CATÓLICA DE ANÁPOLIS

FACULDADE CATÓLICA DE ANÁPOLIS

JULIO CESAR DE OLIVEIRA HILARIO

PDE

Plano de Desenvolvimento da Educação 

ANÁPOLIS

2016

JULIO CESAR DE OLIVEIRA HILARIO      

POLITICA PÙBLICA

Projeto de critica acerca de política pública avaliado ao professor Ms.  Emerson Adriano Sill do curso de Pós graduação em Docência Universitária da Faculdade Católica de Anápolis, como requisito parcial para obtenção do grau de Pós graduados em Docência Universitária. 

PDE

Plano de Desenvolvimento da Educação

             O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) foi lançado em abril de 2007 pelo presidente em exercício na época o Sr. Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro da educação Fernando Haddad, um conjunto de programas com objetivos de melhorar a educação do ensino publico no país, uma tentativa de diminuir a enorme defasagem que o Brasil apresenta em relação aos países desenvolvidos, fornecendo um ensino de qualidade e de fácil acesso as pessoas de baixa renda, através de vários programas de inclusão as instituições de ensino do pais, só assim podendo igualar o ensino publico com o particular que não esta ao alcance de todos no pais.

              O PDE tem como prioridade se estruturar em cinco eixos principais, Educação Básica, Educação superior, educação Profissional e tecnológica, alfabetização e diversidade, buscando a redução das desigualdades relativas às oportunidades educacionais, o direito de aprender para todos, não importando sua cor, crença, sexualidade, idade, se possui alguma deficiência física, somos todos iguais perante as leis.

              Os cincos eixos da estrutura do PDE são:

  1. Educação Básica:
    O principal foco do PDE é a Educação Básica, bem como sua perfeita articulação com as demais áreas do setor. Para tanto, o Plano dá enfoque à formação e à valorização dos docentes com iniciativas na área de formação de professores por meio de um sistema nacional de educação superior a distancia visando a capacitação do profissional, com essa capacitação e a criação de um piso salarial nacional para o profissional constitucionalmente assegurado, espera-se que o profissional se sinta valorizado e pronto para exercer sua função com amor e profissionalismo, com esses incentivos o governo espera que se torne um atrativo para que surjam mais profissionais na área da educação.
  2. Educação Superior:

Dentro do contexto do PDE, a educação superior tem alguns princípios entre si, tem ofertas de vagas e garantia da qualidade do ensino sendo acessível para todos, mesmos as regiões mais remotas do pais, tendo como objetivo fazer do ensino superior um elemento-chave da integração de formação do Brasil para todos com programas como Prouni, Senais, FIES, Enem.

  1. Educação Profissional e Tecnológica:

Na área da educação profissional e tecnológica o PDE trousse os benefícios e verbas contratações de docentes e técnicos, construções de novas unidades de ensino, planejar, orientar, coordenar e avaliar o processo de formulação e implementação da política de educação profissional e tecnológica, instituir mecanismos e espaços de controle social que garantam a gestão democrática, transparente e eficaz no âmbito da política publica e dos recursos destinados a educação profissional e tecnológica, a integração de jovens e adultos do EJA.

  1. Alfabetização:

No momento da elaboração do PDE foi levantado que as taxas de analfabetismo entre as regiões do Brasil era muito grandes umas das outras, para diminuir essa desigualdade o PDE investiu no processo de alfabetização de crianças, jovens e adultos nas series iniciais do ensino fundamental, integrando o processo de alfabetização de cada município por meio da nova versão do Programa Brasil Alfabetizado. Essa nova versão muda o conceito de alfabetização para jovens e adultos focando nos professores das redes publicas de ensino a responsabilidade do processo de alfabetização em turnos alternativos, parra isso eles recebem bolsas do Ministério da Educação, cabe ao município mobilizar as analfabetos, selecionar e capacitar os professores, os profissionais que se dedicarem a essa proposta haverá melhoria no nível salarial da categoria, espera se dos professores uma dedicação para que o nível de analfabetismo caia drasticamente, só assim podemos espera um futuro melhor para as pessoas e o pais.

  1. Diversidade:

      Quando falamos em diversidade, estamos falando de grupos Indígenas, remanescentes de Quilombos, pessoas com deficiências e diferenças raciais, o PDE tem como meta levar o ensino a todas essas classes sociais, nas comunidades Indígenas umas das dificuldades encontradas é a territorialidade das comunidades muitas das vezes isoladas, falta de livros didáticos adaptados a língua falada da tribo, a maioria das tribos não fala o Português, por essas dificuldades o governo não se esforça como devia para levar a alfabetização para esses povos. O grupo com deficiência intelectual é o mais discriminado nas escolas algumas políticas foram incorporadas, como a ampliação de salas de apoio nas escolas á um trabalho de formação dos professores, a falta de acessibilidades nas escolas ainda é um grande problema para que alunos com dificuldades de se locomover tenham acesso as salas de aulas, sobre a desigualdade racial a um pequeno avanço significativo, mais a muito que ser feito para que esse quadro de desigualdade racial seja melhorado e que possa acabar de vez com esse preconceito nas instituições de ensino de todo os níveis.

Esses são os cincos eixos do PDE, com bases nesses conceitos é que foi formada a base para a criação do Plano de Desenvolvimento da Educação, prevendo várias ações que visam identificar e solucionar os problemas que afetam diretamente a Educação brasileira, também incluindo ações que combatam os problemas sociais que inibem o aprendizado com qualidade, foram vaias aços criadas, algumas ações do PDE:

Provinha Brasil: instrumento de aferição do desempenho escolar dos alunos de seis a oito anos.

Transporte escolar:  programa de transporte para alunos da Educação Básica que residem na zona rural.

Gosto de ler: a Olimpíada Brasileira da Língua Portuguesa  realizada para resgatar o prazer da leitura e da escrita no Ensino Fundamental.

Luz para todos: programa no qual as escolas terão prioridade.

                 - Piso do magistério: definição do piso salarial nacional para os professores.

                 - Educação Superior: duplicar as vagas nas universidades federais, ampliar e abrir cursos noturnos.

                 - Acesso facilitado: o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) aumentará o prazo para o aluno quitar o empréstimo após a conclusão do curso.

                 - Estágio: alterações nas normas gerais da Lei do Estágio para beneficiar alunos da Educação Superior, do ensino profissionalizante e médio.

                 - Pós-doutorado: jovens doutores terão apoio do governo para continuar no Brasil.

                 - Saúde nas escolas: o Programa Saúde da Família atenderá alunos e professores para prevenir doenças.

                 - Mais Educação: alunos passarão mais tempo na escola, terão mais atividades no contra turno e ampliação do espaço educativo.

                 - Acessibilidade: as universidades terão núcleos para ampliação do acesso das pessoas com deficiência a todos os espaços, ambientes, materiais e processos, com o objetivo de efetivar a política de acessibilidade universal.

[...]