PECÉM - A LOCOMOTIVA DO CEARÁ
Odaci Lima

A economia do Complexo Industrial e Portuário do Pecém está crescendo em progressão geométrica. Em termos de consumo, o mercado está superando as mais otimistas expectativas, e Fortaleza é o seu maior fornecedor. Assim sendo, pode-se dizer que o Pecém está gerando emprego em Fortaleza, também em progressão geométrica. Isto se explica pelo fato de que, naquela área, a indústria de transformação, de maior expressão econômica, está em fase de implantação, exigindo esforço inicial da indústria de construção civil. E para suprir esta construção, é que Fortaleza está investindo fortemente no setor de serviços.
Um raciocínio apressado poderia concluir que os municípios de Caucaia e São Gonçalo do Amarante, mais próximos do complexo, poderiam, igualmente, tirar proveito desse mercado em crescimento, reforçando o esforço de Fortaleza. No entanto, isto não acontece por que aqueles municípios estão sofrendo um crescimento rápido da população, necessitando concentrar esforços, tanto na construção civil quanto nos serviços de utilidade pública, com vistas à solução dos problemas provenientes desse forte crescimento demográfico.

Recentemente, o IBGE divulgou a lista das cidades brasileiras, por PIB, na qual a Capital cearense coloca-se em 9º lugar, a mais desenvolvida do Nordeste.