PESQUISA BIBLIOGRAFICA NO PROCESSO DE FORMACAO ACADEMICO

Aldeir Sousa Gomes*

 

RESUMO

Vivemos em um mundo de mudanças constantes, face às exigências atreladas ao advento da globalização surgiram novas tecnologias da informação e, com efeito, um novo perfil de homem que se pretende formar. Tais mudanças se tornaram um novo paradigma cultural e educacional desta forma o conhecimento se apresenta como um instrumento mais valioso para o progresso da ciência e da humanidade. A disciplina metodologia do trabalho busca contribuir para as ferramentas de investigação cientifica em função da apropriação da realidade e da construção do conhecimento.

Palavra- chave: Pesquisa, Processo, Bibliografia.

1INTRODUCAO

 

Há um consenso entre os pesquisadores que para o conhecimento cientifico para o progresso é necessário realizar pesquisas bibliográficas rigorosas para identificar o estado do conhecimento possíveis lacunas que possam existir e oportunidades para novas contribuições para o tema em estudo. As revistas cientificam são o principal meio de pesquisas bibliográficas, pois apresentam os principais resultados de investigação,     no Brasil além de revistas cientificas especialmente no campo de administração de empresas, comunicação em conferencias acadêmica tem desempenhado um papel importante na divulgação de resultados de pesquisas. A pesquisa bibliográfica é árdua e demorada, embora a tecnologia da informação forneça uma poderosa ferramenta de pesquisa tem de fato contribuído para a identificação de possíveis fontes de consultas o crescimento exponencial da quantidade de informação disponível.

____________________________

*Acadêmico do 1º período do curso de administração da UNDB

2 A IMPORTANCIA DA PESQUISA PARA A FORMAÇÃO E O DESENVOLVIMETO ACADEMICO

Pesquisa Cientifica se desenvolve a partir de metodologia própria com a finalidade de confirmar ou negar hipóteses através de estudos sistemáticos da realidade um instrumento que serve para a ciência e, se submete a rigoroso conjunto de normas e paradigmas.

Contribui também para o fortalecimento da construção cientifica através do tamanho de amostra, a margem de erro, e os indicadores de tendências.

Então se pode afirmar que sem pesquisas cientificas, não existe construção de conhecimentos, e assim, monografias, teses, trabalhos de graduação e de pós-graduação, assim como também artigos e livros, devem empregar necessariamente princípios da metodologia cientifica para serem aceitos como pesquisas científicas.

Segundo Richardson (1999, p. 15) afirma que “A única maneira de aprender a pesquisar é fazendo uma pesquisa”.

Pois ela visa dar uma resposta, uma solução satisfatória para um problema através de uma investigação, fornecendo novas informações e, aumentando os conhecimentos da humanidade. Portanto a pesquisa cientifica constitui um meio de se atingir o conhecimento científico e formular conclusões sobre a realidade. É através da pesquisa que as ciências se evoluem.

Fazer uma pesquisa bibliográfica faz parte da rotina de muitos estudantes e pesquisadores. É tarefa que impulsiona no aprendizado e amadurecimento na área de estudo.

A pesquisa é uma etapa fundamental em todo trabalho científico, na medida em que der o embasamento teórico em que se baseará o trabalho. Ela Consiste no levantamento, seleção, fichamento e arquivamento de informações relacionadas à pesquisa.

Os estudantes têm cada vez mais buscados novas formas de pesquisas e atualmente as bibliotecas digitais têm facilitado e simplificado muito essa tarefa, pois trazem novos recursos, antes mesmo de iniciar uma pesquisa bibliográfica, temos que ter um objetivo muito claro e fazer uma analogia de sua pesquisa bibliográfica que pode ser feita em abrangência, ou em profundidade.

 Segundo oliveira (1997,pg. 108)

“Uma vez definido o tema e os problemas iniciais, o pesquisador poderá enquadra-los num marco referencial mais amplo, de natureza teórica.”

Então o mais importante é que se defina, desde o início de sua pesquisa, o que se pretende com ela. As pesquisas são feitas segundo alguns aspectos específicos, ou seja: por assunto, autores, veículos, período de tempo.

Analisar uma pesquisa é um processo individual de cada pessoa.

Com isso, podemos ter uma ideia de como o artigo tem algo que lhe interessa.

Em geral, a pesquisa bibliográfica tem como alvo apoiar a redação de um projeto, um artigo ou um relatório mais para ser bem sucedido é importante deixar claro seu objetivo que lhe pode identificar conceitos básicos colocando esforço de estudo nos trabalhos, o alvo aqui é realizar busca por assunto de interesse da pesquisa, Procurando por artigos, livros, bibliotecas.

E imprescindível que antes de qualquer trabalho científico se faça uma pesquisa bibliográfica exaustiva sobre o tema que será pesquisado, e não coletar dados para depois fazer a revisão de literatura, As bibliotecas digitais têm ajudado muitos estudantes na pesquisa, pois facilita e simplifica muito essa tarefa, além de trazer muitos recursos através de cruzamento de informações que facilita a vida de todos, utilizando bem os recursos amplamente disponíveis, de modo que o usuário encontre o apoio bibliográfico que necessita para realizar sua pesquisa.

A revisão deve ser critica, a fim de separar aqueles que têm mais validade que os artigos que não tem e assim evitar perdas de tempo, lendo aqueles que não seguem um padrão, pois apenas confundira o problema a ser pesquisado a não ser pela critica posterior devido ao seu valor histórico, isso não quer dizer que os artigos não sejam importantes na verdade é um trabalho que esta em constante evolução, a ênfase deve ser dada na metodologia cientifica, no rigor de como o trabalho foi feito. O principal item que deve ser analisado é a parte relativa à metodologia ou métodos, neste caso é importante procurar e identificar.

O acesso à bibliografia pode ser feito de dois processos básicos.

Manualmente este método consiste em pesquisar diretamente nos livros de referencia disponíveis nas bibliotecas, Oliveira (1997)“A pesquisa bibliográfica tem por finalidade conhecer as diferentes formas de contribuição cientifica que se realizaram sobre determinado assunto ou fenômeno”.

Entretanto esta praticamente em desuso devido ao advento da internet.

O método mais simples e pratico é conseguir informação através da internet. Para uma boa pesquisa basta escrever uma palavra no Google, por exemplo, “pesquisa”, que irá aparecer infinidades de textos ou podem-se colocar também duas ou mais palavras entre parênteses, por exemplo: “pesquisa bibliográfica” que será selecionado os arquivos que contenham o texto completo.

3Conclusão

Por mais agradável que seja pegar uma revista na mão para ler, qualquer pesquisa bibliográfica hoje pode ser feita em bibliotecas digitais, pela Internet, com muito mais facilidade e rapidez necessário ainda ressaltar a importância do estabelecimento de uma boa convivência, sem deixar que tal espaço ultrapasse as fronteiras do profissional para que em nenhuma situação possa existir a inversão de valores, as regras e a disciplina no desenvolvimento do trabalho intelectual são de fundamental relevância à concretização dos passos da construção do conhecimento científico.

REFERENCIA

LAKATOS, E.M., MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. 3.ed. rev. ampl. São Paulo : Atlas, 1991

ANDRADE, Maria Margarida. Introdução ao trabalho científico. 3. ed. São

Paulo: Atlas, 1998.

LAKATOS, Eva Maria, MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de

Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 1991.

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa Social. 3. Ed. São Paulo: Atlas, 1999.