Na idade adulta jovem é o momento em que se assenta a base para o funcionamento físico de todo o restante da vida. O que os jovensadultos comem, o quanto são fisicamente ativos, se fumam, bebem ou utilizam drogas- todos esses fatores contribuem muito para a saúde e para o bem estar no presente e no futuro. (Diane E, Papalia 2006)
O critério de seleção da amostra foi não probabilística. A amostra foi de (n=40) homens constituído por universitários dos cursos de educação física, direito e engenharia da universidade paulista. O critério de inclusão para a participação no estudo era ter a idade de 20 a 40 anos(jovem adulto) e ser do sexo masculino. A população final do estudo foi de (n= 40) com a idade média de (25,45 ±) anos. Nenhum dos entrevistados foram excluídos por algum outro fator.
Para avaliação da satisfação corporal, subtrai-se a aparência corporal real da aparência corporal ideal, podendo variar de -8 até 8. Se essa variação for igual a zero, classifica-se o jovem adulto como satisfeito; e se diferente de zero, classifica-se como insatisfeito. Caso a diferença seja positiva, é uma insatisfação pelo excesso de peso; e, quando negativa, uma insatisfação pela magreza.
Neste estudo 25% dos homens estavam satisfeitos com sua imagem corporal, pois escolheram a imagem real igual a ideal, e 75,00% estão insatisfeitos sendo que 35,00% estão insatisfeitas pela magreza e 40,00% pelo excesso de peso.
A obesidade atinge em maioria pessoas na faixa etária dos 18 aos 29 anos e em pessoas com alguma formação universitária. (Mokdad ET AL., 1999) prevalecendo assim à insatisfação pelo excesso de peso corporal. É necessária a continuidade dos estudos com maior número de sujeitos e observação de outras variáveis como estado nutricional e nível de atividade física, pois se sabe que a satisfação com a imagem corporal depende de múltiplos fatores.