A periodontia conservadora diz respeito a uma série de procedimentos que visam a prevenção e ao tratamento apenas quando necessário com procedimentos minimamente invasivos. Assim, atuamos em três frentes para garantir saúde integral e duradoura ao paciente.

A primeira fase é a de prevenção. Neste momento faz-se a remoção da placa bacteriana e de tártaro, que dificultam a higienização da base dos dentes. Também é feita a orientação do paciente quanto à correta limpeza bucal de acordo com suas necessidades individuais. Esta parte é muito importante, pois se não for feita a correta manutenção da higiene feita em consultório, a formação de placa pode retornar e favorecer o aparecimento de halitose e recessões dentárias.

Quando a doença periodontal (DP) já está instalada, é necessário executar uma segunda etapa para curar as lesões já existentes. Isso é feito através de microcirurgias de raspagem gengival, para remoção dos tecidos contaminados.

Por fim, a manutenção. Com o paciente já tratado e orientado quanto às suas necessidades específicas de higiene, são recomendadas visitas periódicas ao consultório para verificar se os tecidos dentais estão saudáveis e limpos, e executar novamente a fase de profilaxia, garantindo saúde bucal duradoura!