RESUMO

O pequizeiro (caryocar brasiliense – caryocaceae) é uma planta nativa do cerrado e da Amazônia brasileira, cujo fruto, polpa, amêndoa e casca são ricos em nutrientes como vitaminas, sais minerais, ácidos graxos, fibras, proteínas e hidratos de carbono. O objetivo deste artigo é demonstrar que o consumo regular de pequi na alimentação escolar pode trazer grandes benefícios à saúde física e mental do educando. Estudos da caracterização química desse fruto evidenciam que tanto a polpa , quanto a amêndoa do pequi são ricas em lípides, (predominando os ácidos graxos oléico e palmítico), fibra alimentar (sobretudo a pectina), compostos antioxidantes (ácido ascórbico, vitamina E, carotenóides, licopeno, entre outros), sais minerais (ferro, cálcio, cobre, zinco, , entre outros) e fenólicos totais. Esses compostos demonstram que esse alimento consumido de forma moderada poderá trazer amplos benefícios para a saúde humana, tendo em vista que tradicionalmente a dieta alimentar do brasileiro é pobre em fibras, vitaminas e sais minerais; além do que, os carotenóides, atuam como precursores da vitamina A, ajudando diretamente no combate aos radicais livres formados no interior do organismo; esses radicais livres quando em excesso podem lesar várias moléculas, como proteínas, ácidos graxos insaturados dos fosfolipídios de membranas, carboidratos e DNA, estando relacionados com o surgimento e/ou desenvolvimento de uma série de doenças crônicas não transmissíveis, como aterosclerose, diabetes, doenças da visão, câncer, mal de Alzheimer dentre outras. Palavras Chaves: Caryocar brasiliense; alimentação escolar; vitaminas; sais minerais.

1. INTRODUÇÃO

Artigo produzido em parceria com a Drª. Rosa Schneider CRN 33 47 – 1ª Região Nutricionista que atua na Alimentação Escolar da Rede Municipal de Ensino de Guiratinga-MT.

O Brasil possui cerca de trinta por cento das espécies de plantas e de animais conhecidas no mundo, que estão distribuídas em seus diferentes ecossistemas. É o país detentor da maior diversidade biológica do planeta. A região dos cerrados, com seus 204 milhões de hectares – aproximadamente 25% do território nacional – apresenta grande diversificação faunística e florística em suas diferentes fisionomias vegetais. A área de estudo está localizada essencialmente no Planalto Central onde se encontra o divisor de águas das três grandes bacias hidrográficas do Brasil, a Amazônica, a do Paraná e a do São Francisco. (AVIDOS; FERREIRA, 2003, p. 15).

Esta unidade da paisagem brasileira apresenta uma rica biodiversidade em alimentos de origem vegetal, entre os quais destacamos uma série de frutos com elevado potencial para a alimentação humana, tais como o buriti, jatobá, mangaba, macaúba, muricis, gabirobas,entre outros, no entanto, com o avanço do cultivo das lavouras de soja e algodão, sobretudo nos topos dos chapadões guiratinguense, espécies como o pequi (caryocar brasiliense) estão sofrendo ameaças de extinção, por descaso ou falta de conhecimentos específicos de sua potencialidade, observe:

Todavia, o desconhecimento do potencial e uso dos recursos naturais, o desrespeito dasleis de proteção ambiental, as queimadasa intensidade de exploração agrícola têm provocado prejuízos incalculáveis ao solo, à fauna, à flora e aos recursos hídricos, comprometendo a sustentabilidade desse ecossistema e colocando muitas espécies animais e vegetais em risco de extinção, principalmente no tocante às espécies fruteiras nativas (SILVA et al., 2001, p. 07).

Apesar de nomes bastante sugestivos como "carne dos pobres", "ouro dos cerrados" que demonstram mesmo que empiricamente os altos valores econômicos e nutricionais desta planta, são raros os estudos na área da ciência da nutrição que estimulem o consumo, o comércio e até mesmo o cultivo do pequi.

Neste artigo abordaremos as contribuições nutricionais do ponto de vista de sua composição química, sobretudo quanto aos aspectos de proteínas, lipídios, glicídios, vitaminas, sais minerais e fibras e seus efeitos na saúde do ser humano.

Tradicionalmente este fruto é consumido em pratos típicos tais como: arroz com pequi, peixe com pequi, licor de pequi; no entanto existem inúmeras outras formas que a população nativa dos cerrados vem utilizando este fruto ao longo dos séculos, algumas ainda carecemcomprovação científica quanto a sua eficácia, mas convém destacá-las: Óleo: tem efeito tonificante, eficaz para o tratamento de bronquites, gripes e resfriados além de ser utilizado na fabricação de cosméticos; a Farinha da Amêndoa: de sabor forte, é utilizada na gastronomia como condimento, a amêndoa tem efeito revigorante para a pele e cabelo devido seu alto teor de vitamina A e pela grande quantidade de óleo fino; seu alto teor de ferro contribui para o combate de anemia ferropriva, entre outros.

Com tantos adjetivos, é difícil entender o porquê desta planta ser tão maltratada, chegando a desaparecer completamente da paisagem em extensas áreas local, não se trata apenas de uma competição entre este fruto nativo e a agricultura de exportação, trata-se entre outros de valorizar um produto brasileiro com ampla aceitação no consumo dos povos do cerrado e que pode inclusive ser acrescentado no cardápio da merenda escolar com muitos benefícios a saúde do povo brasileiro, em função de seus componentes nutricionais, este será nosso intento nessa jornada.

2. A ESCOLA E A PROMOÇÃO DE HÁBITOS SAUDÁVEIS DE ALIMENTAÇÃO

A educação nutricional tem um papel muito importante com relação à promoção de hábitos alimentares saudáveis desde a infância. Cerqueira (1985) a considera medida de alcance coletivo com o fim primordial de "proporcionar os conhecimentos necessários e a motivação coletiva para formar atitudes e hábitos de uma alimentação sadia, completa, adequada e variada".

Franco (1992) demonstra que a educação alimentar deve ser incentivada pois além de melhorar os hábitos alimentares da coletividade, colaborar decisivamente, inclusive com a redução da mortalidade infantil, gerando maior resistência às infecções e maior produtividade no trabalho.

Por outro lado, FNDE (2006) através da Portaria Interministerial Nº. 1.010, de 8 de maio que Institui as diretrizes para a Promoção da Alimentação Saudável nas Escolas de educação infantil, fundamental e nível médio das redes públicas e privadas, em âmbito nacional, considerando que os Parâmetros Curriculares Nacionais orientam sobre a necessidade de que as concepções sobre saúde ou sobre o que é saudável, valorização de hábitos e estilos de vida, atitudes perante as diferentes questões relativas à saúde perpassem todas as áreas de estudo, possam processar-se regularmente e de modo contextualizado no cotidiano da experiência escolar; considerando os objetivos e dimensões do Programa Nacional de Alimentação Escolar ao priorizar o respeito aos hábitos alimentares regionais e à vocação agrícola do município, por meio do fomento ao desenvolvimento da economia local; considerando o grande desafio de incorporar o tema da alimentação e nutrição no contexto escolar, com ênfase na alimentação saudável e na promoção da saúde, reconhecendo a escola como um espaço propício à formação de hábitos saudáveis e à construção da cidadania; considerando que no padrão alimentar do brasileiro encontra-se a predominância de uma alimentação densamente calórica, rica em açúcar e gordura animal e reduzida em carboidratos complexos e fibras em seu art 2º destaca que devemos:

Reconhecer que a alimentação saudável deve ser entendida como direito humano, compreendendo um padrão alimentar adequado às necessidades biológicas, sociais e culturais dos indivíduos, de acordo com as fases do curso da vida e com base em práticas alimentares que assumam os significados sócio-culturais dos alimentos.

Com a finalidade de estudar e difundir a composição nutricional do pequi (caryocar brasiliense), e incentivar o consumo do mesmo na alimentação de escolares é que nos propomos a escrever este artigo, uma vez que o pequi é tradicionalmente consumido por milhões de habitantes do cerrado brasileiro. Para tanto estrategicamente, faremos a abordagem do mesmo baseado no potencial de vitaminas, sais minerais, fibras, lipídeos, proteínas e carboidratos, analisando individualmente cada um de seus componentes e por vezes comparando-o com outros alimentos tradicionalmente consumidos na dieta básica do brasileiro. Observe as tabelas abaixo:

2.1 AS FUNÇÕES BIOQUÍMICAS DAS VITAMINAS

PRESENTES NO PEQUI

Se existe algo que de fato possa caracterizar a modernidade, é a velocidade da circulação das informações e o avanço da pesquisa científica, as sociedades modernas têm se tornado cada vez mais complexas, as fronteiras geográficas já não se constituem barreiras para o intercâmbio alimentar e nutricional, ao contrário a era digital aproximou povos, cristalizou idéias, derrubou mitos e está provocando uma verdadeira revolução nos padrões de vida.

