PERSPECTIVAS ESPERADA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Erica Souza Figueiredo

Percebemos que a ideia de uma escola inclusiva é uma educação voltada às pessoas com necessidades especiais, e deverá ser organizada por grupos cobrando da sociedade a segurança de seus direitos e deveres. Esses direitos faz referência à educação, trabalho e ao lazer. Representantes desses grupos necessitara participar diariamente no processo de reconhecidamente a área de atenção às pessoas com necessidades especiais.

No entanto, o desafio é transferir esses direitos do papel para a vida diária dessas pessoas. Trata-se de construir prédios que facilite o ir e vir de todos e escolas capacitadas para receber alunos com deficiência, assim como disponibilizar serviços de saúde com profissionais para atender essas pessoas. Tudo isso deve ocorrer ao mesmo tempo em que se desenvolvem ações para prevenir as deficiências. O mercado de trabalho deve dar oportunidade aos profissionais com deficiência, entre outras medidas.

Em uma sociedade inclusiva, as diferenças sociais, culturais e individuais são utilizadas para enriquecer as interações e a aprendizagem entre os seres humanos. Trata-se de uma mudança profunda no comportamento e na atitude das pessoas. No caso específico das pessoas especiais, promoverem a compreensão diante da diversidade de forma coerente favorecendo a inclusão social na aprendizagem dos mesmos.

 No entanto, para mudar essa visão, é necessária a inclusão direta das famílias e da escola, que esse processo de transformação começa em casa. São na família que são desenvolvidos valores, hábitos e ideias sobre a visão de mundo, e é nela que aprendemos a nos relacionar com os outros. Deste modo, a construção dessa sociedade inclusiva precisa vir de berço. Os pais e precisa primeiro aceitar essa deficiência em casa para que o aluno na escola seja bem desenvolvido.

Porém, ultimamente no Brasil, a maioria das pessoas não está habituada a participar de reuniões em escolas e outras associações da comunidade. Isso faz com que o indivíduo se isole e muitos contextos deixem de ser debatidos.  Com a chegada de uma criança com necessidades especiais, a falta de conhecimentos da família é ainda maior, pois muitos pais não conhecem a maneira em decidir o que é melhor para os filhos, assim entregam para professores, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas essa responsabilidade.
Deste modo, em uma sociedade inclusiva, tem de haver cooperação dos profissionais com os familiares deve ser junto com a direção e aos profissionais, deixar claro todo atendimento a ser concretizado e o que vai ainda advir. A determinação dos familiares precisa estar fundamentada em informações dadas por profissionais especializados e qualificados para ter um bom desempenho na sociedade e na família.

Observamos que a família tem uma grande importância para fazer, é a escolha da escola, precisando respeitar os valores e as crenças da família.  Portanto para que seja construída uma sociedade inclusiva, é essencial que a família de pessoas com deficiência deve estar presente em todos os momentos, participar das decisões, fazer valer os seus direitos e lutar por melhores condições de vida para todos.

A escola tem um papel muito importante na vida da criança e do adolescente. Ao entrar na escola, eles têm a oportunidade de conviver e de se relacionar com diferentes pessoas, aprendendo a compreender que todo ser humano tem características próprias, que nenhuma é igual à outra, por isso devemos respeitar o nosso próximo.

          É fundamental que a família tenha uma contribuição na educação e na formação de seu filho, procurando uma escola onde a criança deve ter início na Educação Infantil, como toda e qualquer criança, apresentando diferentes etapas do desenvolvimento, que servirá de apoio para toda a sua vida no futuro.

Ultimamente, no Brasil há uma tendência em reconhecer os benefícios que a escola inclusiva apresenta para todos os educandos. Na instituição escolar, as crianças aprendem a reconhecer e valorizar as diferenças entre seus amiguinhos de sala de aula. As crianças deficientes acabam aprendendo a conviver com a deficiência fora do círculo familiar ao qual estão habituadas.

Essa convivência traz muitos benefícios para seu desenvolvimento futuro, já que uma escola inclusiva é diferenciada por aceitar, respeitar e valorizar alunos com necessidades especiais, tornando uma escola estabelecida com base em princípios da educação, obedecendo os direitos e deveres de toda criança na escola.

 Para ser uma escola inclusiva precisa garantir as condições para que as crianças possam se locomover com construções de rampas ou elevadores para acesso, especialmente aos pisos superiores e com banheiros adaptados para os cadeirantes, instalação de piso antiderrapante, indicação para alunos com baixa visão e para alunos surdos. Portanto, todos os educandos serão capazes de frequentar as aulas.

Não pode receber uma criança com deficiência no mesmo espaço que as demais sem que a escola se preocupe em atender às suas necessidades especiais, necessita de apoio pedagógico especializado se possível em período diferente do da classe comum ofertando atendimento especializado na área de deficiência do aluno. A família precisa participar da resolução dos problemas da escola relacionados ao desenvolvimento em particular, do seu filho, ajudando a superar as dificuldades e desenvolvimento educacional de seu filho.

A família tem a oportunidade de acompanhar o desenvolvimento social, pessoal e educacional de seu filho portador de necessidade especial. Tal aprendizagem é essencial na tomada de decisões. Por tanto, estabelecem otimismo, confiança e a confiança de que qualquer transformação, para ser conseguida, necessita do empenho conjunto de pessoas unidas por um mesmo objetivo.

 

Referências

FIGUEIREDO, Souza, Erica. Perspectivas esperada na educação inclusiva. Alto Araguaia MT. 2015.