FACULDADE NOSSA CIDADE – FNC

BACHARELADO EM ADIMINITRAÇÃO DE EMPRESAS 

ODAIR VICENTE DA SILVA AMARAL 

PESQUISA DE MARKETING E DECISÕES 

ORIENTADOR PROF°  LAWTON BENATTI

Na atualidade observamos o crescimento das informações nas diversas esferas da sociedade, e logicamente a mídia digital consolidou esta facilidade das informações, más será que estas informações possuem uma certa qualidade e porque não dizer confiabilidade.

Outra questão a analisar é como gerir estas informações, ou então como aplicar estas informações dentro da organização?

Um meio importante em obter estas informações, de maneira rápida e com total confiabilidade são as pesquisas em modo geral, claro que para a obtenção de resultados expressivos em uma pesquisa sempre é indicado à contratação de um profissional com experiência de mercado ou então de um Instituto, Fundação especializados no ramo como FIPE, IBGE, DATAFOLHA, IBOPE, etc.

Após este passo, o próximo é o objetivo da pesquisa que necessariamente precisa estar claro e evidente, assim buscando informações em um determinando mercado alvo. Uma pesquisa tem um início meio e fim, com suas etapas particulares, como estaremos abordando nesse artigo.

A partir da necessidade do cliente, também conhecido como contratante é verificado o publico alvo da pesquisa. Este público alvo dependerá sumariamente do objetivo desta pesquisa, um fator está ligado diretamente ao outro, vejamos um exemplo:  pesquisa de intenção de votos próximo ao período eleitoral ser realizada com crianças e adolescentes com até 14 anos de idade, ou seja, este público alvo não estará votando nesta eleição ! A necessidade é para descobrir a intenção dos votos de eleitores!

Partindo para um próximo passo da pesquisa, podemos dizer que ela se inicia propriamente dito, pois sai do campo teórico e inicia-se o físico. É o começo do projeto, onde é deixado de lado técnicas, análises e metodologias, para iniciar o trabalho físico, chamado de campo, esta etapa é de suma importância denominada de coleta de dados.

A pesquisa de campo quando denominada, pode-se dividir em diversos ramos, como das seguintes formas: in loko, telefone, e-mail, fax, Internet, etc. Para uma melhor coleta de dados é indicado realizar esta pesquisa como chamado acima de IN LOKO, ou seja, no local. Nesta forma de pesquisa podemos destacar o papel fundamental do pesquisador, pois é ele o representante da unidade pesquisadora no local, e conseqüentemente exerce um papel fundamental para um bom trabalho ao que se refere na etapa de coleta de dados e assim obter informações valiosas para o objetivo da pesquisa.

Neste momento da coleta de dados há um formulário padrão, onde as informações necessárias já estão locadas, informações essas como já informado anteriormente estão diretamente relacionadas ao objetivo da pesquisa. Este formulário é dividido em 3 partes: classificação interna, dados de classificação e identificação do respondente (demográficos) e a terceira parte esta relacionada com o assunto, onde há perguntas de fato.

Fator importante para uma boa realização de coleta de dados é a imparcialidade do pesquisador, que obterá em muitos casos dados sigilosos que não poderão em hipótese alguma estar acompanhado de um pré-julgamento ou até mesmo um conceito decisório, além deste fator de imparcialidade, também é fundamental o pesquisador conhecer o objetivo da pesquisa e todas suas possíveis vertentes. Assim a coleta de dados conseguirá ser muito mais substancial do que superficial, facilitando por demais a próxima etapa da pesquisa.

Ao término do trabalho do pesquisador, inicia-se uma próxima etapa desta pesquisa que é a análise de dados e informações obtidas pelo trabalho de coleta de dados. O analista desenvolverá o trabalho de interpretar as informações obtidas nos questionários de pesquisa e tabular no sistema ou em forma de planilhas estas determinadas informações, gerando resultados do que foi pesquisado, posteriormente gerando os chamados relatórios gerenciais. Porém é válido lembrar que mesmo chegando ao relatório gerencial e ao findar da pesquisa, isso não quer dizer que podemos lançar um produto ou cravar a vitória de um determinado candidato nas eleições!

Um erro muito comum nas organizações é pensar que tendo a pesquisa pronta em mãos os problemas serão resolvidos ou encaminhados, pelo contrário, pois neste momento é que o administrador de uma determinada empresa, o gestor do órgão público ou privado, o líder do projeto , etc; terá que gerir esta informação. A gestão de informação no mundo coorporativo é fundamental! O que fazer com as informações obtidas, qual a melhor decisão a ser tomada, é necessário rapidez de decisão ou permanecer como está e posteriormente agir? "Gerir a informação é, assim, decidir o que fazer com base em informação e decidir o que fazer sobre informação. É ter a capacidade de selecionar dum repositório de informação disponível aquela que é relevante para uma determinada decisão e, também, construir a estrutura e o design desse repositório."(Zorrinho 1995, p. 146).

Como citamos no início, com a chamada globalização é impossível ficarmos em uma ilha no que se refere ao campo da informação, esta informação existe e é valiosa a ponto de chegar a valer milhões de reais, por isso a tomada de decisão é fundamental para a organização; afinal, não é possível “engavetar” um relatório em um processo longo de coleta de dados e análise de dados e não realizar a Gestão de Informação.