Anjo, (2004) demonstra que os paises que tem tradição no consumo de alimentos funcionais apresentam baixa incidência de câncer, acidentes cardiovasculares, acidentes vascular cerebral, arterioscleroses, enfermidades hepáticas, dentre outros.

Oficialmente as vitaminas só foram descobertas no início do século XX, por cientistas que pesquisavam os efeitos de diferentes tipos de alimentos no corpo humano, no entanto há inúmeros registros relacionados a pesquisa da importância das substâncias químicas nas dietas, desde o século XV com o advento das grandes navegações marítimas e comerciais européias, período em que além das especiarias, os europeus traziam na bagagem doenças como escorbuto, beribéri chegando até mesmo a óbito em função de espasmos musculares, tonteiras, falta de apetite, sangramento nas gengivas, deterioração da pele, infecções, desordens neurológicas, paralisia, perda de peso, entre outros; A descoberta das vitaminas deu origem ao campo da nutrição.

O termo "vitamina" surgiu para descrever um grupo de micronutrientes essenciais para a vida, necessários em doses muito baixas, algumas delas, medidas em microgramas. Elas desempenham a função de catalisadores no organismo humano. Por esse motivo, são incluídas no grupo dos biocatalisadores, juntamente com as enzimas, as hormonas e os oligoelementos.

As vitaminas ativam a oxidação dos alimentos, as reações metabólicas e facilitam a libertação e a utilização de energia. Desta forma, permitem que o organismo possa aproveitar as substâncias plásticas e energéticas proporcionadas pela ingestão de alimentos: as proteínas, os açúcares, as féculas e as gorduras.

São compostos orgânicos imprescindíveis para algumas reações metabólicas específicas, agindo muitas vezes como coenzimas ou como parte de enzimas responsáveis por reações químicas essenciais à saúde humana. São usualmente classificadas em dois grupos, com base na sua solubilidade, estabilidade, ocorrência em alimentos, distribuição nos fluídos corpóreos e sua capacidade de armazenamento nos tecidos:

Hidrossolúveis: ácido ascórbico, tiamina, riboflavina, niacina, piridoxina, biotina, ácido pantotênico, folato e cobalamina. A maioria das vitaminas hidrossolúveis são componentes de sistemas de enzima essenciais. Várias delas estão envolvidas em reações de manutenção do metabolismo energético, nosso organismo normalmente encontra dificuldades para armazena-la em quantidades apreciáveis e são absorvidas por mecanismo passivo e ativo e transportadas por carreadores. Estas vitaminas ou seus metabólitos são excretados na urina.

Lipossolúveis: A, D, E, e K tem um papel fisiológico separado e distinto.  Na maior parte, são absorvidos com outros lipídios, e uma absorção eficiente requer a presença da bile e suco pancreático. São transportadas para o fígado através da ninfa como uma parte de lipoproteína e são estocadas em vários tecidos corpóreos, embora não todas nos mesmos tecidos, nem na mesma extensão. Normalmente são excretadas nas fezes através da circulação êntero-hepática. Observe na Tabela abaixo a composição vitamínico do pequi

Tabela Nº 01 – Composição Química do Pequi - Vitaminas

Análise Química em g/100

A

C

B1

B2

B3

B6

20.000 mcg

8,3 mg

0,17 mg

0,48 mg

2,57 mg

0,6 mg

Fonte: TACO, 2006, p. 33 ; FRANCO, 1992, p.97.

Como podemos observar, a composição vitamínico do pequi demonstra que o pequi pode contribuir decisivamente para umavida mais saudável, mas é interessante analisar cada uma de suas propriedades nutricional para melhor compreendermos sua viabilidade na merenda escolar, para tanto passaremos a análise bioquímica dos componentes do pequi.

O conhecimento das propriedades vitamínicos dos alimentos, que consumimos diariamente é de fundamental importância, pois com essa atitude simples, utilizada de forma planejada evitamos a ingestão desorganizada de nutrientes e restauramos o equilíbrio do organismo evitando danos à saúde. A importância do pequi como componente da alimentação de escolares pode ser avaliada também a partir dos seguintes fatores: É o fruto com maior teor de Vitamina A (retinol); em Vitamina B-1 (tiamina) é igual ao caju, morango, jenipapo e mamão; em Vitamina B-2 (riboflavina) é igual a uma gema de ovo; em teor protéico é igual ao abacate e a banana prata; em gordura é igual ao abacate e o buriti; em açúcar compara-se a jabuticaba e a uva; em cálcio é igual ao caju, maracujá e a laranja; em ferro é igual ao tomate; em cobre é igual ao amendoim, figo e uva. Observem na tabela abaixo suas principais funções bioquímicas:

Tabela Nº. 02PRINCIPAIS FUNÇÕES BIOQUÍMICAS DAS

VITAMINAS DO PEQUI

Vitamina

Função

Deficiência

Fontes

Tiamina

Coenzima em metabolismo de CH, função normal de coração, nervos e músculos.

Beribéri, perda apetite, neuropatia, fatiga, paralisia, insuficiência cardíaca.

Carnes, grãos enriquecidos, legumes.

Riboflavina

Coenzima no metabolismo protéico e energético.

Queiloses, língua avermelhada, erupções cutâneas.

Leite, carnes, vegetais verdes.

Niacina B3 (precursor: triptofano)

Metabolismo (CoA), atividade gástrica e intestinal normais, sistema nervoso.

Pelagra, fraqueza e falta de apetite, neurite, dermatite, confusão mental.

Carnes, amendoim, legumes.

Piridoxina B6

essencial ao Sistema nervoso e à pele, contribui com o metabolismo dos aminoácidos, produção de células do sangue, anticorpos, age como diurético natural, reduz os sintomas de vômito e náuseas, etc.

Caspa (dermatite seborréia, Anemia; Lesões na boca e na língua, Gengivite, Náuseas e vômitos, Irritabilidade, etc.

Levedo de cerveja, Farelo de trigo,
Melado, Leite, Arroz integral, Cereais integrais, Aveia, Banana, Batata, Melão, Aves, Ovos, Carnes, etc.

Vitamina C

Parede capilar, colágeno Absorção do ferro.

Escorbuto

Anemia;

Frutas cítricas, tomate, folhas.

Vitamina A

Adaptação visual, crescimento de pele e mucosas.

Cegueira noturna, xeroftalmia, alteração pele e membranas.

Retinol: alimento animal

Caroteno: vegetais

Vitamina E

Antioxidante.

Fragilidade hemácias, anemia, neuropatia periférica.

Óleos vegetais, ovos, carnes, cereais, etc.

Fonte: RAMALHO, 2004, p. 464.

É comum a imprensa brasileira dar ênfase a problemas ligados a saúde do brasileiro, quase sempre as notícias referem-se a epidemias e surtos endêmicos, no entanto existem problemas crônicos e que afetam parcelas populacionais que por não se enquadrarem nos grupos de risco passam quase que desapercebidos na sociedade; a deficiência de vitamina A (DVA) entre alunos da educação infantil e do ensino fundamental seguramente chega a ser um problema de saúde pública no Brasil, uma vez que via de regra desenvolvemos campanhas e umacompanhamento mais próximo ao ideal apenascom os grupos populacionais considerados como de risco nutricional, ou seja, gestantes, recém-nascidos e pré-escolares.

São amplamente conhecidos os resultados da hipovitaminose A, chegando inclusive a ser apontada como a principal causa de cegueira evitável no mundo. È conhecido também no meio científico que a as carências vitamínicas na faixa etária que compreende a pré-adolescência e a adolescência podem comprometer o crescimento, a maturação sexual, o desenvolvimento intelectual e o desempenho escolar, e isto incide diretamente nos custos com a manutenção da saúde pública.

(RAMALHO, et al, 2004, p. 465) afirma:

Para as mulheres em idade fértil a DVA, mesmo que em níveis marginais ou subclínicos, pode representar maior risco de resultado obstétrico desfavorável. Esta assertiva justifica-se, uma vez que a vitamina A é importante para a reprodução normal, crescimento e desenvolvimento fetais, constituição da reserva hepática fetal e para o crescimento tecidual materno. Por não serem considerados classicamente como de risco, os indivíduos em idade escolar (incluindo os adolescentes) têm sido sistematicamente excluídos de estudos investigativos e de programas de controle e combate à DVA. Porém, estudos realizados na última década têm encontrado resultados que apontam elevados níveis de carência de vitamina A em escolares em diferentes países.

Tradicionalmente os países latinos não dispõem de inquéritos nacionais sobre o estado nutricional de vitamina A, o que impede avaliar-se adequadamente a real magnitude da DVA sobre a saúde desses segmentos, o Brasil apesar de economicamente ser um gigante e figurar entre as maiores potências do planeta não se difere dos paises localizados nessa parte do globo.

A ONU enquadra o Brasil como um país com deficiência marginal e de importância moderada no tocante a questão da DVA e os resultados de estudos de casos de diversas regiões brasileiras demonstram que este é um problema nacional e não local e deveria ser tratado de forma diferenciada por nossas autoridades. Por sua composição vitamínica e, sobretudo pelo alto teor de retinol acreditamos que se justifique acrescentar na dieta dos escolares, alimentos como o pequi.

