1. REFERËNCIA BIBLIOGRAFICA

GOLDENBERG, M. Pesquisa Qualitativa em Ciências Sociais. In:________. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. 11. ed. Rio de Janeiro: Record, 2009. p.16-24.

2. AUTORA

Mirian Goldenberg antropóloga e professora do Departamento de antropologia Cultural e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É doutora em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro autora de diversos livros publicados um deles ‘A arte de pesquisar’.

3. RESUMO

O capitulo pesquisa qualitativa em ciências sociais do livro A arte de pesquisar trata-se de como construir uma pesquisa cientifica utilizando vários métodos como a pesquisa qualitativa, pesquisa de campo e outros métodos.
Esse capitulo a autora começa a tratar sobre diferentes pesquisadores que não aceitam um único modelo de fazer pesquisa qualitativa em diversas áreas da ciência baseando em uma só, a da natureza, que a pesquisa qualitativa em ciências sociais tem que ter um método próprio.
A autora cita Augusto Conte que defendia a unidade de todas as ciências com base em uma hierarquia e uma não poderia existir sem a outra, o pesquisador não pode influenciar a pesquisa com seus pensamentos cita também Émile Durkheim que como Conte defendia a unidade das ciências. (p.17)
Em outro parágrafo alguns pensadores criticaram o modelo positivista de conhecimento aplicado a ciências sociais que através de métodos de outras ciências poderia destruir a realidade já que esqueciam a dimensão de liberdade e individualismo do ser humano. (p.18)
A autora também cita Wilhelm Dilthey que criticava o uso do método das ciências naturais pelas sociais, que era um método diferente dos objetivos de estudo, cada qual teria um objetivo e métodos diferentes e que este teria que ser compreendido de forma singular. (p.19)
Houve muita discussão entre pensadores que diferenciam as ciências sociais das demais ciências, outro autor citado Frédéric Le Play foi um dos primeiros a estudar a realidade social, levando em consideração a observação direta e objetiva da sociedade. Outros pesquisadores chegaram à conclusão que se passarem um tempo na sociedade estudada poderiam chegar a melhores conclusões do que simplesmente interpretar um conto de pessoas que estiveram nesse lugar.
A autora cita Franz Boas que no “inicio do século XX o trabalho de campo passou a orientar pesquisas antropológicas” (p.21), e que tudo deveria ser anotado, precisariam estudar as culturas e envolver a vida das pessoas da comunidade em que vive.
Com o trabalho de campo foi colocado na pratica a observação e que se deve ir a fundo na cultura e nas pessoas que serão estudadas e recomendaram inserir vários assuntos sobre o trabalho de campo para que cada vez mais pudessem compreender a visão da cultura e das pessoas pesquisadas.
Com o conhecimento das pesquisas em campo poderia entender melhor, o emprego das técnicas e metodologia usada na pesquisa qualitativa em ciências sociais, cogitando que o resultado das pesquisas seja com maior dialogo entre o entrevistador e pesquisado.

4. CONCLUSÕES DA AUTORA

Segundo a autora os pesquisadores seguem a abordagem qualitativa nas pesquisas e defendem um modelo único de pesquisa para todas a ciências, baseado no modelo de estudo das ciências da natureza.

5. MODELO TEÓRICO

A teoria que serviu de embasamento para a autora foi o método histórico e comparativo de vários autores.

6. CONCLUSÃO PESSOAL

Mirian Goldenberg explica de forma minuciosa como surgiu a pesquisa qualitativa em ciências sociais citando vários autores e suas teorias, mostrou a importância da pesquisa de campo e suas observações e que pode ser muito utilizada para pessoas que venham a fazer trabalhos científicos.