Será que as estruturas do regime americano ou Europeu chegaram a seu máximo, está em declínio. Se for verdade, uma transformação deve ocorrer, ou seja, revendo novos aspectos no período moderno, ou mesmo pré-moderno.

Pois a expansão da economia, o capitalismo do Leste Asiático já chegou á liderança. Esta é uma preocupação as antigas potências financeiras ou até mesmo ainda são, mas podem estar em declínio. Será se chegaram á vez das potências endividadas ou mesmo “países emergentes” serem as primeiras do mundo.

Com esse breve comentário pode surgir diversas perguntas ao pensamento humano, pois somos seres pensantes e racionais, e como dizia Napoleon Rill “tudo o que a mente humana pode conceber, ela pode conquistar”.

Será se a administração, ou mesmo as políticas do século XXI, conseguem controlar esse fomento a economia capitalista. Pois o interesse por vitorias econômicas é maior a cada dia, concorrência por novos mercados, por novas oportunidades é constante. Neste mundo contemporâneo quem conquista é os mais espertos ou mais estratégistas. Como resultado dessa disputa econômica, crises financeiras surgem inesperamente, provocando desequilíbrio em grandes potências.

Todas essas indagações é fruto do trabalho humano, como dizia em um livro Marx “o trabalho cria o capital antes de o capital empregar o trabalho”.

Autor: Paulo Danilo