PLANEJAMENTO DA CAPACIDADE DE PRODUÇÃO DE MANUFATURADOS [1]

 

 

 

Raquel Barbosa Santos[2]

 

RESUMO

 

             Este artigo tem a proposta de apresentar elementos importantes para as empresas principalmente no ramo de produção, tendo em vista a necessidade do administrador ou gerente de produção está acompanhando de perto a produtividade, a capacidade de produção, entre outras características importantes a serem analisadas. Com isso compreendemos que sem o planejamento não tem como uma empresa sobreviver no mercado, pois além das exigências do mercado, os clientes também estão cada vez mais exigentes com a forma de atendimento, qualidade, preços entres outros. De acordo com pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), com informações de 2010, de cada cem empresas abertas no Brasil, 48 encerraram suas atividades em três anos, entre as principais razões estão a falta de planejamento e o descontrole na gestão. Muitos empresários começam a atuar sem fazer um plano de negócio antes de abrir uma empresa, é preciso estudar todos os aspectos que envolvem o negócio, devem-se pesquisar quem será o público-alvo, fornecedores, custos fixos e variáveis, concorrência e localização adequada, pois quanto mais informações o empreendedor tiver sobre seu ramo de atividade, maiores são as chances de sucesso.

 

Palavras chave: Planejamento – Conhecimento – Estratégia.

 

INTRODUÇÃO

 

 

O Planejamento não é uma prática recente, mas desde muitos tempos atrás onde já existia, onde pessoas começaram a pensar em maneiras e características para aplicações de futuras escolhas, estas possíveis de serem notadas nos dias de hoje, nas construções de pirâmides, a Grande Muralha da China e outras maravilhas do mundo antigo, em todas essas construções foram usadas planejamentos. Mas esse planejamento era um meio simples sendo usado por indivíduos e pequenos grupos. Já quando as sociedades se tornaram altamente organizadas, o planejamento passou a ser considerada uma parte integrante de liderança e administração.

Contudo as empresas estão preocupadas também em oferecer produtos de qualidade para seus clientes, um ótimo atendimento e fazendo o possível para a satisfação das necessidades dos clientes. O Planejamento da Produção garante a análise sobre a capacidade de trabalho atual e futura da organização, onde o controle de utilização dos recursos permite que seja feita a análise das ocorrências entre o que foi planejado e o que realmente foi executado.

Podemos observar a realidade de muitas empresas nos dias atuais que não aplicam um planejamento correto, fazendo com que a mesma apresente resultados negativos prejudicando na lucratividade da organização, gerando vários problemas desde o seu processo de produção até chegar ao cliente.

Todavia quando se aplica uma análise em uma determinada empresa verificamos de que forma ou maneira esses gestores estão aplicando o planejamento, e quais seus resultados diante do que estão desenvolvendo, se está sendo adequado ou não para obterem-se resultados positivos.Dessa forma alguns conceitos precisam ser levados em consideração ao se planejar.

ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA

 

 

Frederic Winslow Taylor,(1856-1915) o fundador da administração cientifica, nasceu na Filandélfia nos Estados Unidos, engenheiro mecânico,  é considerado o “pai da Administração Científica”, aplicando métodos de pesquisas para identificar a  melhor maneira de trabalhar, ele estudava os problemas existentes nas organizações com intuito de conseguir alcançar seu objetivo principal de resolver os problemas.

De acordo com CHIAVENATO (2012), O taylorismo demonstrou que a maneira espontânea com que os trabalhadores antes executavam suas tarefas era a mais fatigante, menos econômica e menos segura, onde os operários eram os mais prejudicados, ariscando suas próprias vidas para poderem realizar suas atividades.

Taylor usou alguns princípios gerenciais da administração cientifica divida em quatros preceitos

  1. Principio de planejamentos: que substitui a imprevisão pela ciência por meio do planejamento do método do trabalho.
  2. Principio de preparo: selecionar cientificamente os trabalhadores de acordo com suas aptidões e treiná-los para produzir melhor.
  3. Principio do controle: certifica-se se o trabalho está sendo executado de acordos com os métodos definidos.
  4. Principio da execução: distribuir atribuições e responsabilidades

CONCEITOS DE PLANEJAMENTO

 

 

     O Planejamento pode ser definido como o processo de estabelecer objetivos ou metas, determinando a melhor maneira de atingi-las. O planejamento é o processo de nos certificamos que os recursos humanos, materiais e financeiros que trabalhe lado a lado fornecendo as informações e as estimativas que permitem juntar esses recursos com maior eficácia. Controlar é uma sequência importante do planejamento eficaz, ele avalia desempenho real em relação aos planos.

O processo de planejamento é a ferramenta que as pessoas e organizações usam para administrar suas relações com o futuro. É uma aplicação específica do processo decisório. As decisões que procuram de alguma forma, influenciar o futuro, ou que serão colocadas em prática no futuro, são decisões de planejamento (MAXIMIANO, 2004, p. 105.)