2.2 FUNÇÕES BIOQUÍMICAS DAS VITAMINAS

PRESENTES NO PEQUI

Apesar de constituir em média apenas 5 a 6% do corpo humano, embora certos macroelementos como o cálcio, o ferro, o magnésio, o sódio o potássio, e o fósforo, se encontrem em quantidades mais significativas, os sais minerais fazem parte do grupo de elementos denominados essenciais à nossa saúde. Eles não podem ser sintetizados pelo organismo, mas podem ser obtidos através de uma alimentação saudável.

Os sais minerais representam cerca de 1% do total da composição celular e podem ser encontrados sob a forma insolúvel, entrando na composição de estruturas esqueléticas e de sustentação, como os ossos. Quando os sais minerais se encontram dissolvidos em água, formam os íons. É sob essa forma que eles desempenham a sua atividade reguladora fundamental.

A quantidade de cada mineral que deve ser consumido diariamente varia de microgramas a gramas. Dessa maneira, o excesso ou falta na ingestão pode acarretar prejuízos ao organismo, devendo-se tomar cuidado com o uso de suplementos.

Minerais como cálcio, fósforo, sódio, potássio, cloro, magnésio e enxofre podem ser classificados como macrominerais, pois são necessários em quantidades acima 100mg por dia. Já os minerais como o ferro, cobre, cobalto, zinco, manganês, iodo, molibdênio, selênio, flúor e cromo são classificados como microminerais, pois são necessários em pequenas quantidades, miligramas ou microgramas por dia.

Riveira, et al. (2001) realizaram estudo de suplementação de múltiplos micronutrientes (Vitaminas A, D, E, K, C, B1, B6, B12, riboflavina, niacina, biotina, ácido fólico, ácido pantotênico e ferro, zinco, iodo, cobre, manganês e selênio) e concluíram que deficiências de micronutrientes são determinantes no crescimento humano, Observe na tabela abaixo os principais sais minerais presentes nopequi.

Tabela Nº. 03 – Composição Química do Pequi - Sais Minerais

Análise Química em Mg/100

Ca

Fe

P

Cu

Na

Mg

Mn

Zn

32

0,3

298

0,21

2,1

30

0,64

1,0

Fonte: Fonte: TACO, 2006, p.32-33 ; FRANCO, 1992, p.143.

Com a finalidade de destacar as funções bioquímicas dos sais minerais encontrados no pequi bem como sua contribuição para a saúde daqueles que optam por colocá-lo em sua dieta, é interessante observar a tabela Nº. 4:

Tabela Nº 04 -Principais funções bioquímicas dos sais minerais do pequi

Mineral
Ingestão/dia

Função

Deficiência

Principais fontes

Cálcio
800mg - homem
1.200mg - mulher (19-24 anos)

Atua na formação de tecidos, ossos e dentes; contração muscular; na transmissão de impulsos nervosos (regulação da batida cardíaca), age na coagulação do sangue e na oxigenação dos tecidos; auxilia a neurotransmissão, está envolvido no transporte de membranas celulares, ativação ou liberação de enzimas.

Deformações ósseas; tetania na gravidez.

Leite e derivados, chicória, feijão, lentilha, vegetais de folhas verdes (como brócolis, couve e mostarda) cereais, grãos, frutas, carnes, mariscos, sardinha, salmão e ostras.

Cobre
1.5- 3.0mg

Formação dos ossos; síntese da hemoglobina e colágeno. Importante como componente de diversas enzimas e coenzimas. Colabora na síntese da hemoglobina, dos citocromos, da elastina  e mielina.

Não existem evidências em humano. Doença de Menke é um problema genético que resulta na deficiência.

Vísceras, mariscos, leguminosas, frutas secas, cereais integrais.

Ferro
10mg - homem
15mg - mulher

Constituinte da hemoglobina e mioglobina; transporte de oxigênio; componentes de enzimas. O ferro tem papel no transporte respiratório do oxigênio e dióxido de carbono e é parte ativa das enzimas envolvidas no processo de respiração celular; auxilia na função imunológica e no desenvolvimento cognitivo, participando da contração muscular, nos líquidos intercelulares, linfa e no plasma sangüíneo,

Anemia ferropriva.

Carne, ovo, peixes, aves, gema de ovo, cereais, leguminosas, vegetais verde-escuros (espinafre), feijão e ervilha.

Fósforo
800mg - homem
1.200mg - mulher
(19-24 anos)

Estrutura de ossos e dentes; constituinte celular, no metabolismo dos glucídios, lipídios e protídeos a nível muscular; no metabolismo do sistema nervoso, colabora como componente em muitos sistemas enzimáticos. 

Normalmente não ocorre, desde que a ingestão de proteínas e cálcio esteja adequada.

Leite e derivados, ovo, tecido animal, cereais e leguminosas, as amêndoas.

Magnésio
350mg - homem
280mg - mulher

Componente estrutural das células e ossos; ativador de diversas enzimasno metabolismo energético do nosso organismo. Cereais, soja, nozes, amêndoas, amendoins e caju são muito ricos em magnésio.

O déficit de magnésio, embora raro, pode levar a um aumento de irritabilidade muscular originando tremores e convulsões. Parece interferir  com a capacidade de recuperação muscular.

Leite, leguminosas, tecidos animais, cereais integrais, vegetais, caju.

Sódio
500 - 3.000mg

Contração muscular; regula osmolaridade, pH e volume dos líquidos corpóreos.

A diarreia e os vómitos intensos originam grandes perdas de sódio, cãibras musculares, fraqueza; dores de cabeça e colapso vascular.

Abundante em quase todos os alimentos. Leite e derivados, pão, cenoura, espinafre.

Fonte: Pesquisa de Campo

Todos os elementos destacados na tabela são muito importantes para a formação física e mental dos alunos, mas destacaremos particularmente a influência do ferro e do cálcio, sobretudo porque na infância e na adolescência apresentam necessidades aumentadas desses minerais seja na formação de tecidos ósseos, seja na construção da massa muscular que é acompanhada por volume sangüíneo maior. As exigências do ferro são aumentadas durante a adolescência, quer para alcançar o pico máximo de crescimento, quer pelas perdas menstruais. As exigências de ferro são ainda maiores em países em desenvolvimento devido às doenças infecciosas, às infestações por parasitas que causam a perda do ferro e à baixa biodisponibilidade do ferro e das dietas limitadas, observe:

A deficiência de ferro é a deficiência nutricional mais comum, assim como a causa mais comum de anemia entre crianças e mulheres. Sendo considerado um problema de saúde pública, especialmente no período da infância, no qual suas necessidades estão aumentadas O período de rápido crescimento da lactância é marcado por um aumento tanto na hemoglobina como na massa de ferro total. Além disso, neste período as crianças não consomem alimentos ricos em ferro, ressaltando assim os cuidados quanto à quantidade de ferro nos alimentos, especialmente aqueles de origem vegetal. Muitos estudos mostram que a deficiência de ferro em crianças pequenas está associada com desenvolvimento neurológico deficiente, mas não está claro se este quadro pode ser evitado pela suplementação de ferro (BUENO & CZEPIELEWSKI, 2007 p. 50)

Por outro lado convém destacar que aproximadamente 70% do peso corporal é composto por cristais cálcio-fosfato fornecendo informação suficiente para sugerirmos que o cálcio seja um dos principais nutrientes para o adequado crescimento ósseo e estatural. Anormalidades na estrutura óssea devido à deficiência de cálcio ocorrem na osteoporose, osteomalacia e raquitismo, entre outros.

Além do cálcio, outros minerais e elementos estão envolvidos no crescimento ósseo, alguns deles como constituintes da matriz, como magnésio e flúor, outros como componentes do sistema enzimático envolvido nos mecanismos da matriz, como zinco, cobre e manganês. Uma dieta insuficiente nestes nutrientes resulta na redução de crescimento ósseo na formação do osso definitivo. Vitaminas também desempenham papel importante no metabolismo do cálcio como a vitamina D e as vitaminas C e K, como co-fatores de enzimas chaves no metabolismo ósseo.

Estudos recentes e recomendações dietéticas têm enfatizado a importância nutricional do cálcio em crianças, especialmente naquelas em fase de rápido crescimento e de mineralização óssea associados ao desenvolvimento puberal. O atual consumo dietético de cálcio entre crianças e adolescentes está bem abaixo dos níveis ótimos de recomendação[1].

2.3 PROPRIEDADES FISICO-QUÍMICA DAS FIBRAS

PRESENTES NO PEQUI

O conceito de fibra alimentar (FA) vem-se modificando a medida em que ocorrem avanços nas metodologias de análise da fibra, e nos estudos sobre o comportamento dos alimentos no trato digestivo de humanos. Segundo KANASHIRO,2005, p. 95, os conceitos recentes mais adotados são:

Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa (Resolução RDC n.40 de 21/03/2001) define FA como".. qualquer material comestível que não seja hidrolisado pelas enzimas endógenas do trato digestivo de humanos e determinado segundo os métodos publicados pela AOAC[2] em sua edição mais atual".

