O trabalho infantil, hoje, é bastante conhecido, mas pouquíssimas pessoas ou quase ninguém faz algo para combater este crime. A exploração do trabalho infantil aprisiona nosso país a uma situação de país emergente. Nossas crianças, como já se sabe, são o futuro de nossa nação.
As crianças perdem a esperança de estudar e até o incentivo de terem um futuro melhor, perdem a noção dos valores éticos da sociedade. Assim, a cada dia, ano ou décadas que se passa, a situação do Brasil se torna cada vez mais deplorável, vergonhosa. Ao darmos uma volta em nossas avenidas principais de nossas capitais, vemos meninos e meninas nos semáforos exercendo atividades que, por serem crianças, não lhes convém, não lhes são dignas. Vemos meninos pedindo esmolas, fazendo malabarismos, meninos vendendo doces nos ônibus, e até meninas se prostituindo ou fazendo algum "favor" para adultos delinquentes.
Em uma pesquisa do IBGE, realizada em 2008, os números apontam que entre 1000 pessoas de 10 a 15 anos de idade 48,2% exercem algum tipo de trabalho no Brasil. Um número absurdo, que sequer deveria existir. Outra pesquisa, em 2007, mostra que 36,4% de pessoas entre 40 e 59 anos de idade são analfabetas. Pelo fato de este ser um problema surgido há muitos anos atrás, vemos o resultado nas pesquisas recentes, onde notamos que parte da população adulta sofre os malefícios causados pelo trabalho infantil, que dura até hoje.
A situação da infância no Brasil ainda não alcançou um patamar de igualdade para todos. Este abuso de poder sobre as crianças impede que nossos pequeninos ? nosso futuro ? desenvolvam-se. Vemos pequenas pessoas de até 15 anos sujas, com calos nas mãos e nos pés, com pouca ou quase nenhuma base de educação, sem muitas esperanças de crescimentos. É este um dos principais motivos pelo qual parte de nosso país se faz de pessoas envolvidas com drogas, sem perspectiva de vida, jovens que morrem cedo, endividados pelo vício, indivíduos sujeitos ao analfabetismo, à pobreza. Tudo isso porque se ocuparam com o trabalho, ao invés de se envolverem em atividades escolares, porque não freqüentaram a escola, não foram educadas.
O mais interessante e vergonhoso é saber que nós também contribuímos com este problema, ao passarmos por uma criança que esteja nestas situações de explorados e não darmos bola, e muitas vezes ignorá-los ou olharmos com um ar presunçoso e preconceituoso. Somos cúmplices do assassinato do futuro de nossos pequenos indivíduos. Esquecemos constantemente que todos somos seres humanos, independente de raça, cor, riqueza, e cultura, não importa. Todos nascemos como singelos e ingênuos seres inofensivos, mas fomos moldados por influência de uma sociedade injusta. Somos seres que por não mais sermos puros, ignoramos nossa própria natureza. Vemos o assassinato de nossa espécie. Somos homens que não mais vivem conscientes, somos homens que seguem seus instintos homicidas. Seguimos nossos instintos de ódio, de egoísmo e de vingança.