Pé-de-grade?

O que é o chamado pé-de-grade? Como ele surge? Esse texto é uma tentativa de responder essas perguntas.

O pé-de-grade, também conhecido como pé-de-arado ou piso-de-arado (Figura 1), é uma camada subsuperficial do solo que se torna compacta devido ao uso inadequado de implementos agrícolas como o arado e a grade.


Figura 1. A faca evidencia o chamado "pé-de-grade", uma camada subsuperficial compactada.

Geralmente o pé-de-grade forma-se quando o agricultor usa, continuamente, durante alguns anos a grade ou arado para o preparo do solo. Normalmente, ele faz com que esses implementos operem em uma mesma profundidade todos os anos. Como resultado, abaixo dessa profundidade que os implementos estão sendo operados, surge uma crosta de solo compacta que dificulta o desenvolvimento da planta e a percolação da água. Desse modo, quando há chuvas fortes, esta camada atua impedindo o fluxo descendente de água para as camadas mais profundas de solo. Com esse impedimento, a água passa a se acumular sobre a camada e passa a encharcar o solo podendo gerar então escoamento superficial, o grande gerador da erosão. Caso a água comece a escorrer na superfície do solo, ela passa carregar consigo todo o solo fofo recentemente preparado pelo uso do arado e da grade. Assim, por meio do uso inadequado dos referidos implementos agrícolas, o agricultor acaba favorecendo a perda de solo e, conseqüentemente, de produtividade já que os nutrientes que concentram na superfície do solo são também levados pela erosão. Nesse sentido, é comum em regiões em que o pé-de-arado existe há anos notar que essa camada compacta chega até a superfície do solo. Em outras palavras, toda a camada de solo fofo que antes existia sobre ela foi erodida.

Como evitar o pé-de-arado? Deve-se usar esses implementos de forma a não operá-los sempre na mesma profundidade. Assim, evita-se que o arado "pise", ou seja, pressione a subsuperfície do solo.

Em condições em que o pé-de-grade já se instalou, como pode-se retirar essa camada de solo compactado? Se a camada estiver a no máximo 15 a 20 cm pode-se usar um escarificador (Figura 2) que nada mais é do que um implemento que rompe a camada compacta. Caso esta se situe em camadas mais profundas (20 a 40 cm), deve-se usar um outro implemento mais robusto chamado subsolador.


Figura 2. Escarificador rompendo o pé-de-grade formado a uma profundidade menor que 20 cm de profundidade.


Fonte da foto: http://lh4.ggpht.com/

O fato de haver maneiras de quebrar, ou seja, romper a camada compacta não significa, de forma alguma, que o agricultor pode deixar que ela se forme. Como foi visto, esta camada favorece muito a perda de solo por erosão e, por essa razão, deve-se sempre evitar a formação desta. Além disso, o rompimento dessa camada com o subsolador provoca uma compactação da camada de solo logo abaixo da qual esses implementos (escarificador e subsolador) atuam. Abaixo desta camada, não há implementos que possam descompactar o solo.

Preparado a partir de:

MAZZA, J.A. Notas de aula de Manejo e Conservação do Solo – módulo manejo. Piracicaba, [a.n.t.], ESALQ/USP, 2009.

SILVEIRA, G.M. Preparo de solo: técnicas e implementos. Viçosa: Aprenda Fácil, 2001. 290p.