Podemos dizer que a perfeição é aquela que geralmente sabe como descobrir a interioridade misteriosa de tudo o que é a exterioridade da sua própria realidade e da história que ela tem que viver dentro uma humanidade que é sempre necessariamente interligado. E não só sabe como encontrar, mas de interpretar, desenvolver respostas adequadas e irradiar seu impacto sobre encontros das espiritualidades. As coisas mais importantes são invisíveis.

Portanto, a busca pela perfeição é sempre pelo caminho espiritual, porque ela está acostumada a viver na interioridade da verdade mais profunda fazer o homem mas justo e saber externalizar para o bem de todos, numa atitude de respeito, compreensão, paciência, criatividade, ternura, convívio e intimidade como exigido pela diversidade de pessoas e situações.

Esta realidade espiritual vai além da religião, que em si é a resposta humana à transcendência operando no homem pré-consciente pode ofuscar todo o reflexo do espiritual no exterior bem perder o sentido dos sinais dos tempos quando esquartejado em crenças e práticas religiosas sem verdadeira interioridade. Para algo neste mundo de "vazio espiritual" teem fundamentalismos e seitas de todos os tipos.

A perfeição é aquela que não é de massa, e sim da razão, porque não se sentir cheio na sociedade de hoje?! O ser humano que busca a perfeição é experimentado como um fermento capaz de transformar essa massa, esforçar-se para a aplicação de meios variadíssimos que personalizam, obtendo assim uma alternativa externalidade que poderia ser a sociedade solidária e civilização da vida e o amor. Interioridade se conscientiza e respeita livremente aceita que a nova levedura espiritual faz parte da busca da perfeição. Então o mundo vai comemorar a recuperação do seu verdadeiro significado. É uma missão para o bem de toda a humanidade, colocando o fermento novo no coração do universo de modo que você vai se manifestar na busca da perfeição:

É neste mundo onde cada homem deve gravar a sua dignidade pessoal e sua vocação e só pode fazer se ele se esforça para amadurecer. Eis que só podemos buscar a perfeição verdadeiramente na sabedoria e nos humanos que não são profanos que não são alienados nem implicitamente desta civilização decadente. "cada um por si". Pelo contrário, deveria ser "todos para o bem de todos". 

Quando falamos de busca da perfeição deveríamos entender o verdadeiro sentido da palavra igualdade, que vem junto ao tripé da IGUALDADE, FRATERNIDADE E LIBERDADE, nós podemos ensinar o que é ignorado, é só desengessar essa educação cristalizada.

 Se pararmos para analisar vemos, que os seres humanos estão se distanciando a cada dia dos seus ideais e em alguns casos nem sabem o que são ideais, fracassando em seus sonhos, em seu trabalho, em suas atividades. Mas não é suficiente que cada um tenha um ideal para sua vida. É preciso que a sociedade comece a ver o mundo com outros olhos, cada um buscar seu ideal pessoal de um modo isolado e construir um mundo individualista, seria como uma peça solta. Deveriamos pensar mais no plural com mais alteridade, com mais raciocínio crítico. Pensar no singular é uma expressão egoista. Hoje as pessoas, não param para analisar bem as coisas. Pois é, mais esta se tornando mais fácil tirar conclusões errônias. É mal fazer o mal; Caluniar os semelhantes; não medir as palavras proferidas. É neste momento que devemos reflettir, qual a importância da busca da perfeição? Ser o não ser eis a questão. William Shakespeare

   É preciso urgentemente que priorizemos o resgate de Valores, de Caráter, de Diálogo, das Interações Familiares, as questões do Individualismo, o Respeito ao Próximo, a autoestima entre tantos outros. Enquanto nos elevemos ao nível da perfeição, ou pelo menos buscamos-a onde são pontuados os cincos pontos que norteam a PERFEIÇÃO.  

O sábio dever saber nortear o saber, dialogar constantemente, procurar ser participativo e saber fazer a intervenção na sociedade profana. 

Sabemos que todo homem é um ser político, e que é preciso saber estabelecer limites para nossas vidas. Grandes pensadores como: São Tomás de Aquino e Aristóteles se preocuparam em formar seres humanos críticos e construtores da sua própria história.

A fraternidade é um conceito filosófico profundamente ligado às ideias de liberdade e igualdade e com os quais forma o tripé que caracterizou grande parte do pensamento revolucionário francês e que a maçonaria se desbravou em prol desta revolução que mudou a nossa história.

Devemos nos alertar sobre a importância de sabermos, compreendermos e diferenciarmos os significados entre igualdade, liberdade e fraternidade.

É muito questionado este termo fraternidade, pois é muito confundida com a expressão caridade e solidariedade, embora elas tenham significados totalmente diferentes.

Entendemos que a palavra fraternidade é atrelada a perfeição e tem um significado muito amplo como: saber respeitar o outro é entender que todos têm uma energia emocional que erradia de forma avassaladora: que ser fraternos é a única forma positiva de interagirmos como seres humanos: ser fraterno é ser justo com seus semelhantes: é entender que cada dia é um dia de transformação e que cabe a nós nos conscientizarmos disto: entendermos também que onde há vida há direito. E, nesta busca constante pela perfeição devemos sempre ter em mente, que se alcançarmos devemos nos atentar o máximo para ser justos. A vida é uma viagem que merece este privilégio de ser vivido de forma que falamos: Valeu a pena!        

AUTORA: Profª Cristiana Ana