RESUMO ? Nas últimas décadas os problemas ambientais tem se agravado devido à contínua emissão de poluentes na atmosfera, caracaterizados por quantidades excessivas de gases e materiais particulados danosos ao meio ambiente e à saúde dos seres vivos. Isto se deve principalmente ao uso ostensivo de combustíveis fósseis como fonte de energia. Assim representantes de diversas áreas do conhecimento vêm se motivando a estudar formas alternativas de produção de energia. Entre as formas mais estudadas pode-se citar a utilização do álcool proveniente da cana de açúcar e o mais recente utilizado, o biodiesel, os quais se enquadram em uma classe de combustíveis renováveis.

Um outro tipo de combustível renovável que está sendo largamente estudado é o bio-óleo, este é obtido a partir da pirólise de biomassas, tais como madeira, resíduos florestais e agrícolas. O bio-óleo, além de ser utilizado como combustível, pode ser empregado como matéria prima para a síntese de diversas outras substâncias de alto valor agregado. Diante disso, o presente artigo visa à compreensão do processo de pirólise, elucidando seus principais tipos de processo, além das classes de biomassa mais empregadas.

INTRODUÇÃO

No decorrer da história, o uso da biomassa tem variado consideravelmente sob a influência de dois fatores principais: a densidade demográfica e a disponibilidade de recursos (Mesa et al., 2003).

Assim a demanda mundial por energia, especialmente a proveniente do uso de combustíveis fósseis visando atender os altos níveis de produção industrial tem sido um dos principais agravantes dos problemas ambientais. A fim de amenizar esses efeitos tem sido realizados estudos de fontes renováveis de energia e combustíveis menos poluentes, como os bio-combustíveis, o etanol produzido a partir da cana-de-açúcar ou milho e o biodiesel, que pode ser extraído de oleaginosas como soja, mamona, pinhão manso, entre outros. Outra alternativa de biocombustível renovável que tem sido bastante estudado é o uso de combustíveis provenientes de resíduos de vegetais, como madeira e bagaço de cana.

Esses materiais são designados biomassa, os quais possuem uma grande quantidade de energia que é acumulada durante o período de crescimento dessas plantas por meio da fotossíntese, a energia obtida através destes é denominada de bioenergia.