PESQUISA DE MERCADO APLICADO AO PROCESSO DE INOVAÇÃO

Antes de falar diretamente a pesquisa aplicada ao processo de inovação em suas diferentes esferas, é primeiramente necessário entender sobre a pesquisa em si. Pois de que forma estará sendo aplicada este pesquisa, na questão inovadora sendo do produto, serviço ou processo. Neste capitulo será tratado do conceito e da realização desta pesquisa.

A partir da década de 30 do século passado, mais precisamente em 1934, foi quando aconteceram as primeiras pesquisas de mercado, inicializadas no Brasil, a pedido de empresas norte-americanas instaladas aqui. Mattar,(2007 P.1).

O “negócio pesquisa”, ou o ramo de pesquisa propriamente dito vem crescendo no Brasil, já em 2003 eram 162 empresas neste ramo, chegando a um faturamento de R$ 686,5 milhões, segundo a Abep – Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa; porém muito longe do desenvolvimento ocorrido nos EUA, talvez pela falta de conscientização das empresas brasileiras e pela a importância dada para estas respectivas pesquisas de mercado. Mattar,(2007 P.3).

A pesquisa em si, necessariamente não subsiste do nada, ou sem motivo, por isso para iniciar um processo de pesquisa é necessário ter um problema, ou a intenção de descobrir algo, saber algo, conhecer algo, identificar algo, sempre voltada para a tomada de decisão de algo. O “algo” citado na linha acima é informação relativa ao processo e informações concretas pela realização da coleta de dados. Quando uma organização precisa de uma base para uma possível contratação, lançamento de produto, serviços ou a tendência de consumo de um determinado nicho de mercado; até mesmo o comportamento de uma classe social referente a um determinado produto, precisará de uma base de informação que a pesquisa fornecerá.

O produto final adquirido deste processo independerá do que o solicitante, contratante deseja obter como um resultado. É válido afirmar que é retratado o objetivo da pesquisa. A pesquisa não poderá ser utilizada para provar algo, alguma situação ou um posicionamento, a pesquisa é uma coleta de dados que após alguns passos, fornecerá informações importantes.

Para iniciar um processo de pesquisa é necessário elaborar um projeto, para que assim este tenha um começo, um meio e um fim. Dentro deste projeto destaca-se quatro (4) etapas fundamentais para um bom desenvolvimento: Objetivo da Pesquisa, Público alvo a ser pesquisado, Fontes da Pesquisa e Metodologia.

A- Objetivo da pesquisa: É algo a descobrir, o ponto principal do levantamento de dados, é onde quero chegar. Veja a seguir um exemplo de objetivo: - Esta pesquisa tem como objetivo conhecer o comportamento de compra da terceira idade para xampu anti-caspa.

B- Público alvo a ser pesquisado: O alvo da coleta de dados poderá ser o cliente da empresa, como também o ramo em que atua ou deseja atuar. O público alvo não está somente ligando as pessoas, más sim ao segmento de consumo e/ou utilização, pode-se exemplificar como: público, produto, tendências, ocorrência, setorial, estrutural (como o setor está desenvolvendo, em alta ou em baixa), cadeia de produção ( quantas empresas estão neste ramo ).

C- Fontes de pesquisas podem ser: - Baseada em dados primários, conhecidos como Ad Hoc, ainda não publicados ou registrados. Baseada em dados secundários, são dados que já foram publicados, registrados como IBGE, FGV, FIPE, Fundação Seade.

D- Metodologia é um processo extenso da pesquisa e de suma importância, pois nesta etapa é onde os dados são levantados. Dentro da metodologia destacamos as seguintes etapas:

1-Métodos de coleta de dados (formulário físico, email, Internet, fone);

2-Fontes de pesquisa (de onde serão extraídos os dados, exemplo: IBGE, sites de concorrência, anúncios, panfletos);

3-Coleta de dados (realizada através de campo, telefone, email, fax). Nesta etapa é importante destacar que a pesquisa sendo realizada em campo ou por telefone é que o agente coletor de dados, ou seja, o pesquisador é de suma importância que este esteja completamente engajado no processo, principalmente com o objetivo da pesquisa e plenamente ciente que a coleta de dados é amostral e não individualizada.

            Esta etapa da metodologia, a coleta de dados é uma das etapas mais extensas da pesquisa.

4-Processo de tabulação dos dados, onde após a coleta dos dados, estes dados serão inseridos em uma planilha ou sistema amostral.

5-Processo de analise de dados, executada imediatamente ao lançar os dados, iniciando o momento da interpretação, a verificação dos dados tabulados. Nesta etapa de peso importante, estará surgindo “viés” da interpretação e quase chegando ao resultado da pesquisa.

6-Este resultado é obtido através do processo de descobertas, uma etapa importante, pois após a tabulação e análise de dados o objetivo da pesquisa na questão de dados como informação fica evidente.

7-Porém se este resultado final do processo de pesquisa ficar “engavetado” não terá proveito algum. Após obter o resultado é hora de descrever e oficializá-lo através das recomendações de tomada de decisões, ou seja, ficando a questão se inicia o processo de inovação ou não, manter a campanha de marketing atual ou substituí-la, lançar novos produtos conforme a demanda de mercado ou não; a pesquisa não dará o sucesso na tomada de decisão, porém será um embasamento para tal decisão.

            Como mencionado anteriormente no item três (coleta de dados), por se tratar de uma etapa do processo importante é pertinente mencionar que a escolha de ferramentas para a coleta de dados:

A- Formulário de pesquisa;

B- Entrevista;

C- Pesquisa eletrônica;

D- Focus grupo;

E- Pesquisa telefônica ou pessoal;

F- Sistema de coleta de pesquisa simples (totens);

G- Observação no local.

            Não é aconselhável diversificar estas formas de coleta, o mais adequado é utilizar um único tipo de coleta. Sendo o sistema de amostragem numeroso, pode-se utilizar mais de um tipo de coleta, como por exemplo, realizar a coleta no campo e por telefone.

            Partindo mais usual, o mais comum entre o pesquisador é a pesquisa no local, in loko. Para isso é utilizado um formulário padrão no seu lay out, onde é dividido em três partes.

            A parte superior é destinada a classificação interna (uma ou duas linhas no máximo), a segunda parte do formulário é centralizada e destinada aos dados de classificação do respondente e aos dados demográficos. E a terceira parte do formulário que é destinada a maior, fica alocada ao assunto, reportando assim as perguntas do objetivo. Estas perguntas não são aleatórias, mas seguem uma linha, há vários tipos de perguntas, tais como: aberta, fechada, semiaberta, dicotômica, encadeada e matriz. Porém as perguntas modelo escalas são as mais utilizadas no caso de inovação empresarial.

Após a realização de todo este processo e como mencionado com o objetivo claro, pode-se iniciar este levantamento para enfim pode aplicar uma decisão de inovar. Com os dados e resultados obtidos a base está formada, porém é obvio que a inovação o empreendedorismo não esta ligada somente por uma pesquisa de mercado, de situação, más como já falado anteriormente esta pesquisa embasará qualquer processo de decisão.

           

Faculdade FNC

7o. Sem. Adm Noturno

Inovação e Competitividade Empresarial - Prof. Lawton Benatti

Projeto do Livro da Sala: Estudos sobre inovação e competitividade empresarial

Bibliografia:

Mattar, Fauze Najib – Pesquisa de Marketing- edição compacta. ed.4.São Paulo. Atlas 2007, p.1,2,3