PERFIS DE LIDERANÇA PELOS MÉTODOS DE COACHING: um estudo de caso com acadêmicos do curso de Administração da Universidade de Passo Fundo - campus Soledade 

SANTOS, Elivélton Cavalheiro dos. Perfis de liderança pelos métodos de coaching: um estudo de caso com acadêmicos do curso de Administração da Universidade de Passo Fundo ‒ campus Soledade. Soledade, 2015. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Administração). UPF, 2015.
O presente trabalho tem como objetivo geral identificar o perfil de liderança coaching predominante nos acadêmicos do curso de Administração da UPF – campus Soledade. Os objetivos específicos são: identificar o perfil dos graduandos que cursam Administração; conhecer o perfil de liderança coaching, predominante nos alunos do curso de Administração; e proporcionar à Instituição de Ensino e à sociedade o conhecimento sobre o perfil predominante dos acadêmicos do curso de Administração. Foi aplicado um questionário de Ned Hermman para identificar os quatro tipos de liderança coaching predominante dos graduandos, sendo os perfis classificados em quatro tipos, que são caracterizados por animais: apoiador (águia), analítico (lobo), inovador (gato) e dominador (tubarão). A metodologia utilizada é descritiva quantitativa, que investiga o perfil de liderança coaching dos graduandos do curso de Administração da Universidade de Passo Fundo campus Soledade. Para os indicadores poderem serem analisados, foram aplicados 142 questionários quantitativos aos graduandos, sendo assim possível identificar o perfil de liderança coaching dos alunos. Concluiu-se que o perfil predominante de liderança coaching dos alunos da Universidade de Passo Fundo campus Soledade é o perfil Inovador (gato), o qual é comunicativo, amigável harmonioso e com aceitação social. O segundo perfil de liderança coaching predominante é o analítico (lobo), que é detalhista, programado, que gosta de seguir regras. O terceiro perfil predominante é dominador (tubarão), não tão amigável, comunicativo, espaçoso, porém prático. O quarto perfil predominante foi o apoiador (águia), o qual é criativo, bem-disposto, tem muitas ideias e, ao mesmo tempo, é um líder visionário. A pesquisa foi feita com uma amostragem pequena, no entanto pode servir como inspiração para uma futura pesquisa mais aprofundada sobre o assunto, em que possa ser feita uma comparação dos resultados com outras instituições de Ensino Superior, para se chegar a um resultado que possa facilitar uma maior discussão a respeito do tema pesquisado.
Palavras-chave: Gestão de Pessoas. Coaching. Perfis de liderança. Liderança.