FACULDADE NOSSA CIDADE

 Administração de Empresas

Patrícia Pereira de Almeida

Orientador: Prof. Lawton Benatti 

Pesquisa de Mercado no universo da Política.

A pesquisa de mercado na política procura encontrar os interesses do eleitor, identificando as suas necessidades, seus desejos e seus valores. Através disso, o candidato pode desenvolver estratégias com uma margem de erro muito menor comparada à quando não há uma pesquisa.

Em uma campanha eleitoral, devem ser pesquisados vários pontos como por exemplo: o tamanho do mercado e a sua segmentação, o que venha valorizar o eleitor, o potencial deste mercado com base em padrões históricos de voto, a opinião dos eleitores em torno de assuntos importantes para a sociedade.

O resultado desta pesquisa pode vir determinar o próprio conteúdo da campanha de um candidato.

Pesquisa de Marketing “Se comparássemos o marketing com um longo trem com múltiplos vagões, a pesquisa de marketing desempenharia o duplo papel de motor, que impulsiona o trem, e de elemento de ligação entre os diversos vagões, para formar uma unidade funcional e coesa. Em outras palavras, a pesquisa de marketing é pervasiva -- é o cérebro e os músculos de qualquer organização de marketing”. (David A. Aaker)

A política é um universo amplo em todos os aspectos, mas vamos direcionar o nosso olhar para dois aspectos. Vamos entende-los como sendo um positivo e outro negativo.

Se pensarmos no Brasil colonial, as pesquisas de mercado não fariam sentido algum. As pesquisas de mercado no universo político só passaram a ter importância a partir da abertura política no final dos anos 80 e em meados dos anos 90, com o fim dos regimes “ditatoriais”, aliás, em alusão a palavra era bem assim que as “coisas” aconteciam por aqui, eram ditadas ao povo, regime econômico, planos de saúde pública, políticas de educação, governantes a assim por diante.

Com a abertura política e a eleição de governantes escolhido pelo povo, os candidatos sentiram a necessidade de saber como a “massa”, estava entendendo este processo novo de poder escolher quem eles querem que sejam os governantes. Então no primeiro momento nascem as pesquisas de intenção de votos. Com o avanço da tecnologia, políticos e mídias nem sempre imparciais passaram a usarem estas pesquisas de forma mais direcionadas.

Escolhendo um público alvo e suas necessidades básicas: saúde, educação, segurança, emprego, transporte e até mesmo lazer. Feito o pacote é só trabalhar fortemente no marketing e estará eleito o governante.

Na contramão das facilidades das pesquisas de mercado no universo da política, temos o efeito contrário, que seria mais ou menos uma fotossíntese política, apontando por exemplo, uma rejeição por parte do eleitor por um determinado candidato que servirá de elemento para o outro candidato alavancar um aspecto positivo em seu favor, sempre apontando o motivo previamente da impopularidade do outro.

As pesquisas de mercado no universo da política é fundamental em alguns momentos para o eleitor quando aponta as intenções de voto, assim a população passa a ter um olhar mais criterioso sobre os candidatos que aparecem nos primeiros lugares. E isto é bom porque abrem uma discussão com uma amplitude maior sobre estas questões, tornando o processo mais justo e democrático.

O processo de decisão de voto, vem com a dúvida do eleitor se o possível político a ser escolhido corresponderá com as suas necessidades. Com isto o eleitor é motivado a buscar informações no mercado, como por exemplo, as pesquisas de intenção dos votos.

Porém por outro lado pode-se induzir ao erro os eleitores menos informados. Nossa história recente nos mostra isto, quando as pesquisas aliadas a um bom marketing colocou no poder um jovem rapaz com um bom e velho discurso.

Não poderia deixar de apontar também a atual situação política do país, que tem uma mulher no cargo máximo da política nacional.

Alguns podem até achar que é carisma ou presença política. Pode até ser, mas nada é senão uma pesquisa de mercado no universo da política que apontara para este fim, uma mulher no poder. Para constatarmos isto, é só fazermos uma pesquisa e destacarmos quantos mulheres foram candidatas nestes últimos dez anos e quantas foram eleitas.

Clamor popular? Não, pesquisa e Marketing.

Referências Bibliográficas

http://www.slideshare.net/eri_pietri/pesquisa-de-mercado-presentation

http://www.umacoisaeoutra.com.br/marketing/mktpol.htm