Associação Americana de Químicos de Cereais: "A fibra da dieta é a parte comestível das plantas ou carboidratos análogos que são resistentes à digestão e absorção no intestino delgado de humanos com fermentação completa ou parcial no intestino grosso. A fibra da dieta inclui polissacarídeos, oligossacarídeos, lignina, e substâncias associadas à planta. A fibra da dieta promove efeitos fisiológicos benéficos, incluindo laxação, e/ou atenuação do colesterol do sangue e/ou atenuação da glicose do sangue"[3].

Os componentes da FA estão presentes na maioria das vezes em dietas consumidas diariamente pelas populações e são encontrados principalmente em vegetais, frutas e grãos integrais e podem, também, ser extraídos de sementes, exsudatos de plantas, algas marinhas e raízes tuberosas. Compostos como lactulose, lactose, amido resistente, inulina e frutoligossacarídeos, podem ser incorporados aos alimentos com a finalidade de melhorar seus atributos sensoriais e suas características funcionais. Proteínas não digeridas e produtos de reações formados durante o processamento de alimentos também podem estar presentes na fração fibra.

Estudos recentes demonstram que o pequi se constitui uma importante fonte de fibras alimentares, OLIVEIRA, et al 2006, p.1 demonstra que o teor de pectina total na polpa varia de 178,8 U/g a 197,3 U/g, não apresentando uma tendência de variação definida em função do grau de maturação dos frutos. Observe o teor de fibras existentes nesse alimento.

Tabela Nº 05 - Teor de fibras totais no pequi – comparação

com alimentos tradicionais

Tipo de alimento

Total de fibras %

Casca do pequi

39,97

Polpa do pequi

10

Amêndoa do pequi

5,5

Arroz cozido

0,4

Aveia farelo

17,0

Batata frita

2,3

Beterraba

1,7

Cenoura cozida

2,5

Laranja

1,9

Maçã com casca

2,7

Pão francês

2,7

Farinha de milho fina

1,5

Flocos de cereais (milho)

4,3

Fonte: Pesquisa de Campo

GARBELOTTI, et al 2003, p. 19 demonstram que o papel da fibra alimentar (FA) na dieta passou a ser reconhecido na nutrição e saúde somente após a década de 60. Desde então, muitos estudos epidemiológicos têm sido realizados para verificar os possíveis efeitos da fibra na saúde, o que tem demonstrado importância considerável no tratamento e na prevenção de doenças. Segundo Hernandez, o termo fibra alimentar foi proposto por Hipsely (1953) e definido por TrowelL (1972), como sendo o componente da parede celular de vegetais incluído na dieta humana que resiste à ação das secreções do nitrato gastrintestinal.

MAHAN & STUMP, 2004, p. 02 recomenda uma quantidade entre 19 e 26 g/dia aos alunos em idade escolar no ensino fundamental com variação significativa entre meninos e meninas. Observe as propriedades físico-químico bem como suas funções no organismo humano.

Tabela Nº 06 -Propriedades físico-química do pequi

Propriedade físico-Quimíca

Tipo de fibra

Efeito Fisiológico

Significância Clínica

-viscosidade

Gomas, mucilagens e pectinas

Descreve o esvaziamento gástrico, descreve a taxa de absorção no intestino grosso

-diabetes, hipercolesterolemia

Tamanho da partícula e capacidade de se ligar à àgua

Farelo de trigo, conteúdo pentosana

Aumenta o esvaziamento gástrico, descreve o tempo de trânsito trato gastrointestinal, descreve pressão intraluminal no cólon, aumento do volume fecal

- constipação, úlcera péptica, doença diverticular, dilui potencial carcinogênico.

Absorção e não específcos efeitos

Lignina, misturas de fibras-pectina

Aumento da produção de esteróide fecal, aumento da perda de gordura e hodrogênio

-hipercolesterolemia, anticarcinogenio

Troca catiônica

Polissacarídeos ácidico (pectinas)

Aumento da perda de minerais, traço de elementos, metais pesados.

-negativo balanço mineral, efeito antioxidante.

Antioxidante

Lignina (reduz grupos fenólicos)

Diminui os radicais livres no trato digestivo

-anticarcinogênico

Degradabilidade (colônia bacteriana)

Polissacarídeos (menos a lignina)

-aumenta produções de gás e ácidos graxos de cadeia curta, descreve pH fecal

-flatulência, produção de energia, anticarconogênico, Metabolismo/carboidratos/lípideos

Fonte: GARBELOTTI, 2003, p. 19

Existem alimentos denominados de funcionais, e o pequi se enquadra nesta denominação que apresentam componentes nutricionais tão interessantes que convêm destacar, observe:

"Nas últimas décadas, novas tecnologias, como a biotecnologia, engenharia genética, processamento de alimentos, inovações de produtos e produção em massa, habilitaram os cientistas de alimentos a planejar novos produtos saudáveis. Há em todo o mundo um crescente interesse pelo papel desempenhado na saúde por alimentos que contêm componentes que influenciam em atividades fisiológicas ou metabólicas, ou que sejam enriquecidos com substâncias isoladas de alimentos que possuam uma destas propriedades, os quais estão sendo chamados "alimentos funcionais" e que estão invadindo os mercados, tendo em vista as perspectivas de ganhos nesta área. (VIEIRA et al, 2006, p. 2)

Enquanto o mundo todo investe milhões em pesquisa visando obter alimentos mais saudáveis e assim gastar menos com a saúde curativa, o Brasil simplesmente destrói milhares dehectares de matas nativas contendo plantas que seguramente poderiam contribuir para uma melhor qualidade de vida de sua população pois como afirmara Hipócrates "somos aquilo que comemos".

2.4 COMPOSIÇÃO LIPÍDICA DO PEQUI

Lípides ou lipídios são ésteres elaborados pelos organismos vivos, que por hidrólise fornecem ácidos graxos ao lado de outros compostos e classificam-se em Lipídeos simples, (não saponificáveis) Representados pelos esteróis; carotenóides e tocoferóis. Complexos (saponificáveis) Representados pelos Acilgliceróis; ceras; fosfolipídeos; diglicerídeos e monoglicerídeos, D´Arc (2006). A matéria insaponificável corresponde à quantidade total de substâncias dissolvidas nos óleos e gorduras que após saponificação com álcalis são insolúveis em solução aquosa, mas solúveis em solventes comuns de gorduras (KOBORI; JORGE, 2005).

Os lipídeos de modo geral podem ser definidos como um conjunto de substâncias químicas que, ao contrário das outras classes de compostos orgânicos, não são caracterizadas por algum grupo funcional comum, e sim pela sua alta solubilidade em solventes orgânicos e baixa solubilidade em água. Juntamente com as proteínas, ácidos nucléicos e carboidratos, os lipídios são componentes essenciais das estruturas biológicas, e fazem parte de um grupo conhecido como biomoléculas. Os lipídios se encontram distribuídos em todos os tecidos, principalmente nas membranas celulares e nas células de gordura.

Existem diversos tipos de moléculas diferentes que pertencem à classe dos lipídios. Embora não apresentem nenhuma característica estrutural comum todas elas possuem muito mais ligações carbono-hidrogênio do que as outras biomoléculas, e a grande maioria possui poucos heteroátomos. Isto faz com que estas moléculas sejam pobres em dipolos localizados. Embora possam apresentar uma estrutura química relativamente simples, as funções dos lipídios são complexas e diversas, atuando em muitas etapas cruciais do metabolismo e na definição das estruturas celulares.

Os óleos vegetais e as gorduras animais pertencem a este grupo de compostos orgânicos chamados ésteres, e são produzidos pela união entre um ácido e um álcool. Em síntese podemos afirmar que os óleos e gorduras, vegetais ou animais, são substâncias que contém glicerina combinada com vários ácidos graxos. Há uma variedade de plantas das quais se podem extrair óleo, tais como soja, amendoim, girassol, algodão, milho, canola, coco, mamona, pequi, macaúba, babaçu, dendê, pequi que contém cerca de 60% de óleo comestível em sua polpa e é rico em proteínas e vitaminas, entre outros.

Dados da composição em ácidos graxos do óleo da polpa e da amêndoa do pequi (Caryocar brasiliense Camb) mostram que são constituídos na sua maior parte por ácido oléico e ácido palmítico (Tabela nº 07 e Tabela 08 ) (FACIOLI e GONÇALVES, 1998), estudos recentes tem comprovado que a adoção de dietas equilibradas contendo esses elementos pode contribuir decisivamente para melhoria da qualidade de vida, pois não basta viver mais; precisamos viver melhor.

Tabela Nº 07 -Composição em ácidos graxos do óleo do pequi.

