COLLEGE STUDENTS? PROFILE FROM THE UFSM WHO JOIN IN OF SEGUNDO TEMPO PROGRAM: A STUDY OF CASE OF THE BODYBUILDING BENEFICIARIES

Autor: Gnd. Alex Pedroso de Souza
Orientador: Prof. Dr. Matheus Saldanha Filho

RESUMO

O Programa Segundo Tempo (PST) faz parte da política nacional de incentivo ao esporte e lazer para a comunidade, com vistas a oferecer alternativas educativas para problemas sociais. Na UFSM este programa conta com 3 (três) núcleos de atividades, sendo o Núcleo do Bosque/Ginásio II, especificamente a atividade de musculação, o foco desta pesquisa. Foi aplicado um questionário direcionado a investigar o perfil do público beneficiado da academia e os benefícios à saúde que a atividade lhes trouxe. Os dados encontrados apresentam-se neste artigo tanto em forma quantitativa (gráficos) como qualitativa (reflexões). Os resultados obtidos nas respostas mostram uma grande variedade de melhorias apontadas pelos entrevistados em sua saúde após iniciarem as práticas físicas na academia do CEFD, bem como ser um público universitário diversificado. As respostas mais citadas como aspectos pessoais que melhoraram com a atividade foram "disposição" e "condição geral de saúde". Segundo os entrevistados, a musculação no PST trouxe notáveis benefícios à sua saúde.

Palavras-chave: Segundo Tempo; universitários; atividade física; musculação; saúde.

ABSTRACT

The Segundo Tempo Program (PST) is part of sport and leisure incentive national politics to the community, aim for to offer educational alternatives for social troubles. At the UFSM this program counts on 3 (three) activity centers, one of them, the Núcleo do Bosque/Ginásio II, specifically the bodybuilding activity, the focus of this research. It was applied a questionnaire guided to investigate the fitness center?s beneficiary public profile and the benefits to health that physical activity bring to them. The found data show up in this article as in quantitative way (graphics) as qualitative one (reflections). The obtained results on the answers show us a large variety of advances pointed by interviewee in their health after began physical practice at CEFD?s fitness center, and also the program has a diversified college student public. "Disposição" and "condição geral de saúde" were the answers most mentioned like personal aspects that improved with physical activities. According to interviewee, the bodybuilding on the PST brings notable benefits to their health.

Key Words: Segundo Tempo; college students; physical activity; bodybuilding, health.

INTRODUÇÃO

O Programa Segundo Tempo é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Esporte Educacional (SNEED), previsto na política nacional de esporte e lazer para reverter o quadro atual de injustiça, exclusão e vulnerabilidade social de jovens brasileiros, para promover o esporte e o lazer como direito de cada um e dever do Estado e para a universalização do esporte e lazer, inclusão social e da democratização da gestão e da participação.
O público-alvo do PST são as crianças, adolescentes e jovens em situação de risco social. Seu objetivo primordial é democratizar o acesso ao esporte educacional e promover o desenvolvimento integral desse público, oportunizando socialização e cultura através do esporte e, assim, dar subsídios para uma melhora na qualidade de vida e formação cidadã. Os núcleos das atividades do PST podem funcionar em espaços escolares ou áreas públicas e privadas das comunidades.
Espera-se com esta iniciativa, que os participantes do projeto interajam com sua realidade local e melhorem sua condição de saúde, auto-estima, capacidades motoras e pratiquem ativamente o esporte educacional. Paralelo a este contexto, busca-se o envolvimento e a qualificação de profissionais de Educação Física (estagiários e professores).
Na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o Programa Segundo Tempo está presente na vida dos acadêmicos da instituição, contando com 3 (três) núcleos de atividades físicas. Dentre estes núcleos, destacamos neste artigo o Núcleo do Bosque/Ginásio II, que oferece duas atividades: caminhada e musculação. Para a finalidade deste estudo, qual seja a verificação dos benefícios de SAÚDE trazidos pela prática regular de atividades físicas para a rotina dos beneficiados e traçar o perfil dos acadêmicos que frequentam o espaço, foi escolhida a atividade de musculação realizada no Ginásio II do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD).

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Sujeitos
Os participantes desta pesquisa foram todos acadêmicos/beneficiados do PST, estudantes de graduação ou pós-graduação da UFSM, prioritariamente moradores das Casas do Estudante Universitário (CEU) I, II e III, de ambos os sexos.

