THAIS ALVES DE OLIVEIRA

FACULDADE NOSSA CIDADE

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

ORIENTADOR: PROF LAWTON BENATTI

PESQUISA DE MERCADO

Estratégias para criação da Empresa

Quando uma Empresa é criada, independentemente do ramo de atividade, a principal preocupação é com a obtenção de receita, e para obtê-la existe três maneiras.

Criar, conquistar e expandir mercado.

Encontrar o preço ideal é um trabalho que deve ser feito a partir do momento em que a empresa é criada, sendo necessários uma planilha ou sistema onde a apuração do custo torne-se uma ferramenta de trabalho, pois a partir do momento que a empresa tem o conhecimento do custo real dos serviços, é possível uma tomada de decisão mais consciente e com menor risco.

E somente com o pleno conhecimento do custo de cada atividade a Empresa poderá implantar um plano de ação e estratégias de custo e médio prazo.

Objetivo especifico

  • Levantar os itens necessários para implantar a empresa.
  • Determinar a forma de gerenciar a administrar a empresa.
  • Apurar os custos de implantação
  • Verificar a viabilidade da mesma
  • Encontrar o percentual % de cada item que compõe o custo fixo da empresa
  • Realizar uma pesquisa de campo, voltada a conhecer as necessidades e interesses do cliente, podendo contratar Empresa Terceira como: IBGE, SENSU e SENSO
  • Definir o plano de ação e estratégia de atuação de Marketing
  • Estabelecer contato com todas as empresas com as quais a Empresa tem interesse em fazer parcerias.

Esta fase é considerada a mais importante, pois dela depende todas as outras três, sendo dedicado maior espaço para melhor exploração e esclarecimentos.

Objetivos Gerais

Propor um plano de melhoria com base no método PDCA de tal forma a cumprir a meta estabelecida.

Objetivos Específicos

  • Observar o ambiente de trabalho com a finalidade de identificar o problema
  • Coletar os dados relevantes

As Empresas de pequeno, médio e grande porte tem que ser analisada como um todo, principalmente na Área Comercial que ganha um papel estratégico para números maiores na Empresa, pois fica viável que não basta somente fazer a venda do produto, é necessário o setor de pós venda para dar o devido suporte e ajudar os clientes e ajudar no seu crescimento.

Empresas de Grande porte estão investindo na Venda do produto e treinamentos para seus clientes, assim garantindo a credibilidade e confiança de seus clientes e fornecedores.

Objetivos e procedimentos metodológicos

Objetivos Gerais

Propor um plano de melhoria com base no método PDCA de tal forma a cumprir a meta estabelecida.

Objetivos Específicos

  • Observar o ambiente de trabalho com a finalidade de identificar o problema
  • Coletar os dados relevantes
  • Procedimentos Metodológicos

Método da Pesquisa

 Método de Solução do Problema

O método usado é o PDCA e o SDCA, o PDCA é usado para melhorar e o SDCA para manter. Para investigar as causas do problema é usado inicialmente Brainstorming o qual levanta uma lista de possíveis causas, em seguida é realizada a categorização destas causas e dispostas em um diagrama de causa e efeito. Para analisar são usadas as ferramentas básicas da qualidade.

Utilizando o PDCA consegue entrar direto no problema em busca da sua solução, embora não consiga realizar está solução inicialmente, ou seja, na primeira tentativa, mas caso não aconteça realiza-se o PDCA novamente.

O SDCA é utilizado após atingir o objetivo ou a solução do problema, sua finalidade de manter é garantir que não se repetirá o problema, ou que caso venha ocorrer possa ter uma solução mais rápida e ágil.

Consecuções dos objetivos

REFERÊNCIAS 

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2009.