ÁCIDO GRAXO

TEOR DE ÓLEO DE PEQUI% (p/p) 100g

POLPA

AMÊNDOA

CASCA

Palmítico (16:0)

40,2

34,4

34,0

Palmitoléico (16:1)

1,4

2,1

1,6

Esteárico (C18:0)

2,3

1,8

3,7

Oléico (C18:0)

53,9

57,4

54,3

Linoléico (C18:2)

1,5

2,8

4,2

Linolênico (C18:3)

0,7

1,0

1,8

Araquidico (C20:0)

0,2

-

-

SATURADOS

36,2

34,1

37,7

INSATURADOS

63,8

65,9

62,3

FONTE: (FACIOLI; GONÇALVES, 1998& EMBRAPA 1987).

Tabela Nº 08 -Composição triglicerídia do óleo do pequi

TEOR DE TRIGLICERÍDEOS NO ÓLEO DO PEQUI% (p/p) 100g

TRIGLICERÍDEOS

POLPA

LOO

3,8

POL

2,7

OOO

5,4

POO

22,9

POP

27,6

SOO

9,1

POS

18,2

PPS

0,3

SOS

8,7

Fonte: (FACIOLI; GONÇALVES, 1998).

(PIMENTEL, et al., 2005).demonstram que os principais ácidos graxos da família ômega 3 são o alfa-linolênico (C18:3 – 18 carbonos e 3 insaturações), o eicosapentanóico-EPA (C20:5 – 20 carbonos e 5 insaturações) e o docasahexanóico-DHA (C22:6 – 22 carbonos e 6 insaturações). Os ácidos graxos da família ômega 6 mais importantes são o linoléico (C18:2 – dezoito carbono e 2 insaturações) e o araquidônico (C20:4 – 20 carbonos e 4 insaturações)

Os ácidos graxos de cadeia longa da família ômega 3 (EPA e DHA) são sintetizados nos seres humanos a partir do ácido linolênico. Este ácido graxo é também o precursor primordial das prostaglandinas, leucotrienos e tromboxanos com atividade antiinflamatória, anticoagulante, vasodilatadora e antiagregante,na prevenção do câncer (mama, próstata e cólon) e redução da incidência de arteriosclerose, Rodruguez, et al (2003)

Os ácidos graxos ômega 3 são também indispensáveis para os recém-nascidos por representarem um terço da estrutura de lipídeos no cérebro, carências destas substâncias podem ocasionar redução da produção de enzimas relacionadas às funções do aprendizado. O suprimento adequado de DHA na alimentação dos bebês é fundamental para o desenvolvimento da retina.

(MORAES; COLLA, 2006 p. 118) destaca que além de seu papel nutricional na dieta, os ácidos graxos ômega 3 podem ajudar a prevenir ou tratar uma variedade de doenças, incluindo doenças do coração, câncer, artrite, depressão e mal de Alzheimer entre outros, no entanto devem ser consumidos numa proporção equilibrada com os ácidos graxos ômega 6 numa proporção de aproximadamente de 5:1 de ômega 6 para ômega 3.

O ácido linoléico, presente no óleo de pequi, pertencente ao grupo dos ácidos graxos ômega 6, é transformado pelo organismo humano no ácido araquidônico e em outros ácidos graxos poliinsaturados. Os ômega 6 derivados do ácido linoléico exercem importante papel fisiológico: participam da estrutura de membranas celulares, influenciando a viscosidade sangüínea, permeabilidade dos vasos, ação antiagregadora, pressão arterial, reação inflamatória e funções plaquetárias. Estudos mostram os efeitos causados pela substituição de gordura saturada por gordura monoinsaturada na dieta, com a redução nos níveis de colesterol total e de LDL, sem alterar significativamente os níveis deHDL[4].

2.5 COMPOSIÇÃO PROTEICA DO PEQUI

O termo proteína deriva do grego "proteios", "que tem prioridade", "o mais importante", são compostos orgânicos de alto peso molecular,formadas pelo encadeamento de aminoácidos. Podem ser classificadas em proteínas simples, denominadas também de homoproteínas (albuminas, globulinas, escleroproteínas ou proteínas fibrosas), conjugadas, denominadas também de heteroproteínas (cromoproteínas,fosfoproteínas, glicoproteínas, lipoproteínas, nucleoproteínas) e derivadas (proteoses e as peptonas).

As proteínas desempenham as funções estrutural, enzimática, hormonal, de defesa, nutritivo, coagulação sangüínea e transporte nos seres vivos estas podem ser de origem animal ou vegetal. As proteínas formam o que chamamos de massa corporal magra, juntamente com os ossos e líquidos corporais. Além disso, são de extrema importância tanto dentro das células quanto fora delas, pois cumprem as mais diversas funções no nosso organismo.

A principal função das proteínas no nosso organismo é sem dúvida a de constituir os nossos músculos e vísceras, uma vez que a maioria absoluta da proteína corporal está presente neles. A proteína muscular tem a função de executar a contração muscular, função primordial que possibilita movimentarmos. Outras funções de extrema importância são as proteínas que constituem os hormônios que regulam o funcionamento dos mais diversos órgãos do nosso corpo. Além disso, existem proteínas que têm o objetivo de defender o nosso corpo de agentes agressores são os anticorpos.

As enzimas que fazem o nosso organismo funcionar, metabolizando os alimentos em energia, reconstruindo a nossa massa corporal que está sempre em processo de degradação e reconstrução, são outros tipos importantes de proteínas. Por fim, existem proteínas que transportam substâncias no nosso sangue, como a hemoglobina, a albumina e as lipoproteínas HDL, LDL e VLDL, entre outras.

Ocorrem muitas divergências quanto ao teor de proteína encontrados tanto na polpa, como na casca ou amêndoa, (Ribeiro, 2000) afirma ser (13,5) o teor da polpa, superior ao encontrado no arroz, na batata , entre outros.

Vilela (1998) afirma que os teores da polpa variam entre 3,54 e 6,0%. Para frutos coletados na localidade de Brasilândia-MG, respectivamente. Em frutos procedentes de outras regiões, Ferreira et al. (1987) obtiveram um valor de 1,61g/100g (Luiziânia-GO).

Existem inúmeras explicações plausíveis para a variação que podem estar ligados desde a fase de maturação, incidência solar ou se o fruto estava caído no chão há muitos dias ou não, mas o que todas as pesquisas confirmam é que este fruto do cerrado faz valer o nome popular que recebe, "a carne do cerrado".

Franco, (1982) destaca que, dos frutos tropicais mais consumidos pela população brasileira, o teor protéico da polpa do pequi só está abaixo do coco da Bahia, que apresenta um teor de 5,5g/100g, os dados demonstram de forma inequívoca que o pequi é um alimento que merece ser tratado com mais atenção principalmente nesse momento em que o planeta todo inicia acalorados debates no tocante a produção de alimentos e biocombustíveis, poiso pequi se enquadra em ambos os casos, há que destacar que é uma planta nativa, logo aclimatada e pode contribuir inclusive com a recuperação de áreas degradadas unindo o útil ao agradável, somente paises tão antagônicos como o Brasil pode se dar ao luxo de desperdiçar ao longo de séculos essa fonte inesgotável de vida e alimento.

2.6 HIDRATOS DE CARBONO PRESENTES NO PEQUI

Os carboidratos são substâncias orgânicas chamadas de hidratos de carbono. Estes nomes foram dados porque, na molécula da maior parte dos carboidratos, para cada carbono presente existem 2 átomos de hidrogênio e 1 átomo de oxigênio, na mesma proporção existente na molécula de água. Sua fórmula empírica é (Ch2O)n. Daí o nome carbo (carbono) hidrato (hidros = água).Os carboidratos são a maior reserva de energia de todo o reino vegetal, sendo produto do processo fotossintético. Por outro lado, no reino animal, os carboidratos são encontrados em pequenas quantidades no sangue, sob a forma de glicose, e no fígado e músculos, sob a forma de glicogênio. Os carboidratos também são conhecidos como açúcares.

Os carboidratos têm função estrutural (construtora ou plástica) e armazenamento energético nos animais, sob a forma de glicogênio, e principalmente nos vegetais, sob a forma de polissacarídeos. Também tem função anticoagulante (heparina), lubrificante, cicatrizante (quitina) e antigênica (ativa o sistema imunológico, por exemplo, a alergia causada por crustáceos). Segundo a ocorrência ou não de hidrólise os carboidratos são classificados em:

Monossacarídeos: São glicídios simples que não sofrem hidrólise são nomeados de acordo com a quantidade de Carbono da cadeia. Os mais importantes são as Hexoses (6C) e as pentoses (5C). As Pentoses mais importantes sãoRibose e Desoxirribose componentes estruturais do RNA e DNA respectivamente. Hexoses mais importantes são: Glicose, Frutosee Galactose todos com funções energéticas.

Oligossacarídeos: São glicídios formados pela junção de 2 a 10 Monossacarídeos através de uma ligação covalente denominada Ligação Glicosídica sofrem hidrólise e os mais importantes oligossacarídeos são os dissacarídeos formandos pela junção de 2 monossacarídeos os mais importantes são: Sacarose (glicose+frutose); Lactose(Glicose+Galactose); Maltose(Glicose+Glicose).

