O presente artigo tem por objetivo, apresentar a perspectiva de um mestrando em relação a um ensino de qualidade; baseada em reflexões acerca do desempenho em sala de aula no processo de ensino e aprendizagem, bem como ressaltar a questão do ensino na atualidade.

Palavras Chaves: Mestrado. Práticas Pedagógicas. Ensino de qualidade.

 

 

INTRODUÇÃO

 

            A atual prática pedagógica requer concomitantemente que o profissional tenha experiência e boa formação.

            Sabendo que a globalização e a modernização modificaram o perfil de nossos alunos, ressaltamos que se faz necessário que os docentes acompanhem essa evolução.

            Desse modo, afirmamos que um profissional da área da educação deve buscar novas metodologias para trabalhar com seus alunos e o curso de mestrado oferece essa oportunidade, tendo em vista que amplia os conhecimentos do professor.

            Após anos me dedicando à prática pedagógica achei necessário fazer uma “reciclagem”, tendo como finalidade melhorar meu desempenho em sala de aula. Sendo assim, o mestrado foi o caminho mais viável para melhorar a qualidade de tal atividade.

           DESENVOLVIMENTO

 

           Libâneo (2007, p. 23), define o termo docência como sendo toda e qualquer atividade educativa que se desenvolve em espaços escolares ou extra-escolares.

           De acordo com o autor supracitado, as novas tecnologias exigem que o profissional da área da educação tenha ou busque uma formação de qualidade e que seu conhecimento não deve estar restrito apenas a sua licenciatura.

           Em outras palavras, Libâneo elenca que um bom profissional deve se adequar as novas tecnologias e buscar novos conhecimentos, valorizando e ampliando suas atividades, para que estas não fiquem retrógradas.

           Para Vasconcelos (2005, p.63), a função do professor contemporâneo não é apenas desempenhar a racionalidade técnica; faz-se necessário que esse profissional torne-se também um pesquisador para que adquira autonomia e criticidade.

            Assim, o docente ajudará na mudança da qualidade das instituições de ensino e consequentemente, na transformação intelectual e social de seus alunos, posto que a escola tem como principal função, formar cidadãos preparando-os para o meio sociocultural, levando em consideração e respeitando a individualidade de cada aluno; bem como as dificuldades ou problemas individuais dos mesmos.

De acordo com Pimenta (2008, p.37), muitos professores apesar de terem o conhecimento técnico ou teórico e alguma experiência especificamente em sua área, muitas vezes estão despreparados para ingressar numa sala de aula; visto que esbarram em burocracias, pois são obrigados a seguirem uma ementa já elaborada e ainda precisam elaborar sozinhos, suas aulas e em consonância com o que lhes é imposto.

Assim, o docente fica impossibilitado de agir livremente, de acordo com suas metodologias e ideias; isto é, o professor perde sua autonomia e adormece sua criatividade.

O docente contemporâneo não pode ficar “estacionado” no tempo, principalmente aqueles que se graduaram há algum tempo, pois assim como o mundo evolui, sua prática pedagógica deve evoluir para que as aulas não se tornem monótonas e desinteressantes.

Atualmente, enfrentamos grandes desafios em sala de aula, uma vez que nossas crianças e jovens demonstram pouco ou nenhum interesse pela educação. Desse modo, se o professor não inovar seu desempenho, certamente não alcançará êxito em seus intentos, pois tende a repetir a atuação de seus antigos mestres e consequentemente, não despertará em seus alunos o interesse e o gosto pelos estudos.

Em outras palavras, os professores têm como responsabilidade, estimular a criatividade de seus alunos, sua capacidade de observar a si e aos que o cercam, levando em consideração seus sentimentos, suas intuições e hipóteses, criando laços emocionais, teóricos e de experiência, entre aluno/professor.

Avaliando nossa prática docente, pudemos constatar que apenas a graduação de licenciatura não é o suficiente para que nosso desempenho seja considerado bom, haja vista que cada turma tem um comportamento específico e todos os anos lidamos com uma enorme variedade de alunos que por sua vez, possuem diferentes necessidades.

Por esta razão, o docente deve estar preparado para situações diversas. O uso de novas metodologias é fundamental para as práticas pedagógicas na atualidade e o profissional deve buscar sempre uma qualificação.

O mestrando possui perspectivas de um ensino de qualidade porque além de possuir experiências reais vividas em seu dia a dia em sala de aula, tem a oportunidade de aperfeiçoar o que aprendera em seu curso de graduação, no mestrado. Assim, ele pode balancear técnicas científicas e conhecimento prático com o intuito de melhorar seu desempenho profissional.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Diante do exposto, podemos concluir que a prática pedagógica é de extrema importância tanto para o professor quanto para o aluno, contudo, vale ressaltarmos que esta é uma atividade constante e assim como a sociedade muda, essa prática também tem que mudar.

O que queremos deixar claro é que o profissional da área da educação deve estar atento às mudanças e avanços tecnológicos para suprir toda e qualquer necessidade de seus alunos e para isso, ele deve fazer sempre uma reflexão acerca de seu desempenho e buscar qualificação, é o que chamamos de “reciclagem”.

Agindo dessa forma, o docente contribuirá bastante para a melhora no processo de ensino e aprendizagem e será responsável para que haja boas mudanças nas práticas pedagógicas.

Ao ingressar no mestrado, pude rever alguns conceitos estudados no curso de licenciatura e tal revisão proporcionou-me observar certas minúcias antes despercebidas. Creio que a partir de então, poderei ver o ensino de maneira geral com outros olhos e espero que minha prática pedagógica aprimore cada vez mais para que eu cresça profissionalmente e meus alunos ganhem com essa minha transformação.

REFERÊNCIAS

LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 2007.

PIMENTA, Selma Garrido. Docência no Ensino Superior. São Paulo: Cortez, 2008.

VASCONCELOS, Maria Lucia. Docência e Autoridade no Ensino Superior: uma introdução ao debate. In: Ensinar e Aprender no Ensino Superior. 2. Ed. São Paulo: Cortez, 2005.