Perfil da mulher na Sociedade

                                                               *Noelly Menezes Lima

 A mulher na sociedade é um elemento que constrói várias divergências, seja qual for o século. Falar sobre ela requer uma delicada análise, onde nessa possamos ver diferentes lados da história, e assim colocar em prática essa discussão. Dizem que a mulher um sexo frágil; quem nunca ouviu essa frase? Mas por que será que muitos pensam assim? Será mesmo ela frágil? Será que a mulher não tem “poder” algum na sociedade? O perfil da mulher mudou com o passar dos séculos, ela desde o século XIX vem lutando e conquistando seu “poder” na sociedade, apesar de que a mulher do século XIX mostra-se mais romântica, mais privada a família, sendo que no sexo seu poder reina de tal modo, no qual ela é elevada a superioridade, é ai onde ela entra em ação e influencia nas decisões do marido, decisões estas resolvidas “sobre o travesseiro”, assim o seu “poder” encontra-se oculto para sociedade, o que torna inferior ao do homem. Para sociedade do século XIX, a mulher tinha exclusividade apenas para dona de casa, elas não tinham os mesmos direitos que os homens, o que as tornavam excluídas da sociedade como se fossem indivíduos, já que a Declaração dos direitos humanos decreta igualdade entre todos os indivíduos. É cada vez mais claro que o século XIX seguia a doutrina, e explica tudo pela razão, onde cada sexo tem sua função, e obvio que a mulher tinha como função, dedicar-se a família, casa, filhos, ou seja, ser domestica. Mas ainda no século XIX a mulher iniciou seu direito ao voto, onde colocou sua “face na sociedade sem medo de mostrar a que veio. Este direito foi dado anualmente entre países, um ia tomando exemplo pelo outro, no Brasil esse direito aconteceu lentamente, e uma surpresa, o movimento tinha a frente o baiana Cézar Zama, este apoiava o direito do voto feminino, mas só em 03 de maio de 1933 a mulher obteve o poder de votar e ser votada e conquistar seu espaço na sociedade e na política. Mas será que com o direito ao voto, a mulher passou a ser vista de outra maneira pela sociedade? Hoje século XXI, muito se ouve falar e até muitos estudos de pesquisas mostram que a mulher vem cada vez mais mantendo seu espaço na vida social, de dona-de-casa como era vista no século XIX, para empresaria, médica, professora, advogada, escritora e entre tantas outras profissões, ressaltando que embora ela tenha seus compromissos profissionais, essa não deixa de ser dona-de-casa, mãe e esposa. Mas apesar da conquista ativa da mulher, ela ainda é vista e rotulada como um “objeto sexual”, basta observar propagandas, novelas, filmes... A figura da mulher é posta de modo sensual. São coisas como essas que nos faz refletir e ter uma opinião individual sobre o perfil exposto pela sociedade em relação à mulher.

“Na história e no presente, a questão do poder estar no centro das relações entre homens, mulheres.” [1]

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

BAREETO, Raylane Andreza Dias Navarro. Fundamentos Antropológicos e Sociológicos. 2. ed. Aracaju: Graf. UNIT, 2010. p.13-30.

PERROT, Michele. Os excluídos da história: operários, mulheres, prisioneiro. Rio Janeiro: Paz e terra, 1988. p.167-184.

RIBEIRO, Antônio Sergio. A mulher e o voto. Disponível em WWW.al.sp.gov.br. Acesso em 10 de jan. 2013.



[1] PERROT, Michele. Os excluídos da história: operários, mulheres prisioneiros. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1988. p 184.