ELISÂNGELA SARMENTO DA SILVA[1]

DAIANA RODRIGUES COSTA[2]

IVANETE DE JESUS ROCA[3]

RESUMO:

O presente artigo tem por objetivo analisar alguns pontos de grande relevância na visão do Filósofo Alemão Hegel, visão esta que o transformou em um dos grandes filósofos de sua época. Para a consecução do objetivo do trabalho foi necessária a pesquisa bibliográfica e exploratória, foram feitas leituras pertinentes ao tema, buscando uma maior compreensão sobre o assunto, quando foram selecionados os textos mais relevantes ao objeto de estudo desta pesquisa. Os estudos evidenciaram que os pontos em questão contribuíram para o fortalecimento da Filosofia. Fica claro que Hegel é tido como um dos maiores representantes da Filosofia moderna da época, mesmo sendo considerados por alguns teóricos como bastantes contraditórios.

PALAVRAS-CHAVES: Filósofo, Teóricos, Contraditórios 

 1 INTRODUÇÃO:

O pensamento de Hegel é para muitos teóricos de difícil entendimento, talvez pela facilidade em que este filósofo perpassa do divino ao cientifico com uma facilidade indescritível, fazendo com que se entenda que Deus é o centro de tudo e que as contradições tornam o homem um ser racional, através de debates com visões diferentes de determinados assuntos.

Seu objetivo era trazer a tona que o companheirismo, isto é a dedicação ao próximo seria necessária para a humanização do próprio ser homem racional, no entanto este paradigma torna-se contraditório quando o próprio Hegel faz-se entender como uma visão polêmica de que as guerras, pobrezas e desgraças históricas são necessárias para que seja alcançada a liberdade.

Na busca de entender um pouco mais sobre estes paradigmas, este trabalho esta dividido em 3  capítulos: o primeiro diz respeito ao conhecimento prévio sobre a história do filósofo Hegel e seus pensamentos, quando percebe-se a convergência do mesmo ao divino. No segundo capitulo buscaremos a compreensão o real entendimento da dialética e o do método dialético de Hegel e no terceiro capítulo faremos uma breve discussão entre Hegel e autores que se contrapõe a visão bidimensional do filósofo.