Eduardo Veronese da Silva

Antes de expor o assunto em tela, relevante apresentar algumas conceituações acerca de palavras contidas no tema, observado pela interpretação teológica (Enciclopédia Bíblica) e secular (Dicionário Aurélio Buarque de Holanda Ferreira); tais como: pecado, arrependimento e perdão.

. Pecado: refere-se ao cometimento de uma transgressão da lei divina (Orlando Boyer). Transgressão de preceito religioso; 2. Falta, culpa (Aurélio Buarque).

. Arrependimento: pesar sincero de algum ato ou omissão. 2. Desistência de causa feita ou empreendida (Boyer). Sentir mágoas ou pesar por faltas ou erro cometido (Aurélio).

. Perdão: remissão (perdão) de uma falta, ofensa ou dívida (Boyer). Desculpas. 2. Remissão de pena (Aurélio).

Para abordar o assunto, estaremos extraindo algumas lições inseridas no Salmo 51. Este salmo retrata basicamente o momento em que Davi, rei de Israel, foi advertido pelo profeta Natã, sobre o pecado de adultério e homicídio cometido por ele. Desse ato pecaminoso, houve desdobramentos conflitantes e terríveis conseqüências, principalmente sobre o próprio Rei e sua Família.

? 2º Samuel 12.1-15: Natã, o profeta de Israel, entra ao Rei Davi e conta-lhe uma parábola, envolvendo um homem rico e outro pobre, que residiam na mesma cidade. O rico transbordava em riqueza (mulheres, festas, fazendas, gados, ovelhas, cordeiros etc.), enquanto o pobre (Urias) possuía somente uma Cordeira (Bate-seba), mas a tratava como se fosse sua jóia mais rara.

O profeta, ao final da parábola, revela ao rei Davi que ele era esse homem rico, que se apropriou da única cordeira do homem pobre, além disso, mandou matá-lo. Ele cai em prantos, ora, jejua, mas os desígnios de Deus são terríveis.
Nesta passagem, fica claro que o cometimento de pecado pelo Servo de Deus (que conhece o Evangelho de Cristo), será observado e tratado com maior rigor pelo Senhor (o Juiz). Conforme registrado no livro de 1º Pedro 4.17:

Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e, se primeiro começa por nós, qual será o fim daqueles que são desobedientes ao evangelho de Deus?

No entanto, se Ele (pecador) quebrantar seu Coração, confessar seus Pecados, arrepender-se totalmente e não pecar mais, Deus lhe concederá o Perdão. (Salmos 51.17)
Para reforçar esta palavra, basta lembrar o pecado cometido pela mulher adúltera (João 8). Naquela época, quem fosse surpreendido em adultério (principalmente a mulher) era digno de morte, por apedrejamento em praça pública. Deus lhe concede o Perdão, mas deixa bem claro: "[...]: Nem eu também te condeno; vai-te e não peques mais" (versos 10,11).

É importante lembrar que o perdão concedido por Deus, não é a garantia de isenção das conseqüências advindas desse pecado, nem que esta concessão irá acontecer de forma imediata. Muitas vezes, o pecador terá que passar pela moenda do Senhor (Ele é o oleiro, nós, o barro), ou seja, por provações e, quem sabe, por muito tempo. Vejamos o exemplo de Davi:

? 2º Samuel 12: Do ato pecaminoso cometido por Davi, sobreveio-lhe conseqüências e sofrimento durante aproximadamente 25 anos. Pior, dentro de sua própria casa (família):

1º. Do ato sexual com Bate-seba, gerou-se uma gravidez. Desta, houve o prenúncio pelo próprio Deus que a criança iria morrer (2º Sm 12.10-14);
2º. O estupro de sua filha Tamar pelo próprio irmão, Amnon (2º Sm 13.2, 9-15);
3º. A morte de Amnon por seu irmão, Absalão (2º Sm 13.28,29);
4º. A morte de Absalão por ter se rebelado contra seu Pai (2º Sm 18.9-17);
5º. A morte de Adonias (filho de Hagite, mulher de Davi) a mando de seu próprio irmão (por parte de pai), Salomão (filho de Bate-seba ? 1º Reis 2.12-25).

Davi conhecia plenamente suas transgressões, ou seja, suas fraquezas (Salmo 51.3). Cada um de nós, conhece perfeitamente as coisas do mundo que nos atrai para o pecado (festas mundanas, bebidas, luxúria, dinheiro, mentiras, egoísmo etc.). Conhecendo nossas fraquezas carnais, devemos nos apegar ao que está registrado em Tiago 4.7: "Sujeitai-vos a Deus, resisti ao diabo e ele fugirá de vós". Quando o Servo de Deus comete pecado, ele agride e ofende diretamente a Deus e a Sua Palavra (Salmo 51.4). Veja abaixo, outros registros bíblicos que acentuam esse fato:

? 2º Samuel 12.9: Por que, pois, desprezaste a palavra do Senhor, fazendo o mal diante de seus olhos? [...].

? 2º Pedro 2.20: Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro.

Não se pode esquecer que Davi foi gerado em iniqüidade (Sl 51.5), igualmente a todos nós. O início se deu no Éden, com o pecado cometido por um Homem/Adão (Gênesis 3.6) e com ele foi gerado a morte no mundo (Rm 5.12). Daí por diante, todos herdamos a propensão ao pecado. Isso passou a fazer parte da natureza humana. Esse pecado está traduzido em vários comportamentos humanos, entre eles: ganância, avareza, egoísmo, vaidades, luxúria, soberba etc.
Entretanto, também pela ação de um único Homem/Jesus, "[...] muitos serão feitos justos. [...]; para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo, nosso Senhor" (Romanos 5.19-21).

Esta inclinação natural para o cometimento do pecado só pode ser expurgada (limpa, afastada, purificada), por meio da Redenção em Cristo Jesus e pela Habitação do Espírito Santo em nossas vidas, conforme descrito em 2º Corintios 5.17,18:

Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é, as coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo. E tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo e nos deu o ministério da reconciliação.

O Rei Davi reconheceu o seu grande erro e derramou seu coração perante o altar do Senhor (Salmo 51.10-12), demonstrando total arrependimento pelo derramamento do sangue de inocentes e recebeu o perdão, sendo considerado pelos registros sagrados e teólogos o homem "Segundo o coração de Deus" (Atos 13.20-23).

Portanto, amados irmãos, cientes do cometimento do pecado (e cometeremos), lembrem-se que temos um Consolador (João 14.16), o Espírito Santo (Parakleto, do grego = intercessor, consolador e advogado) intercedendo por nós junto ao Verdadeiro Juiz (Pai Eterno), através de seu Filho, Jesus Cristo, o Justo (1º João 2.1).


EDUARDO VERONESE DA SILVA
Presbítero da Assembléia de Deus ? Cariacica/ES
Subtenente da PMES.
Bacharel em Direito ? FABAVI/ES
Especialista em Direito Militar ? UCB/RJ
Contato: [email protected]