     Nessa citação o autor faz menção do conceito de planejamento, sabemos que o planejamento é importante, principalmente nas empresas, até mesmo antes de criar uma empresa, ali já começam um planejamento do ramo de atuação, espaço físico, geográfico, público alvo, e quando se trata de uma empresa que fabrica produtos toda a atenção e voltada para se realizar um planejamento eficaz, sendo de suma importância, pois mostra o quando a empresa está preparada para acompanhar as exigências do mercado e a globalização.

.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

 

      Para CORRÊIA (2006) o planejamento estratégico inclui atividades que envolvem a definição da missão da organização da empresa, criando estratégias que vão beneficiar, com melhores resultados de produção.

nível estratégico compreende os altos executivos da organização, responsáveis pela definição dos objetivos e plana da empresa, e tomada de decisões quanto às questões de longo prazo da empresa, como: sua sobrevivência, crescimento e eficácia geral (CORRÊA apud. BATEMAN, 1998, p. 30).

           

 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

 

                        De acordo com CHIAVENATO (1999), o termo estratégia vem do grego strategos, que significa “general”, antigamente, significava a arte e a ciência de levar as forças militares á vitória.

                         Hoje as empresas pequenas e grandes, e também as organizações não lucrativas, usam estratégia para escolher as melhores opções para atingir seus objetivos. Tem-se tornado excepcionalmente importante nos círculos empresariais hoje, em grande parte devida á crescente complexidade dos ambientes tanto internos como externo.

O processo de planejamento estratégico compreende a tomada de decisões sobre qual o padrão de comportamento que a organização pretende seguir, produtos e serviços que pretende oferecer, e mercados e clientes que pretende atingir.

 (CORRÊA apud MAXIMIANO, 2006).

       PLANEJAMENTO TÁTICO

 

Planejamento tático representa uma tentativa da organização de integrar o processo decisório e alinhá-lo à estratégia adotada, para orientar o nível operacional em suas atividades e tarefas a fim de atingir os objetivos organizacionais. (CHIAVENATO, 1994).

PLANEJAMENTO OPERACIONAL

 

O processo de planejamento operacional consiste e os objetivos operacionais definem como, e o que a organização deve fazer para realizar os objetivos estratégicos (MAXIMIANO, 2000, p.248)

                        O planejamento operacional inclui cada grupo de tarefas que necessitam ser executadas, é bastante detalhado e é direcionado para o curto prazo. Cada plano tático que é elaborado na organização exige o desenvolvimento de vários planos operacionais, por exemplo: O plano de marketing exige que se desenvolvam planos operacional tais como: plano de pesquisa de mercado, plano de vendas, plano de promoções, entre outros.

 

 

IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO PARA AS ORGANIZAÇÕES

 

 As empresas que adotam o planejamento como uma ferramenta importante no processo produtivo conseguem se sobreviver diante das dificuldades enfrentadas pelo mercado competitivo.

Numa organização proativa, o processo de planejamento permite elevar o grau de controle sobre o futuro dos sistemas internos e das relações com o ambiente. A organização que planeja procura antecipar-se às mudanças em seus sistemas internos e no ambiente, com uma forma de garantir sua sobrevivência e eficácia (MAXIMIANO, 2000, p.179).

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

 

De acordo com o que foi apresentado, o Planejamento da Produção e uma ferramenta importante que ajudam as empresas e organizações a organizarem as suas atividades a serem executadas de uma maneira eficiente são evitando a perda de materiais no processo de produção. Tornando-se assim indispensável para o sucesso organizacional. Através das pesquisas bibliográficas observa-se que o planejamento além de ser muito importante para as empresas é essencial, sendo utilizado como uma ferramenta indispensável para desenvolver novas ideias, projetos e alavancar a produção na melhor forma possível.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

CHIAVENATO, Idalberto. Administração: Teoria, Processo e Prática. 2. ed. São Paulo,Markron Books,1994. 522p.

CHIAVENATO, Idalberto, Teoria Geral da Administração, vol.2, 6 ed. Rio de Janeiro, Campus, 1999.

CHIAVENATO, Idalberto, Princípios da Administração: O Essencial em Teoria Geral da Administração, 2 ed. Barueri,SP: Manole,2012.

 

CORRÊIA, Carlos A. e CORRÊIA, Henrique L.: Administração de Produção e Operações: Manufatura e Serviços: Uma Abordagem Estratégica. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

CORRÊA, Kenneth, Níveis de Planejamento: Planejamento Operacional 2007. Disponível em < http://www.administracaoegestao.com.br/> Acesso em 19 de Fevereiro de 2014.

CORRÊA, Kenneth, Conceito de Planejamento Estratégico. 2008. Disponível em < http://www.administracaoegestao.com.br/> Acesso em 19 de Fevereiro de 2014.

MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Introdução à Administração. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2000.

MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria Geral da Administração da Revolução Urbana á Revolução Digital. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2004.

 



[1] Artigo apresentado para disciplina Seminários Avançados de Administração, sob orientação da professora Elines Santos.

[2]  Acadêmica do curso de Administração de Empresas da Faculdade de Itaituba (FAI), Itaituba – PA, 2014.