PEGADA ECOLÓGICA

 

*Abraão Jacinto Pereira

Resumo

Fizemos uma avaliação do estilo de vida dos cidadãos de Campos Novos, utilizando o termo Pegada Ecológica e a entrevista que vem no livro Pegada Ecológica da WWF Brasil. A partir dos dados desta pesquisa foi possível estimar o quanto da Natureza “utilizamos” para sustentar nossas formas de moradia, alimentação, locomoção, e lazer, ou seja, o nosso estilo de vida.

Palavras chave: Estilo de vida, Natureza.

 

Introdução

A cada vez que nos deparamos com notícias sobre a crise ambiental em jornais, revistas, na televisão ou no rádio, não conseguimos, em geral, perceber a relação entre o nosso cotidiano e esse quadro, cada dia mais grave. Muitas vezes, nos remetemos á responsabilidade de outros sem olhar para nossos hábitos em nossas casa, trabalho e comunidade. Atribuímos, paradoxalmente, á coletividade, uma responsabilidade que não adotamos para as nossas vidas.

Numa tentativa de reverte este cenário, isto é, chamar os campos-novenses a uma ação intregada pelo meio ambiente. Começamos a fazer uma avaliação do estilo de vida dos cidadãos de Campos Novos, utilizando o termo Pegada Ecológica e a entrevista que vem no livro Pegada Ecológica da WWF Brasil.

A partir do dados desta pesquisa foi possível estimar o quanto da Natureza “utilizamos” para sustentar nossas formas de moradia, alimentação, locomoção, e lazer, ou seja, o nosso estilo de vida. Assim conseguimos identificar a relação direta entre o simples fato do cidadão campos-novenses fazer compras em um mercado e a diminuição das áreas com cobertura florestais na região e a poluição das fontes hídricas disponíveis e sua biodiversidade.

E a partir dos resultados da pesquisa Pegada Ecológica de Campos Novos criamos o Plano de Desenvolvimento; Campos Novos Sustentável.

 

*Acadêmico do Curso de Licenciatura Plena em Educação do Campo–Universidade Federal de Roraima. Auxiliar Administrativo – Secretaria de Agricultura do município de Caracaraí – RR. Detetive Particular.

E-mail: [email protected]

 

 

Pegada Ecológica

A pesquisa “Pegada Ecológica” foi criada pelos especialista William Rees e Mathis Wackernagel que desenvolveram, em 1996, o conceito de Pegada Ecológica com objetivo de medir as crescentes marcas que deixamos na Terra.

Estudos mostram que desde os anos 80 a demanda da população mundial por recursos naturais é maior do que a capacidade do planeta em renová-los. Dados mais recentes demonstram que estamos utilizamos cerca de 25% a mais do que temos disponível em recursos naturais, ou seja, precisamos de um planeta e mais um quarto dele para sustentar nosso estilo de vida atual podemos dizer que está é uma forma irracional de exploração da Natureza, que gera o esgotamento do capital natural  mais rápido do que sua capacidade de renovação. Está situação não pode perdurar, pois, desta forma, enfrentamos em breve uma profunda crise socioambiental e uma disputa por recursos.

 

Metodologia

A Pegada Ecológica não é um medida exata e sim uma estimativa. Ela nós mostra até que ponto a nossa forma de viver está de acordo com a capacidade do planeta de oferecer, renovar seus recursos naturais e absorver os resíduos que geramos por muitos e muitos anos. Isto considerando que dividimos espaço com outros seres vivos e que precisamos cuidar da nossa e das próximas gerações.

 

Resultados

O estudo mostrou que apesar de Campos Novos ser uma agrovila, constituída basicamente de agricultores ela está com o nível de consumo muito elevado, o resultado da avaliação foi de alarmantes “60” pontos o que significa que com esse percentual estimativo, estamos em um ritmo que o planeta não aguenta, se todos no mundo tivessem um estilo de vida como esse, seriam necessárias três Terras. Está na hora dos cidadãos campos-novenses reavaliar seus hábitos cotidianos.

 

Considerações Finais

Adotar estilos de vida mais equilibrados e amigáveis com o meio ambiente é fundamental para o planeta. Já que estamos todos interligados. Numa sociedade cada vez mais independente, podemos dizer que está é uma tarefa coletiva.

Precisamos rever nossos conceito, hábitos e comportamentos. Sabemos que 60% da água disponível em nosso planeta é destinada a produção de alimentos.

Procure plantar alimentos. No quintal de sua casa ou em hortas comunitárias, irrigando-as sem desperdiçar. Isso pode ajudar bastante. Prefira alimentos frescos, além de muito mais saudáveis eles dispensam o uso de muitas embalagens, que logo viram lixo. Também vale reduzir ao máximo o consumo de “fast food”.

Escolher produtos “verdes” e certificadas é uma ótima opção para reduzir a pegada e incentivar uma produção com menor impacto ambiental. Ao fazer compras, procure consumir também produtos de empresas que estejam envolvidas em programas de responsabilidade social, amigas da crianças e certificadas com o ISSO 14.000 (certificado ambiental).

Procure poupar energia e água por meio de simples práticas caseiras, como isolamentos térmicos, utilização de lâmpadas fluorescente e aparelhos elétricos e eletrônicos com o selo PROCEL, pois estes, consomem menos energia.

Além disso tudo é muito importante votar bem e cobrar do poder público a existência de transporte público eficiente, a construção de ciclovias, o tratamento de resíduos, arborização, entre muitas outras melhorias em sua cidade.

 

Referencia

WWF-Brasil. Pegada ecológica: que marca queremos deixar no planeta?: - Brasília: WWF-Brasil, 2007.