Polissacarídeos: São glicídios formados pela junção de mais de 10 Monossacarídeos os mais importantes são: Amido, Glicogênio, Celulose, Quitina.

As principais fontes de hidratos de carbono na alimentação do Homem são os cereais, raízes, tubérculos, leguminosas, vegetais e frutos e produtos lácteos. Os hidratos de carbono, e os açúcares em particular, são as principais fontes de energia para o corpo, mas também desempenham um papel importante no prazer que sentimos ao alimentar-mo-nos. Eles adicionam sabor doce, aroma, textura, palatabilidade a uma larga variedade de alimentos que de outra forma não conseguiríamos ingerir.

Os hidratos de carbono têm efeitos fisiológicos como o impacto na saciedade e esvaziamento gástrico e influência sobre a glicemia. A fibra dietética é conhecida como um importante moderador da digestão no intestino delgado e como o principal substrato de fermentação ao nível do cólon. Os hidratos de carbono desempenham um papel importante na manutenção da saúde como parte integrante de uma alimentação equilibrada e saudável e na prevenção de doenças.

Damaso, (2001) aponta cinco importantes funções dos hidratos de carbono no organismo humano:

Fonte energética: uma das principais funções dos carboidratos é fornecer energia para o desenvolvimento e manutenção das funções celulares, sendo que as reservas de glicogênio promovem um equilíbrio no organismo pela geração de ATP e coenzimas ativas no metabolismo;

Ação poupadora de proteínas: um nível adequado de carboidratos na dieta impede que ocorra uma degradação das proteínas para geração de energia, mesmo quando o organismo é exposto a situações que aumentam significativamente a demanda energética. Esta poupança de substrato protéico promove uma maior quantidade de proteína armazenada, o que favorece a "construção" dos tecidos;

Efeito anticetogênico: a cetose é uma condição na qual são observadas elevações da produção de corpos cetônicos decorrentes da grande mobilização de gordura. Tal situação resulta em aumento da acidez dos fluidos orgânicos, o que pode ser prejudicial. Isto ocorre quando as quantidades de hidratos de carbono ingeridas são insuficientes e prejudicam o transporte de glicose para dentro das células. Este quadro é freqüentemente observado em casos de administração de dietas restritivas e/ou realização de esforços físicos extenuantes;

Constituição de compostos estruturais: a função plástica dos hidratos de carbono é representada pela constituição da ribose e da desoxirribose na estrutura do DNA e RNA. Além destes, as glicoproteínas das membranas plasmáticas, dos anticorpos, de alguns fatores de coagulação sangüínea, entre outros, têm em sua estrutura componentes glicídicos;

Combustível para o sistema nervoso central: é de conhecimento geral que o tecido cerebral "alimenta-se" quase que exclusivamente de glicose, o que numa situação de interrupção prolongada glicêmica resulta em danos irreversíveis ao cérebro.

Existem diferentes dados acerca da composição química do pequi, no tocante aos carboidratos não é diferente. TACO (2006) demonstra que existem 13,0g para cada 100 gramas da parte comestível do pequi cru. Lima et al (2007) demonstra que cerca de 8,33% da polpa é formado por carboidratos. já o Relatório Institucional – Núcleo de Ciências Agrárias, Universidade Federal de Minas Gerais, Montes Claros, 2003 aponta um valor total de 8,95%. Há uma carência enorme de pesquisas seguras nessa área com o objetivo de padronizar os valores, as margens aceitáveis de erros e até mesmo detectar as diferenças regionais que ocorrem desde o período de maturação e colheita dos frutos até mesmo as variações que ocorrem de plantas da mesma família mas com variedades diferentes tais como o pequi anão e o pequi sem espinhos que vem sendo estudado pela EMBRAPA isso tudo só valorizaria ainda mais este fruto e colocaria na discussão sobretudo dos povos do cerrado a importância de desenvolver leis específicas que protejam essa planta como também a difusão nas mídias locais sobre a importância do consumo do mesmo sobretudo, mas não somente, por crianças em idade escolar.

3. REVISÃO DE LITERATURA

O pequi (Caryocar brasilense) planta típica do cerrado brasileiro ocorre em boa parte do território nacional. (PEREIRA 2004 p. 08) afirma que esse fruto de aspecto bruto é o mais utilizado pela culinária guiratinguense; podendo-se concluir que tempo de pequi é essencialmente tempo de festa.

FERREIRA, et al, 1988 p. 01 demonstra que a polpa do pequi contém 61,79% de óleo e 42,2% de proteína e a amêndoa possui 6,71% e 24,6% respectivamente se configurando em um im­portante complemento alimentar.

Convém destacar que a amêndoa do pequi, pela alta quantidade de óleo que contém e por suas características quí­micas, pode ser também utilizada com vantagem na indústria de cosméticos para a produção de sabonetes e cremes, entre outros.

Franco, (1996) demonstra que foram encontradas 20.0000 mcg de vitamina A e 463 mcg de vitamina B2. Dados da Organização Mundial de Saúde afirma que 10% dos alunos da 1ª série do ensino fundamental público apresentam deficiências visuais, necessitando de medidas corretivas; o problema é tão grave que em 1984 o Ministério da Educação criou o "PNSE", Programa Nacional Saúde do Escolar e desde então vem concedendo apoio financeiro aos municípios em caráter suplementar para a realização de consultas oftalmológicas, aquisição e distribuição de óculos para os alunos com problemas visuais regularmente matriculados na rede pública. Contraditoriamente, o pequizeiro, planta que poderia oferecer enorme apoio no combate a deficiência de visão, em função da rápida expansão das fronteiras agrícolas no cerrado mato-grossense vem sendo eliminado da paisagem regional.

Almeida; Silva (1994) destacam que o fruto do pequizeiro apresenta alto teor de caroteno (120mg). A polpa de pequi contém 78,272mg de vitamina C, valor acima de quatro frutas tradicionalmente cultivadas e consumidas pela população brasileira como laranja-pera (40,9mg), limão (26,4mg), banana d'água (6,4mg) e maçã argentina (59mg) Sano;Almeida, (1998).

A polpa de pequi é composta de 66% de óleo e 13,5% de proteína e a amêndoa tem 47% de óleo e 54% de proteína (Oliveira, 1988). O percentual de proteínas presente na polpa do pequi (13,5%) é superior ao encontrado no arroz e na batata Ribeiro, (2000).

Parece incrível como uma fruta tão pequena pode conter tantos antioxidantes, as célebres substâncias que combatem os radicais livres. Uma das que mais aparecem no pequi é a vitamina C, mas o licopeno, composto que protege a próstata e o coração, não fica tão atrás, ressalta José Orlando Madalena 2001, técnico da EMBRAPA.

Mondine, et al (2007) demonstra a importância dos frutos do cerrado no combate a anemia de crianças indígenas da nação Kaiamurá do Alto Xingu, Brasil central.

Pereira, (2004) define o pequi como "o ouro do cerrado"e relata como uma cidade inteira do Estado de Minas Gerais, conseguiu gerar emprego e renda a uma comunidade rural que graças ao sucesso do projeto provocou a emancipação política do distrito.

Campbeell, (1996) afirma que cerca de cinqüenta milhões de pessoas que vivem nas florestas e nas redondezas dependem de produtos fornecidos por ela, tais como frutos, óleos essenciais, alimentos corantes entre outros para sobreviver.

Moço, (2008) demonstra que além do sabor marcante é uma das plantas do cerrado que apresenta enorme número de antioxidantes "as célebres substâncias que combatem os radicais livres". O pequi apresenta uma enorme quantidade de vitamina C, mas o licopeno composto que protege a próstata e o coração, não fica tão atrás ressalta José Orlando Madalena- engenheiro agrônomo da Embrapa.

Existem relatos do estudo do pequidesde o início do século XX por ser um fruto altamente nutritivo, com polpa rica em vitaminas (é o fruto mais rico em vitamina A, com uma quantidade 20 vezes maior que a cenoura), gorduras (o óleo extraído é utilizado para vários fins) e proteínas, é considerado um alimento indispensável para a população do cerrado Carvalho;Burguer, (1960.Vitaminas..., 2007; Vilela, 1998).

Araújo, (1995); Almeida et al., (1998), afirmam que o pequi é um fruto proveniente de uma planta arbórea da família Caryocaraceae, gênero Caryocar L. e existem, aproximadamente, vinte espécies dessa planta, sendo a espécie C. brasiliense Camb. encontrada com maior incidência no Brasil, especialmente no cerrado. Os estados que apresentam esta espécie são Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Tocantins, Ceará, Piauí e Maranhão. Esse fruto, de acordo com a região de ocorrência, é conhecido como pequi, piqui, pequiá, piquiá, piquiá-bravo, entre outros.

