no calendário. Se a equipe não retirar o prêmio na data estipulada, o mesmo será doado a uma instituição de caridade.