Faculdade Nossa Cidade

Administração de Empresas

Karen Cristina F. de Moraes Sedano

Orientador: Lawton Benatti

Pesquisa de Mercado em 5 Passos Fundamentais


A Pesquisa de Mercado consiste na busca de informações que visam identificar as características de um mercado e medir a sua intensidade.

Possibilitando assim uma análise do potencial de venda, onde pode estimar a capacidade de compra de um determinado produto pelos consumidores.

Conforme Beatriz Samara e José Barros (2002),

Pesquisa é: “[...] um recurso de grande poder para coletar, analisar e extrair informações valiosas de dados, tanto externos como internos às organizações”.

Tendo em vista esta percepção, podemos seguir com alguns passos para que tenhamos uma estrutura de pesquisa a seguir:

1) Definir o público alvo e os objetivos

É importante saber qual o objetivo principal de sua pesquisa, bem como para quem ela será direcionada. Informações estas que será de suma importância ao longo do processo de sua pesquisa.

Para que consiga definir um público, é válido pensar no grupo que as mudanças, ou melhorias, ou lançamento de algum produto causará impacto, e ouvi-los.

Já para definir o objetivo, é preciso traçar a relevância da pesquisa, pois, precisará questionar, qual informação precisa saber, seja se o produto será bem aceito, ou se as melhorias no serviço serão adequadas para suprir as necessidades.

Desta forma, para validar o objetivo escolhido tem que identificar se esses dados colhidos serão suficientes para uma tomada de decisão, o que fará depois que tiver os dados em mãos?

Não que seja uma regra, mas para melhor definição de uma pesquisa, a melhor opção é que seja traçado somente um objetivo, de maneira que a pesquisa não fique muito extensa, causando desconforto e irritação por parte do cliente.

 2) Definir o método de pesquisa

 De que maneira essa pesquisa será conduzida, como fará essa pesquisa? De onde vai captar esses dados ou como serão coletados?

Para coleta de dados são utilizados dois tipos: os primários, que é preciso coletar, tabular e analisar através de formulários de questionários, e os secundários são os que podemos acessar nas fontes “externas”, como por exemplo, o IBGE, revistas, etc.

Poderá traçar a aplicação da pesquisa com os tipos principais desta, como: entrevistas pessoais, correspondências, por telefone, por e-mail e por formulário online.

 3) Montar o questionário e aplicar a pesquisa

Depois de já definidas as etapas anteriores, com todas as informações já reunidas durante o processo, precisará montar o questionário.

E para isso precisa definir se as perguntas serão fechadas (com alternativas), ou abertas (dissertativa, onde a pessoa fica livre para descrever sua resposta).

Importante lembrar que as perguntas abertas podem conter dados, e informações mais detalhadas, de forma que enriquecem sua pesquisa, mas devemos conter a euforia e ter cautela, pois, para a tabulação desses dados, exigirá muito tempo e cuidado na análise.

Pontos fundamentais para a entrevista:

  • As perguntas devem ser objetivas, - de modo que não induza a resposta do entrevistado;
  • A entrevista da pesquisa não deve demorar muito, - a demora causa irritação no entrevista, e este pode ser um motivo de fracasso no resultado desta pesquisa;
  • Inicie pelas perguntas mais simples, - desta forma alocará as perguntas de forma estratégica para resposta do entrevista, não causando estresse.

 4) Analisar os dados

 A um passo da conclusão de sua pesquisa, fará a tabulação dos dados, ou seja, organizar todas as respostas, que pode cruzar as informações para enriquecer sua pesquisa, pode incrementar com as com respostas abertas, com consciência de que podem surgir várias ideias, soluções, melhorias, apontamento de problemas para uma ação, e elaborar um relatório final que fará chegar a uma conclusão, tendo como base se foi possível ter as respostas que procurava, se as informações obtidas ajudarão a tomar decisões, a partir de que ponto seguirá após a pesquisa concluída.

 5) A Decisão

Após o longo e demorado processo de pesquisa, e coleta de dados, se resguardando dos cuidados necessários para mensurar precisamente o resultado, é chegada a hora da decisão.

O fato de ser o último passo, não é mais simples, exige cuidado e atenção para a decisão que seguirá.

Mas terá toda a base, todas as informações necessárias para que se sustente na decisão tomada, sendo a mais segura e acertada.