A politica de segurança pública no Brasil, é sem dúvidas uma recorrente. Mas de tantos planejamentos teoricos e até mesmo práticos, as instituições públicas deixam de considerar fatores que são essenciais para medidas efetivas, visar e interesses da coletiva e analisar os conceitos filosoficos de cada comunidade.

Não é de hoje que o Estado impõem medidas de segurança, e por consequente divulga nos veiculos de comunicação como medidas essencias e demoracratica, fazendo até mesmo "ufanismo". Dentre as medidas cogita-se alguns metodos de policiamento. Os de policia comunitaria por exemplo, se faz eficaz no Japão, no entanto, no estado do Ceará de nada adiantou. Apesar do policiamento comunitário visar uma interassão entre Estado e população, deve se levar em conta que cada individuo possui conceitos geograficos, filosoficos e ideologias divergentes, e que em determinadas localidades o crime insentiva um pensamento rancoroso e de rivalidade no que tange a atividade policial. Essas foram as causas que levaram ao erro do estado do Ceara.

Contudo, isso sendo mais um reflexo da ausencia do Estado, fica dificil estabelecer uma relação harmonica entre população e estado. Ao analisar a pessima qualidade da saúde, educação que em sua falta não se exclui como motivação à criminalidade. Para que tudo corra bem, e preciso entender que tudo gira em torno de "analises e harmonia", e deixar de lado a hipocrisia e o capitalismo, e enchergar os anseios da população que está a mercer dos interesses individuais de muitos.