4. METODOLOGIA

a produção deste artigo conduziu-se terminantemente pelas seguintes fases e ou/ metodologias:

1ª Fase - Pesquisa Bibliográfica: Nesta fase visando obter fontes bibliográficas concernentes ao tema abordado realizamos visitas a Biblioteca Pública Municipal Castro Alves, Biblioteca Pública da UFMT/ CUR - Centro Universitário Rondonopolitano e visitas a sítios da web voltados à divulgação de trabalhos científicos.

2ª Fase - Pesquisa de Campo: Nesta etapa realizou-se uma série de visitas a zona rural do município de Guiratinga MT, localizado na Região Sul de MT visando coletar dados e imagens no habitat natural do pequi..

3ª Fase: Elaboração dos textos provisórios.

4ª Fase: Revisões e elaboração dos textos definitivos.

5. RESULTADOS ALCANÇADOS

O Ministério da Saúde e o Ministério de Educação através de ações conjuntas têm estimulado a implantação de programas de educação alimentar para incentivar o consumo de alimentos ricos em vitamina A e em outros nutrientes. Muitos destes alimentos, como as frutas nativas, apresentam custo acessível, mesmo para as populações mais carentes.

O uso sustentado das fruteiras nativas pode ser uma excelente opção para melhorar a saúde da população brasileira e para agregar valor aos recursos naturais disponíveis no cerrado, melhorando a renda das pequenas comunidades rurais e favorecendo a preservação das espécies nativas. Partindo dessa premissa bem como das propriedades nutricionais destacadas ao longo desta pesquisa, algumas das quais destacadas na Tabela Nº09 recomenda-se a utilização do pequi na merenda escolar como uma forma de evitar e ou corrigir doenças que tradicionalmente afetam nossos alunos e prejudicam diretamente o desempenho dos mesmos se constituindo seguramente em um dos principais responsáveis pela repetência e ou mau desempenho dos mesmos.

Observe algumas das principais substâncias presentes no pequi que podem ser são consideradas como funcionais:

Tabela Nº 09 -Substância funcionais presentes no pequi[5]

Substância

funções

fontes alimentares

ÁCIDOS GRAXOS MONO-INSATURADOS

Efeito protetor sobre cânceres de mama e de próstata

Azeite de oliva

ÔMEGA – 3:

Efeito protetor de doenças cardiovasculares

Evita a formação de coágulos sanguíneos na parede arterial
Diminui a pressão sanguínea
Aumenta o HDL plasmático (colesterol bom) e reduz o colesterol LDL (ruim)

Pode diminuir a quantidade de triglicérides no sangue

Peixes de água fria e frutos do mar.

ÔMEGA – 6:

Efeito protetor para as doenças cardiovasculares.

Óleos vegetais, como azeite, óleo de canola, milho e girassol, bem como nas nozes, soja e gergelim

FITOESTERÓIS

Age precipitando o colesterol dietético presente no intestino, pode colaborar a redução da absorção do colesterol.

Têm propriedade de auxiliar no controle de alguns hormônios sexuais e, eventualmente aliviar os sintoma de TPM por atenuar a queda de estrógeno que ocorre nesta fase

Óleos vegetais, cremes vegetais com adição desta substância, legumes, gergelim, e semente de girassol

FITOESTRÓGENOS

isoflavona

(genisteína e a daidzina)

Menor incidência de doenças cardiovasculares

Câncer de mama

Câncer de próstata

Osteoporose

Soja

Inhame

Antocianinas (flavonóides)

Possuem propriedades anti-carcinogênicas, anti-inflamatórias e anti - alérgicas

cerejas, jambolão, uvas, vinho, morangos, amoras vermelhas, uvas, vinho, berinjelas entre outros

Antoxantinas (flavinóides)

Possuem propriedades anti-carcinogênicas, anti-inflamatórias e anti - alérgicas

batata e repolho branco

CAROTENÓIDES

Essenciais para a visão, diferenciação das células, desenvolvimento embriológico e outros processos fisiológicos, e ainda possuem ação estimulante ao sistema imunológico, inibem a mutagênese e protegem contra a oxidação e contra doenças cardiovasculares

Cenoura, abóbora e mamão

LICOPENO

Reduz a concentração de radicais livres

Previne o ataque cardíaco por impedir a oxidação de LDL

Tomate, melancia

FIBRAS SOLÚVEIS

Absorvente sobre os ácidos e sais biliares que atenuam a velocidade de absorção de diversos nutrientes, entre eles a glicose e o colesterol

Algumas frutas, vegetais, leguminosas

(feijão, lentilha)

FIBRAS INSOLÚVEIS

Como celulose e lignina, por não serem digeridos favorecem o bom funcionamento dos intestinos, aumentando o volume fecal, e atualmente sendo citados como fator importante na redução de incidência de câncer de intestino (cólon).

cascas de cereais

Fonte: VIEIRA, et al, 2006 p. 3

Por outro lado, o consumo de frutas e vegetais tem sido associado a uma menor incidência e mortalidade por diversas doenças crônicas não-transmissíveis. A proteção que esses alimentos oferecem contra as enfermidades degenerativas, como câncer, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, está associada ao seu alto conteúdo de constituintes químicos com propriedades importantes, como as de antioxidantes (vitamina C, E, carotenóides e polifenóis).

6. CONCLUSÃO

Estudos de literatura existente acerca do pequi exaustivamente abordado ao longo deste artigo demonstram que a polpa do fruto de pequi é rica em lipídios (33,4%) se constituindo em uma fonte importante de fibra alimentar (10,02%) e um teor de 13,5% de proteínas, fornecendo cerca de 358Kcal/100g de material, as quais correspondem a 18% das necessidades calóricas de um adulto com uma dieta de 2.000Kcal e 40% das necessidades de fibra alimentar. Isso mostra que o consumo da polpa de pequi poderá trazer benefícios à saúde da população, tendo em vista o conhecimento de que o consumo regular de fibra alimentar na dieta está relacionado com a redução do risco de diversos quadros patológicos Lima et al, (2007).

Na amêndoa do pequi os quatros componentes majoritários foram os lipídios (51,51%), as proteínas (25,27%), os carboidratos (8,33%) e a fibra alimentar (2,2%), apresentando um baixo teor de umidade e um teor elevado de minerais representado pelas cinzas. Tanto na polpa como na amêndoa do pequi, pode ser observado o predomínio dos ácidos graxos insaturados com 61,35% e 52,17%, respectivamente. O ácido oléico está presente em maior concentração na polpa, com 55,87%, sendo seguido pelo ácido palmítico (35,17%). Na amêndoa do pequi, predominam os ácidos palmítico e oléico em quantidades praticamente iguais, 43,76% e 43,59%, respectivamente. Também estão presentes o ácido linoléico com 5,51%, esteárico com 2,04%, palmitoléico com 1,23%, sendo detectado em menores quantidades outros ácidos graxos. Assim, tanto a polpa como a amêndoa do pequi possuem ácidos graxos importantes para compor uma dieta saudável.

A polpa do pequi possui 209mg/100g de fenólicos totais, valores superiores aos encontrados na maioria das polpas de frutas consumidas no Brasil, como: Açaí (Euterpe oleracea), com 136,8mg/100g; goiaba (Psidium guayava), com 83,1mg/100g; morango (Gingo biloba), com 132,1mg/100g; abacaxi (Ananas sativa), com 21,7mg/100g; graviola (Anona muricato), com 84,3mg/100g, e maracujá (Passiflora edulis), com 20,2mg/100g, sendo inferior apenas à acerola (Malpighia glabra), com 580,1mg/100g, e à manga (Mangifera indica), com 544mg/100g. Esses resultados indicam que a polpa do pequi é um alimento com elevada capacidade antioxidante, demonstrando a correlação existente entre a quantidade de fenólicos totais e a proteção antioxidante, Kuskoski et al., (2005).

Constata-se que, na polpa e na amêndoa do pequi, os lipídios são os constituintes predominantes, prevalecendo nestes os ácidos graxos oléico e palmítico. Na polpa, também se detectam um teor elevado de fibra alimentar e a presença de compostos fenólicos e carotenóides totais, os quais estão associados à prevenção de processos oxidativos. Os teores vitamínicos e de sais minerais presentes nesse fruto podem contribuir positivamente para o crescimento e desenvolvimento da saúde física e mental de crianças e jovens em idade escolar, corroborando com as orientações do Ministério da Saúde e do Ministério de Educação de nosso país. Diante dos resultados obtidos, sugere-se que o pequi seja adotado regularmente nas merendas escolares nas regiões de cerrado; sugere se ainda uma maior investigação visando aferir e padronizar os dados referentes aos micro e macronutrientes para elaborar cardápios que atendam as necessidades de cada fase da vida do escola.

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA - ANVISA Aprova o regulamento técnico que estabelece as diretrizes básicas para análise e comprovação de propriedades funcionais e ou de saúde alegadas em rotulagem de alimentos. Resolução nº 18, de 3 de dezembro de 1999.

AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA - ANVISA. Aprova o regulamento técnico de procedimentos para registro de alimento com alegação de propriedades funcionais e ou de saúde em sua rotulagem. Resolução nº 19, de 10 de dezembro de 1999

ALMEIDA, S. P. de. Frutas nativas do cerrado:caracterização físico-químico e fonte potencial de nutrientes. EMBRAPA, 1998.