Instrumento de coleta dos dados:
Para coletar as informações a respeito dos beneficiados da academia do CEFD (PST), foi aplicado um questionário predominantemente objetivo relacionando dados pessoais dos entrevistados (sexo, idade, curso), dados sobre a participação na atividade (frequencia, duração), motivação para praticar musculação/ginástica e benefícios físicos, psicológicos e sociais (SAÚDE EM GERAL) observados após ter iniciado as atividades na academia. O último item do questionário consiste em uma pergunta a ser respondida discursiva e livremente pelo entrevistado e anotado pelo entrevistador, ainda referindo-se aos benefícios trazidos pela prática da musculação no PST e alguma outra contribuição espontânea do participante ao questionário.

Procedimento de coleta dos dados:
De forma aleatória, os entrevistados foram convidados a participar da pesquisa respondendo ao questionário, os quais eram previamente informados sobre as características e a finalidade do estudo. A aplicação do questionário ocorria sempre antes ou após a realização das atividades físicas na academia, nunca durante as mesmas, evitando-se com tal procedimento desviar ou diminuir a atenção dos alunos em relação aos exercícios, fato que poderia contribuir para um indesejado acidente. Ainda quanto à aplicação do questionário, as entrevistas eram realizadas de forma a durar no máximo 10 (dez) minutos para responder todas as questões, com o intuito de não resultar em tempo demasiadamente longo para a tarefa.

Período das entrevistas:
As entrevistas ocorreram durante o primeiro semestre letivo do calendário acadêmico da UFSM, durante o mês de maio, mais precisamente entre os dias 18 e 25 do referido mês.

Tratamento dos dados:
Os dados serão analisados quantitativamente através de gráficos, correspondendo às respostas objetivas, e qualitativamente através da análise das respostas abertas e do quadro de benefícios à saúde proporcionados pela prática da musculação na academia.

RESULTADOS

Os resultados levantados neste estudo são apresentados na forma dos gráficos a seguir e correspondem às respostas obtidas nas perguntas objetivas do questionário.
O gráfico 1 refere-se ao sexo dos beneficiados.

Gráfico 1. Sexo dos beneficiados da academia do PST (n=20).


No gráfico 2, está representada a faixa etária dos beneficiados, com a respectiva proporção das idades expressa nos percentuais.

Gráfico 2. Idades dos beneficiados (n=20).


O gráfico 3 traz os diversos cursos de graduação e pós-graduação da UFSM nos quais os beneficiados estão matriculados.

Gráfico3. Cursos da UFSM (n=20).


O gráfico 4 apresenta o período que os acadêmicos relataram estar praticando a atividade física na academia.

Gráfico 4. Período das atividades (n=20).


No gráfico 5, os motivos informados pelos beneficiados para frequentar as atividade na academia são mostrados. As alternativas apresentadas são as que foram regularmente citadas nas entrevistas, não significando a inexistência total de outras motivações.

Gráfico 5. Motivos.


O gráfico 6 apresenta os percentuais de frequencia semanal dos beneficiados à academia do PST, levando-se em consideração que o projeto é realizado, atualmente, de segunda à quinta-feira.








Gráfico 6. Frequencia na academia (n=20).


Por fim, o gráfico 7 corresponde à duração das atividades físicas na academia do PST.

Gráfico 7. Duração das atividades físicas (n=20).


DISCUSSÃO

Nesta investigação procurou-se levantar dados, através do depoimento dos acadêmicos beneficiados pelo PST, que comprovassem uma provável melhora nas condições de saúde dos alunos trazida pela oportunidade de praticar atividades físicas na academia do CEFD. Sendo assim, e julgando ser esta uma hipótese verdadeira e confirmada pelos gráficos a seguir, é possível assegurar que a prática de atividades físicas regulares contribui de maneira significativa na prevenção de males decorrentes da falta de disposição, resistência ou força.





Gráfico 8. Melhoria dos aspectos pessoais na rotina.


Obviamente, a simples prática de atividade física, por si só, não trará grandes benefícios se com ela não forem tomadas certos cuidados, tais como com a alimentação, sono e convívio social e familiar. No gráfico 8 (oito) sobressaem as respostas "condição de saúde geral" e "disposição para atividades diárias/físicas" como as que tiveram melhora para a maioria dos entrevistados. Outros aspectos que, presumia-se, seriam mais citados no quesito MELHORA, como "cuidados com a alimentação" e "qualidade do sono", tiveram percentual baixo de respostas positivas (30% e 50%, respectivamente), talvez por ser referente a acadêmicos que moram nas CEUs e convivam com a difícil rotina de uma grande universidade pública. Também por este motivo, neste ponto com maior segurança para apontar a causa, o convívio familiar e social foi pouco citado com aspecto que melhorou na rotina, já que os entrevistados, a maior parte, são de outras cidades e não moram com suas famílias.

