Pequena crítica ao "Ser Sustentável"

Mais do que apenas um título buscado por empresas, a sustentabilidade se tornou um padrão de comportamento. Hoje as empresas são sustentáveis, os produtos são sustentáveis, as pessoas são sustentáveis.
Uma grande parte da população acredita que a política sustentável resume-se em reciclagem e reflorestamento. O PORTAL DA SUSTENTABILIDADE traz o seguinte significado: SUSTENTABILIDADE É UM CONCEITO SISTÊMICO (muito bem empregado esse termo!), RELACIONADO COM A COTINUIDADE DOS ASPECTOS SOCIAIS, CULTURAIS, ECONÔMICOS E AMBIENTAIS DA SOCIEDADE HUMANA. Mas o que isso realmente significa na prática? Vamos partir de um conceito primordial. Segundo o dicionário, SUSTENTÁVEL é algo que se pode manter, sustentar. Ou seja, algo que se pode suportar sem danos a estrutura. Seguindo essa linha de raciocínio, uma empresa sustentável, por exemplo, é aquela que se instala em um ambiente sem acarretar nenhum dano a estrutura desse meio, seja social, ambiental ou econômico. Como a moda agora é ser ambientalmente sustentável o único ponto que a sociedade analisa é esse! A empresa X é considerada exemplo em sustentabilidade, pois ela liberou milhões de toneladas de gases estufa, mas ela combateu as emissões plantando algumas árvores. Esse tipo de propaganda chega a ser um pouco revoltante!
O que vemos hoje não é um sistema sustentável, mas um sistema de compensações (tira de um lado e recoloca de outro); sendo que o correto seria repor o que foi retirado de tal forma que o ambiente pudesse continuar a se SUSTENTAR de forma satisfatória, como fazia antes da perturbação.
Além de plantarmos mais árvores precisamos plantar novas idéias!