Pedagogia de Tendência Liberal Tecnicista.

José Carlos Libânio.

A Pedagogia de ordem liberal tecnicista, de acordo com José Carlos Libânio, é uma pedagogia conservadora politicamente e defende a sociedade liberal burguesa.

  Está sempre empenhada na defesa da ordem política e social do sistema vigente, no caso específico do sistema capitalista de produção.

Com efeito, é uma Pedagogia eminentemente articulada diretamente com o sistema de produção e com sua ideologia pedagógica de dominação.

Portanto, usa se da Ciência da mudança do comportamento, ou seja, a tecnologia instrumental, no caso a Psicologia para ajustar o comportamento psico social em defesa do sistema liberal dominante.

O desejo fundamental da Pedagogia é desenvolver indivíduos competentes para o mercado do trabalho, que não tenham ideologias contrárias a lógica de produção, a pessoa não pode preocupar com mudanças políticas.  

Os conteúdos pedagógicos são princípios científicos em consonância com o modelo social, a pessoa precisa assumir internamente a própria formulação de dominado.

 Os métodos de aprendizagem realizam através do sistema que garantem a transmissão e recepção das informações fundamentalmente importantes para domínio das tecnologias ao desenvolvimento do modelo econômico.

A função do professor é ser o elo entre a verdade científica e o aluno, ajudar o mesmo a ter domínio de todo mecanismo técnico, o qual possibilitará ao aluno, possível ascensão ao mundo do emprego se promovendo por meio da produção.

Edjar Dias de Vasconcelos.