Gráfico 9. Sem alteração dos aspectos pessoais na rotina.


Gráfico 10. Piora dos aspectos pessoais na rotina.


Os benefícios para a saúde, aparentemente, também ficou perceptível para os alunos após terem iniciado as atividades no PST. Esta conclusão pode ser extraída da análise do gráfico 11, que mostra a incerteza de responder à mudança nos aspectos pessoais relacionados à saúde de apenas 2 (dois) entrevistados, que não souberam avaliar os pontos "qualidade do sono" e "disposição para atividades físicas" com exatidão e preferiram a abstenção, provavelmente por estarem frequentando a academia à pouco tempo e, por isso, não terem ainda o costume de auto-avaliação de seu corpo e funções básicas.

Gráfico 11. Não sabe avaliar a mudança no aspecto.


As respostas anotadas na perguna feita de forma aberta (Em geral, você acha que realizar musculação no PST lhe trouxe algum benefício?) foram bastante diversificadas: aumento da resistência, mais disposição geral, menos cansaço, respiração melhorou, prevenção de lesões, disposição para práticas esportivas, oportunidade de conhecer pessoas, melhora da capacidade cardiorrespiratória e de coordenação, sente-se menos estressada, sente-se mais bem-humorada, mais força de vontade, melhor física e mentalmente para a rotina de estudos, bem-estar, tem consciência que está contribuindo com a própria saúde, maior descontração, benefícios relacionados à estética, maior atenção. Poucas foram as pessoas entrevistadas que deram a mesma resposta ou responderam semelhantemente, o que indica que a atividade realizada no PST está contribuindo de muitas maneiras com a saúde destes indivíduos. Talvez a resposta de uma entrevistada possa melhor resumir e englobar as diversas respostas, que de forma simples, numa frase curta, exemplificou os grandes benefícios da musculação: "melhora da saúde como um todo".

CONCLUSÕES E SUGESTÕES

Através dos resultados obtidos e das reflexões possíveis de serem feitas pelo presente estudo, algumas conclusões ficam evidentes, considerando o conjunto das respostas dos acadêmicos beneficiados do PST: a prática da musculação/ginástica na academia do CEFD trouxe melhoras visíveis e sensíveis para a saúde de corpo e mente do grupo analisado, principalmente nos aspectos relacionados à disposição geral, resistência física, relação social, auto-estima, bem-estar e diminuição do estresse. Buscando confirmação para a hipótese de que realizar atividade física na academia trouxe benefícios para a saúde dos estudantes, foi possível chegar a uma resposta positiva e que estes benefícios expandem-se para a rotina universitária e pessoal dos entrevistados.
As atividades físicas oferecidas pela academia no PST são um ótimo auxílio para a manutenção e a prevenção da saúde, fato que deve ser levado em conta pelos acadêmicos da UFSM e que os estimule a usufruir dessa oportunidade que lhes é facultada.

REFERÊNCIAS

1. Dicionário COLLINS GEM (inglês-português). 3ª ed. Glasgow/Grã-Bretanha: HarperCollins Publishers Limited, 2001.
2. MATHEUS, SILVANA CORRÊA. Metodologia da pesquisa em Educação Física. (apostila) Santa Maria/RS: CEFD-UFSM, 2010.
3. OLIVEIRA, MARIA MARLY DE. Como fazer projetos, relatórios, monografias, dissertações e teses. 3ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. 173p.
4. SOUZA, EUSTÁQUIA SALVADORA DE et al. Sistema de monitoramento e avaliação dos programas Esporte e Lazer da Cidade e Segundo Tempo do Ministério do Esporte. Belo Horizonte: O Lutador, 2010. 184 p.
5. <http://michaelis.uol.com.br> Acessado em 23 de junho de 2011.
6. <http://portal.esporte.gov.br/snee/segundotempo/default.jsp> Acessado em 11 e 27 de maio e 14 e 15 de junho de 2011.
7. <http://www.ufsm.br/segundotempo> Acessado em 11, 12 e 27 de maio e 14 de junho de 2011.