A vida é simples mas, nos gostamos mesmo é de complicar. Semana passada solicitei a um colega da equipe que coordenasse uma novo projeto e ele com toda a educação e um montão de argumentos me convenceu que estava sobrecarregado. Passados 15 dias novamente, tentei delegar um novo trabalho e novamente o colega disse que não dava, ainda não tinha terminado o trabalho anterior, engraçado que neste mesmo dia me pediu para sair mais cedo, pois precisava visitar um parente no hospital. Até  ai tudo bem, afinal, um dia  todo mundo precisa visitar um parente no hospital ou outro lugar. Mas, ontem comecei a desconfiar que tem algo errado, porque o colega veio com mais uma desculpa  para uma tarefa simples que não consumiria mais do que duas horas para ser realizada. Acredito que assim como eu você, provavelmente, conhece alguma pessoa que é conhecida por sempre, ou quase sempre, dizer não. Não posso. Não tenho tempo. Não vai dar. Não sei. Não quero. Não vou, ou: eu gostaria muito de poder ajudar, mas infelizmente estou sem tempo, tenho que terminar este trabalho. Dizer não é uma arte, mas ouvir não à toda hora cansa. No trabalho, então, é difícil conviver com esse tipo de gente. Ocorre que precisamos trabalhar, trabalhamos muito e nem sempre escolhemos as pessoas com quem trabalhamos. Imagine o que é trabalhar com pessoas que só dizem não! Aprendi que a melhor maneira de conviver com essas pessoas é pensar em possibilidades; nem sempre funciona, mas vale a pena tentar. Por exemplo: "Fulano, tenho duas tarefas. Eu posso ficar com uma e você com outra. Qual você escolhe?". E se o chato ou a chata não escolher, você diz: "Tudo bem, eu escolho por você". O mestre Dalai Lama diz que aprimorar a paciência requer alguém que nos faça mal e nos permita praticar a tolerância. Sendo assim, sei que é difícil, mas vamos agradecer pela oportunidade de praticarmos a paciência, a tolerância. O mestre budista deve saber o que diz e, de quebra, fazendo isto talvez possamos garantir um lugarzinho no céu. Não sei se serve de consolo, mas você já percebeu que pessoas que só dizem não também são aquelas que vivem reclamando da vida, do mundo e só tem amigo chato? Ora, os chatos se entendem! Que sejam felizes!

Você conhece a lei da ação e reação: pessoas que só dizem não são esquecidas pelos outros, não recebem feedback verdadeiro, perdem oportunidades. Mas, como acredito que metade mais um de todos os problemas podem ser resolvidos com diálogo verdadeiro, creio ser este o melhor caminho para se aproximar do Sujeito Não por Excelência" e melhorar a relação, principalmente, no ambiente de trabalho.

Não é fácil lidar com a natureza humana; ainda bem. porque se fosse perderia a graça. E como dizia Dom Hélder Câmara: "É graça divina começar bem. Graça maior persistir na caminhada certa. Mas graça das graças é não desistir nunca".

Brilhou um ponto de interrogação na minha mente. Serei eu um chato? Melhor pular esta parte.

Manoel Ferreira – abr/2012