Perspectivas e resistência a ser encarado no processo de mudança organizacional: uma análise realizada na cooperativa Central de Laticínios do Nordeste LTDA

Resumo

Nas ultimas décadas, o mundo vem passando por diversas transformações, mudar é um dos principais desafios, as organizações que desejam acompanhar a evolução do mercado competitivo têm que se adaptar ao ambiente, usando a criatividade e a inovação. Com a evolução das tecnologias desenvolveram-se novas máquinas e equipamentos que possibilitaram a realização do trabalho nas corporações. O presente trabalho foi fundamentado em uma revisão bibliográfica com intuito de entender como funcionam as mudanças dentro das empresas. Este artigo pretende analisar os efeitos causados pela mudança organizacional no comportamento das pessoas. Destacando-se ainda o que é mudança organizacional, tipos e forças da mudança, diferenças individuais comportamento organizacional e suas características. Atualmente uma das maiores preocupações das empresas é tratar as pessoas bem, transformar atitudes e proporcionar um ambiente flexível. Enfatizado ainda, os fatores que possam estabelecer barreiras a mudança como resistência e diferenças individuais, Para alcançar este objetivo foi realizado uma pesquisa com abordagem quantitativa através de aplicação de questionário, para comparar os pontos que difere da teoria para pratica. Os resultados da pesquisa indicam que os colaboradores da empresa apresentam um grau de resistência, insegurança, medo de perde o emprego em relação às mudanças ocorridas.

Palavras-chave: Mudanças; Pessoas; Comportamento Organizacional.

As organizações vivem na vida do ser humano para compreender às suas necessidades. Com o surgimento da globalização e o avanço sustentável, o meio empresarial tem exigido das corporações aceleração às mudanças com o intuito de permanecer no mercado.

As interações entre os humanos são de imediato, isto é, sem atraso à escala do ciclo biológico diário do ser humano. A quantidade de informação que flui têm aumentado dramaticamente, graças às profundas revoluções nas logísticas físicas e informações do século XX.

Para Herzog (1991), a mudança no contexto organizacional engloba alterações fundamentais no comportamento humano, nos padrões de trabalho e nos valores em resposta a transformações ou acelerando alterações estratégicas, de recursos ou tecnologia.

       Segundo Chiavenato (2005), o processo de mudança se desenvolve dentro de um campo dinâmico de forças que atuam individualmente em vários sentidos.

 As empresas podem desenvolver diversas formas de conduzir as mudanças, sejam elas contínuas, técnicas ou intervenção, de mudanças radicais ou de mudanças estratégicas, o projeto será fator de extremo valor para o gestor na condução dos desempenhos. De acordo com Chiavenato (2005), a mudança somente ocorre quando as forças impulsionadoras e favoráveis forem maiores do que as forças restritivas ou impeditivas.

Enfim, a empresa ao projetar as mudanças precisa verificar a real necessidade, definir metas, analisar seus impactos e seus efeitos. No entanto, é possível redefinir a cultura e atitudes comportamentais, anteceder as reações e organizar as pessoas para participarem do processo.

          Segundo Araújo (1982) a mudança organizacional é qualquer alteração significativa, articulada, planejada e operacionalizada por pessoal interno ou externo à organização, que tenha o apoio e a supervisão da administração superior e atinja integradamente, os componentes de cunho comportamental, tecnológico e estratégico.

Vale lembrar a importância de planejamento para as mudanças organizacionais, talvez o grande desafios seja evitar os impactos na implementação da mudança, a resistências não acontecer apenas por parte dos funcionários a nível individual, a organização também contribui. A cultura é outro fator influenciando em função das possíveis transformações afetado diretamente o equilíbrio ou status existente até então.

 Busca-se nesse artigo responder o seguinte problema: Quais os efeitos causados pela mudança organizacional no comportamento das pessoas?  Tendo como objetivo de nosso trabalho analisar os efeitos causados pela mudança organizacional no comportamento das pessoas, buscando diagnosticar as forças positiva e negativa que venham impedir a mudança e observar o estímulo individual e grupal das pessoas durante a mudança.