Pedagogia Diferenciada A Serviço Da Inclusão Social.

Educação para todos marca renascimento da pedagogia diferenciada voltada para as habilidades educativas espaciais as quais buscam diferenciar o ensino é fazer com que cada aprendiz vivencie tão frequentemente quando possíveis situações fecundas de aprendizagem.,

Para executar essa ideia simples e preciso mudar profundamente a escola. Adaptar a ação pedagógica ao aprendiz não é, no entanto nem renunciar a instrui-lo, nem abdicar dos objetivos essenciais. Diferenciar é pois lutar para que as desigualdades diante da escola atenuem-se simultaneamente para o nível de ensino se eleve.

O sentido que desejamos destacar em relação a concepção do autor é reafirmar o papel da escola como local privilegiado de apropriação do conhecimento  fator até então considerado impensável para integrar e promover a aprendizagem dos alunos como necessidades educativas especiais e que estejam bem preparados para entenderem que existem inúmeras formas de ensinar e de aprender utilizando condições pedagógicas diversificadas  e adequadas as suas especialidades.

Além do mais saber analisar as situações complexas e difusas procurando alternativas para transforma-las auxiliadas por estratégias direcionadas aos objetivos dessa demanda escolar, usar sempre que possível a lucidez como meio facilitador da aprendizagem. Empenhar se no compromisso assumido de ajudá-los a romper com determinados entraves e que alcançarem o sucesso merecido, para que não ocorra a sua exclusão.

É preciso que consideremos a diversidade dos problemas com os quais defrontamos em sala de aula é tarefa nossa estamos sempre arriscando e investimos em nossos conhecimentos para que não haja perca da esperança nem motivação para lidar-se com as situações até então tidas como impossíveis de resolver. Realmente precisamos ser habilidosos e competentes, ter sempre visão de construir e reconstruir competências com nossos alunos, partindo de um Sistema Inclusivo considerando que podemos desconstruir as praticas educativas a favor dessa inclusão.

A integração e atendimento destinado aos alunos com necessidades educacionais especiais exigem que a escola num todo esteja sintonizada com a atualidade circular diferenciado. Constatando que as transformações presentes no contexto sócio – econômico – politico são forças permeadoras no cenário educacional.

É preciso que a escola mude no atendimento no diálogo, mudanças democráticas, onde o direito de aprender seja igual para todos. Que administre o currículo pedagógico com conteúdos estratégicos e instrumentos avaliativos que possibilitem a esses alunos Capacidades de enfrentarem e convivente com dignidades e respeito em qualquer situação.

                VILMA MÁRCIA DE SOUZA