Os benefícios apresentados com o uso da Internet são incontáveis. Atualmente, as pessoas que não podem estar no mesmo lugar podem ter contato através da Internet, estudantes podem fazer as suas pesquisas em casa utilizando a extensa biblioteca virtual disponível na rede mundial de computadores, é possível fazer compras através da Internet, analisar e comparar produtos.

Além disso, no que diz respeito a entretenimento, pode-se encontrá-los dos mais variados tipos e gostos, nas páginas de Internet; de igual modo, as informações e notícias, que podem ser acompanhadas em tempo real, isto é, no instante em que ocorrem, dentre outros serviços, que seria quase impossível listá-los neste trabalho. A respeito da Internet, Santos e Blásquez (2005) afirmam que ela “trouxe a história do homem uma nova estrutura de comunicação global em diferentes áreas e assuntos.” (SANTOS e BLÁSQUEZ, 2005, p. 31)

Nos últimos anos a Internet está sendo muito utilizada no que se trata de atividades e entretenimento, porém não é só neste aspecto que ela está sendo usada; a Internet é uma fonte, quase que, inesgotável de informações para pesquisas, assim os alunos e pesquisadores são direcionados a várias fonte de conhecimento, formando opiniões a respeito de um determinado tema.

A Internet também pode ser utilizada como meio de comunicação entre alunos e professores, alunos e seus colegas e, até mesmo um meio para professores e seus colegas de profissão trocarem experiências.

Segundo Ramal (1996) a Internet pode fazer com que o universo do conhecimento se amplie, assim o aluno tem acesso a uma infinidade de informações, abrindo novos horizontes para o ensino. Ainda, de acordo com o autor citado, com a grande quantidade de informações o currículo escolar deixa de ser fixo, passando a ser mais flexível e aberto e que “permita a incursão nos múltiplos campos da cultura humana, e de cuja elaboração o aluno deva necessariamente participar – sendo o professor o orientador desse complexo processo.” (RAMAL, 1996)

De acordo com Moran (1997) “a navegação precisa de bom senso, gosto estético e intuição.” (MORAN, 1997) Conforme o autor, o bom senso se refere ao usuário não se deter, diante de tantas possibilidades, mas ao comparar selecionar as mais importantes; a intuição seria o radar desenvolvido através dos “cliques”, que levam o pesquisador aonde ele deseja ir, além de aprender através de tentativas, acertando e errando; o gosto estético ajuda ao pesquisador reconhecer e apreciar páginas bem elaboradas, essas páginas são imediatamente selecionadas para pesquisas. (MORAN, 1997)