" O velho não morreu e o novo não pode nascer"
(A.Gramsci)

O mundo globalizado nos traz nova uma nova visão de sociedade, e d as necessidadedes que nossa organizações se adequarem a essa visão, organizações em que nascemos, nos educamos ou passa,os a vida inteira trabalhando e quando morremos precisamos de um atestado de uma de nossas maiores organizações o estado. Socialmente atribuimos um elevado valor ao racionalismo, eficiência, e a competência, atualmente só temos conseguido isso atravez de organizações que gerencie o caos, combinando e reunindo, pessoas, recursos, lideres, especialistas, operários, máquinas, matéria prima, avaliando, continuamente suas realizações, ajustando-se a busca de seus objetivos.
Mas como o novo mundo da informação afetará as organizações as quais pertencemos por escolha, necessidade ou simples geografia? Pois quando falo em organizações, pra exemplificar refiro-me as empresas, igrajas, familías, universidades, exécitos, todas as instituições as quias estamos inseridos, inevitavelmente já que vivemos em sociedade.
" Você e eu enguanto participantes desses grupos sociais estamos ligados por forças geradas e objetivos comuns e pela crença de que a ação conjunta é mais eficiente que as iniciativas solitárias para quem se atinjam certos fins", diz Dertouzos, consultor da área de informatica. Como essas organizações vão atingir certos fins? E quais os métodos que utilizarão? Envolvendo grande quantidade de informações, que para serem selecionadas essa ações envolvem ações burocraticas, normalmente, mas quem sabe de repente podem ser criativas? Dependendo sempre da importância que a organização da sociedade a qual está inserida.
Nesse contexto meio conturbado venho inserir um profissional que vem encontrando se nicho nesse novo mercado de informações, justamente por desempenhar um papel de selecionador de informações, pois é o pedagogo que em sua etimologia pedagogõs (escravo liberto encarregado de conduzir crianças á escola ). Vem conduzindo historicamente nossas organizações escolares incumbidos de refletir, criticar, ordenar e sistematizar a educação, criando e utilizando-se de métodos para isso, métodos esses que agora por uma nova ótica adptam-se a gestão de novas organizações interessadas em se sobresair e atuar em novas áreas, como a empresa, hospitais, hoteis etc...
Hoje o pedagogo é um novo profissional, principalmente com a nova estrutura da grade curricular do curso, que desponta rumo a novos espaços de atuação visando atender as novas exigência do mercado de trabalho do novo milênio. Oferecendo disciplinas voltadas a nova realidade, como tcnológia, informática e educção, coordenação pedagógica em ambientes escolares e não escolares, pois atualmente se tem uma nova visão de que o maior bem de uma empresa é o capital humano, sendo o pedagogo o profissional perfeito para gerir e capacitar , esse capital, é bem certo que muito precisa ser feito e discutido sobre a adequação dessa matriz curricular e seu aperfeiçoamento.
Grade curricular, palavra tão familiar a área pedagógica educação mais pedagógico ainda, pois é esse o nosso objeto de estudo, mais o que sinto como uma representante da categoria e que existe uma certa desinformação por parte inclusive de pessoas que estão ligadas a nossa área, sobre o papel que exercemos e onde e em que atuamos.Respondo essa dúvidas utilizando-me de uma analogia simples. Nos veja como uma mãe que está sempre ali, cuidando, orientando, exigindo posturas, comportamentos, sempre organizando nossa bagunça, onde só percebemos sua impostância quando somos pais ou á perdemos.
Somos organizadores, da vida escolar e agora empresarial e social. Estudamos todas a áreas, desde a filosofia, metódologia das disciplinas,Matémática, Antropologia, Gestão, Política etc. Por esse motivo questinamos tanto, pois é a nossa função fazer vc pensar duvidar?, organizar discussões, levar a reflexão de idéias diante dos grupos conjuntamente resolver nossos problrmas, e dar subsídios para que o cidadão seja capaz atuar criticamente na sociedade buscando transforma-la.
Sendo o pedagogo, organizador, gestor, coordenador, sistematizador, o mercado e as organizações percebem cada vez mais sua importância desse novo contexto de reorganização social; gerir pessoas, coordenar departamentos de capital humano em empresas e outras organizações, sistematizar e realizar cursos,selecionar pessoal etc.
Nessa nova era a educação é uma necessidade vital, que o mercado de trabalho precisa de muitas maneiras, temos que ter a conciência de que nossa crianças não são ass mesmas estudada por Jean Piaget ou qualquer teórico ou profissional de qualquer área, a televisão, internet, os videogames, mostram diversos personagens com as mais variadas personalidades, essas imagens competem com a imagem dos pais e professores os resultado são graves, os educadores perdem a capacidede de influenciar o mundo psiquico dos jovens, o execesso de estímulos da tv gera segundo Cury, a sindrome do pensamento acelerado, SPA.A velocidade do pensamento aumenta cronicamente, diminue a concentração e aumenta a ansiedade, esse é só um de nossos novos problemas, com um modelo de educação do passado, estruturalmente falido que precisa urgentemente se organizar para se adequar á nova reestruturação social, caso contrario as sociedades modernas se tronarão um grande hospital psiquiátrico, já que estatisticamente o normal e ser estressado é o anormal á ser saudável.
Cherry Soares Santana, Santarém março de 2006.