ALMEIDA, S. P.; PROENÇA, C. E. B.; SANO, S. M.; RIBEIRO, J. F. Cerrado: espécies vegetais úteis.Planaltina: EMBRAPA-CPAC, 1998. 464p.

ALMEIDA, S. P.; SILVA, J. A. piqui e buriti: importância alimentar para a população dos cerrados. Planaltina: EMBRAPA-CPAC, 1994. 38 P. (documentos, 54).

ANJO, D. L. C. Alimentos funcionais em angiologia e cirurgia vascular. Jornal Vascular Brasileiro. v. 3, n. 2, p. 145-154, 2004.

ARAÚJO, F.D. A review of Caryocar brasiliense (Caryocaraceae) – Na economical valuable species of the central Brasilian Cerrados. Economic Botany, Bronx, v.49, n.1, p.40-48, 1995       

ÁVIDOS, M. F. D.; FERREIRA, L. T. Frutos dos Cerrados – Preservação gera muitos frutos. 2003.

BUENO, A. L. & CZEPIELEWSKTLZ, M. A. Micronutrientes Envolvidos no Crescimento. Ufrgs. 2001.

BRASIL. Portaria Interministerial, Nº 1010 de 8 de maio de 2006. Institui as diretrizes para a Promoção da Alimentação Saudável nas Escolas de educação infantil, fundamental e nível médio das redes públicas e privadas, em âmbito nacional.

CARVALHO, M. C.; BURGER, O. N. Contribuição ao estudo do pequi de Brasília. Brasília: SPS, 1960. 15p. (Coleção Estudo e Pesquisa Alimentar, 50). 

CERQUEIRA, M. T., 1985. Educación en nutrición: Metas e metodología. Boletín de la Oficina Sanitaria Panamericana, 99:498-509.        

CHITARRA, A.B.; CHITARRA, M.I.F. Pós-colheita de frutos e hortaliças: fisiologia e manuseio. Lavras. Ed. Gráfica Nagy, 1990. 293p. 1990.  Revista brasileira de fruticultura

DÂMASO, A. Nutrição e exercício na prevenção de doenças. Rio de Janeiro: MEDSI, 2001.

D ARCE, M. R. Fundamento da Química dos Lipídeos para a Produção de Biodiesel. II Simpósio do Agronegócio de Plantas Oleaginosas: Matérias-primas para Biodiesel.ESALQ/USP, Maio, 2006.

FRANCO, G. Nutrição: texto básico e tabela de composição química de alimentos. . In: Composição química dos alimentos e valor energético. 6.ed. In. Rio de Janeiro: Atheneu, 1982. p.180-193.  

__________ Tabela de composição química dos alimentos. 9. ed. São Paulo: Atheneu, 1992.

FERREIRA, F. R.; BIANCO, S.; DURIGAN, J. F.; BELINGIERE, P. A. Caracterização física e química de frutos maduros de pequi. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 9., 1987, Campinas. Anais. Campinas: SBF, 1988.

GARBELOTTI, M. L.et al. Papel da fibra na alimentação. 1976. Instituto Adolfo Lutz - Central - Divisão de Bromatologia e Química - Seção de Doces e Amiláceos.

KANASHIRO, M.Fibras na Alimentação Iinfantil.Rev Med Minas Gerais 2005; 15(2 Supl 4): S295-S300

KOBORI, C. N.; JORGE, N. Caracterização dos Óleos de Algumas Sementes de Frutas como Aproveitamento de Resíduos Industriais. Ciênc. Agrotec. Lavras, v.29, n. 5, p. 1008-1014, set/out, 2005.

KUSKOSKI, E.M.; ASUERO, G.A.; TRONCOSO, A.M.; MANCINI-FILHO, J.; FETT, R. Aplicación de diversos métodos químicos para determinar actividad antioxidante em pulpa de frutos. Revista de Ciência e Tecnologia de Alimentos, Campinas, v.25, n.4, p.726-732, 2005.         

LIMA, A. de.Et al.Composição Química e Compostos Bioativos Presentes na Polpa e Amêndoa do Pequi (Caryocar brasiliense Cmb). Rev. Bras. Frtic. v.29 n.3 Jaboticabal  2007. ISSN 0100-2945 versão impressa

LIMA, A.; MANCINI-FILHO, J. Compostos com atividade antioxidante no fruto Pequi (Caryocar brasiliense, L), Revista da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (NUTRIRE),São Paulo, v. 30, p. 310, 2005.         

MOÇO, A. Delícias do Cerrado. Revista Saúde! é vital. ABRIL. Março,2008.

MONDINI, L. et al. Condições de nutrição em crianças Kamaiurá – povo indígena do Alto Xingu, Brasil Central.Rev. Brasileira de Epidemologia. 2007; 10(1):39-47.

MORAES F. P. e Colla L. M. Alimentos Funcionais - Revista Eletrônica de Farmácia Vol 3 (2), 99-112, 2006

OLIVEIRA, S. Pequi. Rev. Globo Rural, n. 38,p. 82-83, 1988.

PEREIRA, A. C. S. Projeto Casos de Sucesso. SEBRAE, MG, Ed. 2004.

PEREIRA, J. A. Produção e Organização do Espaço Geográfico Guiratinguense. UFMT, MT, 2004. Monografia (Curso de Especialização Produção e Organização do Espaço Geográfico. Universidade Federal de MT/CUR)

PIMENTEL, B. M. V. Et al. Alimentos Funcionais: Introdução as principias substâncas bioativas em alimentos. São Paulo: Editora Varella, 2005.

RAMALHO, R. A. et al. Níveis séricos de retinol em escolares de 7 a 17 anos no município do Rio de Janeiro, Brasil. In Revista Nutrição. vol.17 no.4 Campinas Oct./Dec. 2004

RIBEIRO, R. F. Pequi: o rei do cerrado. Rede Cerrado: Belo Horizonte: Rede Cerrado, 2000.

Rivera J.A. et al. Multiple micronutrient supplementation increases the growth of Mexican infants. Am J Clin Nutr.2001; 74:657-63.

RODRÍGUEZ, M. B. S.et al. Alimentos Funcionales y Nutrición óptima. Revista da Espanha de Salud Pública. v. 77, n. 3, p. 317-331, 2003.

SANO,S. M; ALMEIDA, S. P. Cerrado:ambiente e flora. Planaltina: EMBRAPA-CPAC,1998.

SGARBIERI, V.C.; PACHECO, M.T.B. Revisão: alimentos funcionais fisiológicos. Braz. J. Food Technol., v.2, n.1-2, p.7-19, 1999.

Silva, D.B. da; et al., 2001. Frutas do Cerrado. Brasília: EMBRAPA - Informação Tecnológica.

TACO. Tabela Brasileira de Composição de Alimentos - NEPA-UNICAMP. Versão II, - 2ª ed. – Campinas, SP: NEPA UNICAMP, 2006. 113 p.

Trowel H C. Definition of dietary fiber and hypotesis that is as a protective factor in certain disease. Am J Clin Nutr, 29:417-27, 1976.

VIEIRA et al. Alimentos Funcionais: Aspectos Relevantes Para o Consumidor. 2006

VILELA, G.F. Variações em populações naturais de Caryocar brasiliense. (Cariocaceae): fenológicas, genéticas e de valores nutricionais de frutos. 1998.88f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Florestal) – Universidade Federal de Lavras. Lavras, 1998.



[1] BUENO & CZEPIELEWSKI, Micronutrientes Envolvidos no Crescimento 2007 p. 52

[2]Association of Official Analytical Chemists.

[3] Em função de seus efeitos benéficos, e por proporcionar efeitos prebióticos, a FA faz parte da categoria dos alimentos funcionais. A Fundação Americana de Saúde recomenda, para crianças saudáveis acima de 2 anos, a ingestão diária mínima, baseada na idade em anos mais 5g e a ingestão diária máxima, na idade em anos mais 10g, até o máximo de 35g. Por exemplo, para uma criança de 4 anos, a ingestão diária mínima é de 9g, e a máxima é de 14g. Porém, estas recomendações não informam qual a composição de fibras deve ser utilizada, indicando apenas a quantidade total da FA3.

[4] High density lipoprotein

[5] Sgarbieri & Pacheco (1999): "qualquer alimento, natural ou preparado, que contenha uma ou mais substâncias, classificadas como nutrientes ou não nutrientes, capazes de atuar no metabolismo e na fisiologia humana, promovendo efeitos benéficos, para a saúde, podendo retardar o estabelecimento de doenças crônico-degenerativas e melhorar a saúde e a expectativa de vida das pessoas".

ANVISA define Alimento funcional como sendo "aquele alimento ou ingrediente que, além das funções nutritivas básicas, quando consumido como parte da dieta usual, produza efeitos metabólicos e/ou fisiológicos e/ou efeitos benéficos à saúde, devendo ser seguro para consumo sem supervisão médica" (RDC 18/99)