O pêssego é uma das frutas mais consumidas pelo seu sabor delicioso e a variedade de formas que ele apresenta, com polpa suculenta, e doce, ele deve ser consumido ao natural. Outro tipo de pêssego é o de polpa dura, sendo que o seu caroço é bem aderente a fruta, esse sim é geralmente usado para compotas e enlatados.

Outra variação muito interessante é a chamada de nectarina, que é uma mudança genética, esse tem uma cor mais viva, entre o amarelo forte e o vermelho brilhante e geralmente é menor.

O pêssego e a nectarina, são geneticamente iguais, apesar da diferença de aspecto e sabor, que existe no mundo todo. Há muitas outras variedades, que costumam se renovar cada ano que passa, principalmente na França, Espanha e Itália.

Quando os pesquisadores estudam uma nova variedade de pêssego, eles já classificam e determinam o seu futuro, que pode ser para indústria ou para ser consumido ao natural.

A separação também é feita por tamanhos: pequeno, médio e grande.

Quando eles vão direto para o consumidor, os preferidos são aqueles que têm polpa suculenta e saborosa, com tamanho de médio para grande, com caroço não aderente.

A árvore do pêssego é de porte pequeno, e na época da floração, fica toda coberta por flores cor de rosa, muito delicadas e sensíveis a geadas.

A origem do pêssego é a China, que através das rotas comerciais, foi levado para o Ocidente, tornando-se uma das culturas de maior importância em todo o mundo, principalmente na Itália e Espanha, que se tornaram os maiores exportadores de pêssego do mundo.

Depois deles, Grécia, França e Turquia são os maiores produtores, apesar de que hoje em dia, alguns países da América do Sul, como Brasil e Argentina, tem se revelado uma grande potência de produção.

O pêssego tem pró-vitamina A, que é essencial para a nossa visão, para o desenvolvimento dos nossos ossos, a manutenção dos tecidos corporais, reprodutivos e hormonais.

Além disso, o pêssego tem alto teor de vitamina C, prevenindo gripes e resfriados, melhorando a absorção do ferro e maior fixação do cálcio.

As lindas flores do pessegueiro servem para fazer chás laxantes, anti-espasmódicos e sedativos.

Confira o blog Cenaless para mais informações.