Hoje um homem no ímpeto louco de não perder o ônibus não cogitou perder a própria vida! 

Assim também, às vezes, somos nós, que no anseio impensado de não perder o que nos conduzirá a um mero prazer de um momento perdemos o que é promessa de um regozijo eterno!

O Exercício do pensamento

Vivemos numa sociedade onde a cada dia se prega o prazer do "aqui e agora". Não aprendemos nas escolas a pensar à longo prazo. Não nos foi ensinado a pensar nas consequências que uma dada atitude ou a ausência desta poderá acarretar ao curso de nossa vida. Em outras palavras, não se pratica o "pensar o pensamento".

As consequências disso é uma geração que não sabe pensar por si mesmo, nem nos possíveis agravantes que sua atitude poderá acarretar para o seu futuro ou, então, buscar nos célebres pensadores do passado uma fonte de inspiração para gerar um outro modo de pensar.

Quando temos uma "luz" sobre determinado tema, dizemos: "tive uma ideia!", ao invés de "criei uma ideia!"(Aprendi isso nas aulas de Teoria e História da Arte, na Universidade Católica de Brasília, onde curso a 3 semestres, Arquitetura e Urbanismo). Somos a geração do "Ctrl c", "Ctrl v". Mas é certo que, mais cedo ou mais tarde, percebemos que não dá para desfazer nossos erros com um simples "Ctrl z", pois as soluções que aplicamos à vida virtual não surtem efeitos na vida real. A borracha que apaga nossos velhos erros, sem dúvida, são novas atitudes. Contudo, as marcas dos erros cometidos permanecerão, não como um peso a ser novamente carregado, mas como trilha dos caminhos errados que não devemos percorrer, caso não queiramos incorrer nos mesmos erros sempre acompanhados das mesmas consequências devastadoras. Mas uma atitude mais sábia do que essa é aprender com os erros dos outros. Como os livros me ensinaram: "Os inteligentes aprendem com seus erros. Os sábios aprendem com os erros dos outros". Nisso consiste a excelência da sabedoria. Entretanto, erramos pelo excesso de confiança que temos em nós mesmos. 

Um novo modo de pensar sempre nos conduzirá a um novo modo de viver, a novas atitudes que nos conduzirão a um crescimento sem precedentes.  

Desafie-se a gerar um novo modo de pensar. Aventure-se a pensar sobre o que nunca foi pensado. Lance-se de corpo e alma ao  desafio de pensar sobre o que já foi pensado, no sentido de encontrar neles fontes de inspiração para criar novas ideias. Desconfie de si mesmo e do seu próprio modo de pensar, pois "o homem que não desconfia de si mesmo não é digno da confiança dos outros". Passe a duvidar de teorias que outrora foram plenamente dignas de sua confiança, afinal de contas, "os piores inimigos de uma teoria, são os que aderem radicalmente a ela, que não tem coragem para filtrá-la ou reciclá-la"¹  e "a aceitação passiva das ideias é pior do que a crítica dirigida a elas"²

Você está disposto a fazer isso? Então prepare-se para a oposição, porque "em terras de cegos, quem tem um olho é um estranho no ninho, objeto de escárnio e rejeição"³.

Pensar o pensamento.

Referências:

¹, ², ³ CURY, Augusto, O Vendedor de Sonhos: O Chamado. 1a. edição, 2008,ed. Academia de Inteligência, 134 p